PROINFO
INTEGRADO
ELABORAÇÃO
DE PROJETOS
MAPEAMENTO
DAS ATIVIDADES – 2º SEMESTRE 2012
|
|
|
EIXO 3
TECNOLOGIA
Foco:
Análise do Currículo (Conceitos, procedimentos e atitudes).
Os temas previstos:
ü Projetos
e tecnologias: Abrindo as fronteiras do currículo;
ü Currículo
na ação;
ü Cartografia
cognitiva e mapas conceituais
|
|
|
4º Encontro Presencial
Atividade 3.1
Socialização do PITEC
|
Atv. 3.1 - Considerando os
aspectos envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no
contexto da escola, nesse momento presencial do curso cada participante fará a atividade 3.1 com a apresentação
do PITEC.
Essa apresentação deverá constar dos
aspectos significativos que ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos
mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os
resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado.
Orientações:
1. Organizar
as apresentações, usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10
minutos de apresentação para cada cursista;
2. Salvar
a atividade com o nome do arquivo:
3. ativ-3_1_socializa_pitec_seunome;
4. 3.
Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca
em Material do Aluno, tema: Atividade 3.1 Subtema: “Socialização do
PITEC”.
5. Participar
da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC
pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o
desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.
|
Presencial
|
Atividade 3.2
Refletindo no coletivo
Fórum
“Papel das Tecnologias Integradas aos Currículos”
|
Atv. 3.2 - Para dar
continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos
compartilhar o entendimento que cada um tem sobre o papel das tecnologias no
desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo.
Orientações:
1. Considerar as apresentações dos PITEC e os aspectos discutidos na turma;
2.
Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto
no Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo”
3. Ler as contribuições dos colegas e
argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.
|
A
distância
|
Atividade 3.3
Reflexão-sobre-ação
Biblioteca em
Material do Aluno, tema “Mapa_PITEC”.
Grupo
|
Atv.3.3 - Durante a socialização do PITEC que ocorreu na
atividade 3.1, no encontro presencial, vocês vivenciaram um processo de
reflexão-sobre-ação e, provavelmente, identificaram aspectos que podem ser
reformulados.
O Projeto que foi esboçado no eixo 1,
colocado em ação durante o eixo 2 e socializado no eixo 3, deverá ser
reformulado; a partir dessa nova versão, a atividade é de elaboração de um
Mapa conceitual do PITEC.
Orientações:
1.
Reformular o PITEC – Projeto de Tecnologia Integrado
ao Currículo, considerando as questões abordadas e discutidas ao longo do
curso;
2.
Salvar a nova versão do PITEC com o nome do arquivo:
Ativ3_3_pitec_seunome e postar
na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Elaboração PITEC”. (Não
precisa reformular o projeto)
1.
Elaborar um
Mapa Conceitual do PITEC, usando o recurso tecnológico que preferir
(CMap, Editor de apresentação, editor de textos);
2. Salvar
com o nome de arquivo: ativ 3_3 mapa_pitec_seu nome e postar na Biblioteca em Material do Aluno, tema
“Mapa_PITEC”.
|
A
distância
|
Atividade 3.4
Reflexão sobre a aprendizagem
Postagem
Diário de bordo
|
Atv. 3.4 Reflexão da Aprendizagem
O que aprendemos sobre Mapas Conceituais?
O que aprendemos sobre o papel das tecnologias no
desenvolvimento do PITEC?
E a integração das tecnologias e mídias ao currículo na
perspectiva do trabalho por projeto?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática estudada ao longo do curso. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção. |
A
distância
|
Consigna Eixo 3
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário