Consigna Eixo 3


PROINFO INTEGRADO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES  – 2º SEMESTRE 2012

EIXO 3
TECNOLOGIA
Foco: Análise do Currículo (Conceitos, procedimentos e atitudes).
Os temas previstos:
ü  Projetos e tecnologias: Abrindo as fronteiras do currículo;
ü  Currículo na ação;
ü  Cartografia cognitiva e mapas conceituais








4º Encontro Presencial



Atividade 3.1
Socialização do PITEC

Atv. 3.1 - Considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no contexto da escola, nesse momento presencial do curso cada participante fará a atividade 3.1 com a apresentação do PITEC.
 Essa apresentação deverá constar dos aspectos significativos que ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado.

 Orientações:
1.      Organizar as apresentações, usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista;
2.      Salvar a atividade com o nome do arquivo:
3.      ativ-3_1_socializa_pitec_seunome;
4.      3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema: Atividade 3.1 Subtema: “Socialização do PITEC”.
5.   Participar da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.
Presencial


Atividade 3.2
Refletindo no coletivo



Fórum
“Papel das Tecnologias Integradas aos Currículos”
Atv. 3.2 - Para dar continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos compartilhar o entendimento que cada um tem sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo.

Orientações:

1. Considerar as apresentações dos PITEC e os aspectos discutidos na turma;
2. Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto no Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo”
 3. Ler as contribuições dos colegas e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.


A distância


Atividade 3.3
Reflexão-sobre-ação


   Biblioteca em Material do Aluno, tema “Mapa_PITEC”.

Grupo

Atv.3.3 - Durante a socialização do PITEC que ocorreu na atividade 3.1, no encontro presencial, vocês vivenciaram um processo de reflexão-sobre-ação e, provavelmente, identificaram aspectos que podem ser reformulados.
 O Projeto que foi esboçado no eixo 1, colocado em ação durante o eixo 2 e socializado no eixo 3, deverá ser reformulado; a partir dessa nova versão, a atividade é de elaboração de um Mapa conceitual do PITEC.

Orientações:

1.      Reformular o PITEC – Projeto de Tecnologia Integrado ao Currículo, considerando as questões abordadas e discutidas ao longo do curso;
2.      Salvar a nova versão do PITEC com o nome do arquivo:
Ativ3_3_pitec_seunome e postar na Biblioteca em Material do Aluno,  tema “Elaboração PITEC”.  (Não precisa reformular o projeto)

1.      Elaborar um Mapa Conceitual do PITEC, usando o recurso tecnológico que preferir (CMap, Editor de apresentação, editor de textos);
2.      Salvar com o nome de arquivo: ativ 3_3 mapa_pitec_seu nome e postar na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Mapa_PITEC”.

A distância



Atividade 3.4
Reflexão sobre a aprendizagem



Postagem
Diário de bordo

Atv. 3.4  Reflexão da Aprendizagem 

O que aprendemos sobre Mapas Conceituais?

O que aprendemos sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento do PITEC?

E a integração das tecnologias e mídias ao currículo na perspectiva do trabalho por projeto?

A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática estudada ao longo do curso. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.

A distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário