Consigna Eixo 1





PROINFO INTEGRADO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES -2º SEMESTRE 2012
Eixo 1
 Projeto
Encontro Presencial: Pauta
1ºApresentação do Eixo 1

1º Encontro Presencial


Atividade 1.1: Meu projeto pessoal/profissional



Postagem: Biblioteca- Material do Aluno:
Tema “Projeto pessoal/profissional”.





Ativ. 1.1 - É comum que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um ideal. Nesta atividade, você é convidado para fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma.

Orientações:
1. Escrever o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras;
2. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-1_1seunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Ana Lúcia Pereira, o nome do arquivo será: ativ_1_1Aluciap
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Projeto pessoal/profissional”.
 4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.
5. Entrar no Fórum “Meu projeto pessoal/profissional” para deixar um comentário sobre os relatos dos colegas.
Presencial


1ªSemana




Atividades 1.2
Diálogos teórico



Postagem:

Fórum Diálogo teórico”





Ativ. 1.2 Após essa viagem no tempo conhecendo alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais vamos compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma.




Orientações:

    1. Escolher um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência;
    2. Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto;
    3. Compartilhar com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”;
    4. Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as idéias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.
À distância
2ª Semana


Atividade 1.3-
Currículo e suas características.


Postagem:

Fórum “Projeto e suas características”

Ativ. 1.3- Reflitam sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas idéias considerando as leituras feitas e suas experiências; Todo projeto é interdisciplinar? É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?

 Orientações:

1.      Refletir sobre a questão: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
2.      Escrever suas considerações e compartilhe com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;
3.      Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

À distância

3ª Semana



Atividade 1.4-
Banco de Projetos


Postagem:

Biblioteca Material do Aluno:

Tema
 “Banco de Projetos”.





Ativ. 1.4Vamos trabalhar com as boas práticas com projetos usando as tecnologias? A idéia nessa atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas práticas com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse levantamento poderá ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade escola.


Orientações:

1. Elaborar um documento no editor de texto, conforme roteiro, com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida.
2. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ_1_4seu nome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Rose Helena Siqueira, o nome do arquivo será: ativ_1_4RoseHS
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Banco de Projetos”.
 4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.
(Não precisa postar o projeto, apenas siga o roteiro abaixo para fazer seu relato.)
Roteiro
1. Nome do cursista:
2. Identificação do local: nome da escola, série, número de alunos, número de professores, áreas de conhecimentos, outros participantes envolvidos.
3. Título do projeto
4. Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos)
5. Descrição geral
6. Tecnologias utilizadas
7. Comentários
8. Referência (se o projeto estiver publicado)

À distância




4º Semana


Atividade 1.5-
Proposta de Projetos




Postagem:

Biblioteca Material do Aluno:


Tema
“Proposta de Projeto”.
       

 Ativ. 1.5A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções. O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.

Orientações:

1.     Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e programar um projeto na sala de aula;
2.     Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;
3.     Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfolio, vídeos,);
4.     Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro Projeto como referencia para elaborar a proposta;
5.     Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-1_2Projeto_seunome;
6.   Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Proposta de Projeto”.
À distância

4º Semana


Atividade1. 6-Reflexão sobre a aprendizagem


Postagem:

Diário de Bordo Escrever sua reflexão

Ativ. 1.6 - A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo1  estudado. Esse é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.

Orientações:
1.     Acessar o item Diário de Bordo;
2.     Nova anotação
3.     Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.



À distância


Consulte o módulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário