sábado, 3 de novembro de 2012

Atividades do Eixo 2

Atividade 2.1Apresentação do Projeto

Atividade 2.2 Projeto em Ação

 
Projeto “Sexualidade em tempos de aids”. O presente projeto foi desenvolvido na escola Nilo Coelho com alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º série do ensino médio. Não houve dificuldades para o desenvolvimento do projeto, pois, o currículo da escola aborda os temas transversais. A apresentação do tema “Sexualidade em tempos de AIDS” foi por meio de slides. Nas duas primeiras aulas foi abordado o tema gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis. Durante as aulas os alunos mostraram-se atentos e participativos. Além do material teórico os alunos tiveram contato com alguns métodos contraceptivos para se evitar a gravidez como anticoncepcional. Foram abordados os vários tipos de anticoncepcionais como a pílula, o injetável o adesivo e a tabelinha. Foi Acrescentado que esses métodos não são 100% confiáveis, além de que não apresentam prevenção quando se referem a doenças sexualmente transmissíveis. Um aluno acrescentou que numa relação sem camisinha o mais benéfico que pode ocorrer é uma gravidez. Assim, percebeu-se uma formação crítico-reflexivo dos alunos.


Atividade 2.3 Currículo e suas caracteríticas


O computador e a internet são sem dúvidas elementos importantes na construção de novos conhecimentos, por isso devemos ter cuidado no momento do uso para que não fique solto, perdido no espaço, desta forma faz-se necessário adotar critérios a serem seguidos, para que os trabalhos sejam direcionados, rumo aos objetivos traçados, em busca de levar o conhecimento sem perder de vista o tema abordado de acordo com o currículo pré-estabelecido. Pois não podemos e nem devemos perder de vista valores outrora adquiridos pela humanidade.



Atividade 2.4

Tema; Sexualidade em tempos de Aids


Disciplinas envolvidas; Ciências, biologia, ensino religioso e filosofia.

Objetivos; Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu direito à expressão, garantida a dignidade do ser humano.

Ações realizadas; Palestras e exposição de cartazes.

Atitudes e valores vivenciados; Sensibilização diante da falta de informações e preconceitos a cerca da sexualidade.

Resultados alcançados. A sensibilização dos alunos.


Atividade 2.5 Cultura Digital e Currículo


Concordo plenamente com a posição da professora. E acrescento que, não se trata de uma resistência apenas as novas tecnologias, mas acima de tudo, a necessidade de encarar e aprender a trabalhar fazendo uso destas novas tecnologias . E esse fazer implica um movimento, mudanças no ato pedagógico. Considerando que, toda mudança se depara com resistência, na educação não é diferente, as tecnologias estão disponíveis para o professor fazer uso dessas ferramentas no seu fazer pedagógico isso é fato. Nesse contexto, faz-se necessário em primeiro lugar a mudança de atitude do professor, ele precisa tomar a iniciativa, buscar conhecimentos teóricos\\\\ práticos e desse modo utilizar as tecnologias para a comunicação e gerenciamento de informações.



Atividade 2.6 Reflexão da Aprendizagem


Reflexão sobre o currículo _ Aprendemos que currículo se constrói na ação, isto é, no vivido, na prática concreta. E que as TICs propiciam: Acompanhar e recuperar as trajetórias delineadas no desenvolvimento de projetos; Reconhecer as narrativas curriculares individuais que expressam as inter-relações entre informações e conhecimentos com o uso de diferentes mídias e linguagens, os significados atribuídos em ato; Identificar os conhecimentos mobilizados na ação, que se referem tanto aos conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos, como aos novos conhecimentos construídos pelos alunos. Vimos que o trabalho por projeto usando os recursos da tecnologia na perspectiva de temas transversais pode contribuir para o desenvolvimento tanto dos conteúdos disciplinares como de uma nova maneira de ser e estar frente à nossa realidade: atitude, comprometimento, engajamento, diversidade de leituras etc.

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