O que são mapas conceituais?




Mapa conceitual é uma técnica de mapeamento para estabelecer relações entre conceitos e sistematizar conhecimentos significativos.
Trata-se de um diagrama que apresenta conceitos inter-relacionados formando uma estrutura conceitual. As relações entre os conceitos são representadas por linhas que devem conter palavras-chave, cuja função é explicitar a natureza das mesmas. Cada conjunto formado por dois ou mais conceitos e uma ou mais palavras-chave formam uma proposição que evidencia o significado da relação conceitual representada (MOREIRA, 1997).

Os mapas conceituais propiciam a representação de uma estrutura conceitual e suas diversas relações. Os mapas oferecem uma forma de registro flexível e dinâmica. A estrutura gráfica dos mapas permite registrar os conceitos por meio de palavras-chave e de relações estabelecidas por linhas.
O diagrama do mapa conceitual pode ter uma organização hierárquica contendo na parte superior os conceitos mais gerais e inclusivos, seguido, na parte inferior, dos conceitos mais específicos.
Podem ser utilizadas setas para dar sentido de direção a determinadas relações conceituais.
O importante é entender que não existe uma única forma de representar o conhecimento ou uma estrutura conceitual, porque cada representação depende da estrutura cognitiva do autor (aluno, professor), a qual reflete a sua forma de perceber e compreender os conceitos e suas relações.

O mapa conceitual pode ser usado em diversas situações e para diferentes finalidades: instrumento de análise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem, meio de avaliação. Como recurso de aprendizagem, o mapa vem sendo utilizado por alunos para representar, por exemplo, a compreensão do estudo de um artigo, de uma aula, de uma pesquisa, de um projeto, de um livro ou de um experimento.
Os mapas conceituais podem ser utilizados como instrumento de avaliação da aprendizagem, pois eles permitem visualizar a organização conceitual que o aluno atribui a um dado conhecimento. Trata-se basicamente de uma abordagem de avaliação não tradicional que busca informações sobre os significados e relações significativas entre conceitos-chave abordados no desenvolvimento de um projeto ou de um tema de estudo segundo o ponto de vista do aluno. 
Exemplos de mapas conceituais: sobre o Exemplo1Exemplo2Exemplo3Exemplo4 e Exemplo5.

Os mapas conceituais podem ser elaborados com o uso de materiais concretos como papel e lápis, assim como com recursos computacionais, ou seja, com o uso de aplicativos e/ou software. Existem vários softwares para elaboração de mapas conceituais, entre eles o software CMapTools.
O mapa pode ser feito individualmente ou por um grupo de alunos.
O aluno pode fazer o uso do mapa para organizar suas ideias numa situação de estudo, de pesquisa. E o professor pode ter a intencionalidade pedagógica de analisar e avaliar o mapa do aluno para acompanhar o seu processo de aprendizagem, ou seja, para entender quais conceitos o aluno tem consciência de que foram aplicados no seu projeto e quais relações estão sendo estabelecidas.
Para construir um mapa conceitual, vocês deverão fazer o download do CmapTools no link abaixo:


O tutorial pode ser acessado aqui

Saiba mais! 

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