Resgate Histórico


Resgate Histórico - Linha do Tempo


João Pestalozzi, nasceu em Zuripe, Suíça em 1746 e faleceu e 1827. Foi um grande defensor da educação pública. Quando era estudante ao ler Emilio de Rousseau teve o sentimento de que a educação podia elevar os homens, desenvolvendo uma educação com afeto. Para Pestalozzi, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança.

O alemão Friedrich Froebel (1782 a 1852), viveu na Prússia. Suas idéias reformularam a educação, ele foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas – idéia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor.A essência de sua pedagogia são as idéias de atividade e liberdade.

O educador belga Ovide Decroly nasceu em 1871 e morreu em 1932. Sua obra educacional destaca-se pelo valor que colocou nas condições do desenvolvimento infantil. Propôs o trabalho escolar organizado em “centros de interesse”. Entendia que as crianças deveriam ter contato com o conhecimento de maneira global, ao contrário dos conteúdos fracionados dos currículos escolares.

Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e morreu em 1952. Educadora e também formada em medicina, iniciou um trabalho com crianças com deficiências, vindo posteriormente a experimentar em crianças de evolução regular, os mesmos procedimentos e materiais. Apontou a necessidade da atividade livre e da estimulação sensório-motora. O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela Montessori para o trabalho com matemática.

     Dewey
John Dewey (1859-1952), nasceu nos Estados Unidos, tornou-se um dos maiores pedagogos americanos, contribuindo intensamente para a divulgação dos princípios do que se chamou de Escola Nova. Não aceitava a educação pela instrução e propunha a educação pela ação; criticava a educação tradicional e a ênfase dada à memorização. Defendia uma educação com a finalidade de propiciar à criança condições para que resolvesse, por si própria, os seus problemas, tendo o conceito de experiência como fator central de seus pressupostos.

William Kilpatrick, discípulo de Dewey, nasceu nos EUA em 1871 e é considerado um dos mais destacados pedagogos contemporâneos. Para ele, as atividades escolares deveriam ser desenvolvidas em forma de projetos, a fim de que a escola se tornasse um espaço de vida e de experiência; uma escola onde os alunos fossem ativos.

   Freinet
Celestin Freinet nasceu na França em 1896 e viveu na sua terra natal até a sua morte, em 1966. Foi crítico da escola tradicional e criou uma pedagogia do trabalho, dando ênfase aos estudos de campo e a produção do jornal feito em sala de aula. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce.

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896 1896 e faleceu em 1980. Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico. Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50 livros, ‘A Linguagem e o Pensamento na Criança’. Antes do fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades suíças, além da diretoria do Instituto Jean-Jacques Rousseau, ao lado de seu mestre, Édouard Claparède (1873-1940). Foi também nesse período que acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes do trabalho de observação do que chamou de “ajustamento progressivo do saber”. Até o fim da vida, recebeu títulos honorários de algumas das principais universidades europeias e norte-americanas. Morreu em 1980, em Genebra, Suíça.

Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk,
a capital da Bielo-Rússia e faleceu em 1934. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos. A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. 

    Freire
Paulo Freire nasceu em Recife em 1921 e faleceu em 1997. É considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente. Freire, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. Criticou a educação bancária onde o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo. Enfatizou a importância de despertar a curiosidade do aluno, a reflexão, a indagação e autonomia para aprender.

Fernando Hernández, nascido na Espanha em 1957, é doutor em Psicologia e professor na Universidade de Barcelona. Tem 52 anos e a mais de 20 anos se dedica a lutar pela inserção dos projetos de trabalho na escola. Para o autor, o entendimento de Projetos como forma de aprender a pensar criticamente, leva a dar significado à informação, analisá-la, planejar ações e resolver problemas. O projeto considerado como um ato problematizador pode contribuir para o desenvolvimento do raciocino do aluno, na formulação de suas hipóteses, pondo à prova suas próprias conclusões.

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