|
PROINFO INTEGRADO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES -2º SEMESTRE 2012
|
Eixo 1
Projeto
Encontro Presencial: Pauta
1ºApresentação do Eixo 1
|
1º Encontro Presencial
Atividade 1.1: Meu
projeto pessoal/profissional
Postagem: Biblioteca-
Material do Aluno:
Tema
“Projeto pessoal/profissional”.
|
Ativ.
1.1 - É comum que as pessoas ao longo da vida
tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a
estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um
ideal. Nesta atividade, você é convidado para fazer uma introspecção
identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria
de relatar e compartilhar com os colegas da turma.
Orientações:
1. Escrever
o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras;
2. Salvar
o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua
identificação, da seguinte forma: ativ-1_1seunome. Por exemplo: para esta
atividade realizada pela Ana Lúcia Pereira, o nome do arquivo será: ativ_1_1Aluciap
3. Postar
o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Projeto
pessoal/profissional”.
4.
Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no
acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.
5.
Entrar no Fórum “Meu projeto pessoal/profissional” para deixar um comentário
sobre os relatos dos colegas.
|
Presencial
|
|
1ªSemana
Atividades
1.2 –
Diálogos teórico
Postagem:
Fórum
“Diálogo teórico”
|
Ativ. 1.2 – Após essa viagem no tempo conhecendo
alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais vamos
compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma.
Orientações:
1. Escolher um dos teóricos apresentados na
tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou
em outro que tenha acesso e seja de sua preferência;
2. Destacar um aspecto que considera
importante para o trabalho por projeto;
3. Compartilhar com os colegas no Fórum
“Diálogo teórico”;
4. Ler as contribuições dos colegas,
observando e analisando dentre os aspectos destacados, as idéias convergentes
destes educadores em torno do conceito de Projeto.
|
À distância
|
2ª
Semana
Atividade
1.3-
Currículo e suas características.
Postagem:
Fórum
“Projeto e
suas características”
|
Ativ. 1.3- Reflitam
sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas idéias considerando
as leituras feitas e suas experiências; Todo projeto é interdisciplinar? É
possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do
conhecimento?
Orientações:
1.
Refletir sobre a questão: Como se caracteriza o currículo que se
desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de
aula?
2.
Escrever suas considerações e
compartilhe com os colegas no Fórum “Currículo
e suas características”;
3.
Ler as contribuições dos colegas colocando
suas argumentações sobre a temática.
|
À distância
|
|
3ª
Semana
Atividade
1.4-
Banco de Projetos
Postagem:
Biblioteca Material do Aluno:
Tema
“Banco de
Projetos”.
|
Ativ. 1.4 – Vamos trabalhar com
as boas práticas com projetos usando as tecnologias? A idéia nessa atividade
é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de
experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham
participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais
especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas
práticas com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários
da escola quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a
comunidade para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse
levantamento poderá ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para
a comunidade escola.
Orientações:
1. Elaborar
um documento no editor de texto, conforme roteiro,
com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida.
2. Salvar o documento na pasta
“Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da
seguinte forma: ativ_1_4seu nome. Por exemplo: para esta atividade realizada
pela Rose Helena Siqueira, o nome do arquivo será: ativ_1_4RoseHS
3.
Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema
“Banco de Projetos”.
4.
Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no
acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.
(Não precisa postar o projeto, apenas siga o roteiro abaixo para fazer seu relato.)
Roteiro
1. Nome
do cursista:
2. Identificação do local: nome da escola, série, número de alunos, número de
professores, áreas de conhecimentos, outros participantes envolvidos.
3. Título do projeto
4. Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos
envolvidos)
5. Descrição geral
6. Tecnologias utilizadas
7. Comentários
8. Referência (se o projeto estiver publicado)
|
À distância
|
|
4º
Semana
Atividade 1.5-
Proposta de
Projetos
Postagem:
Biblioteca
Material do
Aluno:
Tema
“Proposta
de Projeto”.
|
Ativ. 1.5 – A
partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as
tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo
passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores)
da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com
alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções. O projeto
elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do
Eixo-2 do curso.
Orientações:
1.
Anotar os aspectos relevantes que
foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de
professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá
elaborar e programar um projeto na sala de aula;
2.
Levantar as tecnologias existentes na
escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com
projeto;
3.
Compartilhar com os colegas da turma
no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema,
como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades
do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do
projeto (uso de blog, portfolio, vídeos,);
4.
Elaborar a Proposta do Projeto de como
será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na
abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser
protagonista de suas produções. Usar o roteiro
Projeto como referencia para elaborar a proposta;
5.
Salvar a atividade com o nome do
arquivo: ativ-1_2Projeto_seunome;
6. Postar
o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Proposta de Projeto”.
|
À distância
|
|
4º Semana
Atividade1. 6-Reflexão sobre a aprendizagem
Postagem:
Diário
de Bordo
Escrever
sua reflexão
|
Ativ. 1.6 - A partir das
leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode
revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo1 estudado. Esse é um momento pessoal de registro do seu processo de
introspecção.
Orientações:
1.
Acessar o item Diário de Bordo;
2. Nova anotação
3.
Escrever sua reflexão no espaço
próprio do Diário de Bordo.
|
À distância
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário