Consigna Eixo 2





PROINFO INTEGRADO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES -2º SEMESTRE 2012
Eixo 2
 CURRÍCULO
Encontro Presencial: Pauta
1º Revisão e esclarecimentos de dúvidas
2ºApresentação do Eixo 2
3º Apresentação pelos cursistas da atividade 1.5 (Proposta de Projeto)
4º Contextualização do eixo 2

3º Encontro Presencial

Atividade 2.1: Painel das propostas do projeto


Postagem:
Biblioteca

Tema: Atividade 2.1

Subtema: “Apresentação do projeto

Em Grupo

Ativ. 2.1 - Para a presencial os grupos deverão elaborar uma apresentação da Proposta do Projeto elaborada na atividade 1.5, para compartilhar com os colegas da turma.
A proposta deste projeto será colocado em ação durante a realização do eixo 2 do curso).

Orientações:
1.       Organizar a apresentação usando quaisquer recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada grupo;
2.      Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ_2_1apres_projeto_nomedoscomponentesdogrupo;

3.       Para a elaboração da sua apresentação sintetize as principais características da proposta, de modo que todos possam ter uma visão panorâmica dos projetos elaborados pelo grupo. Itens a serem utilizado para montagem da sua apresentação:

Nome do projeto;
Professor parceiro (nome/função/turma);
Onde (escola/turno);
Descrição (motivação e justificativa);
Questões;
Procedimentos (elencar as 4 fases: sensibilização, aprofundamento, produção, socialização);
Área;
Nível;
Série/ciclos envolvidos;
N° de participantes (alunos);
Período;
Informações complementares (recursos necessários).



Presencial

2º Unidade
1º Semana






Atividades

 2.2:
 Compartilhamento do Projeto em ação.


Postagem:
Fórum
 Individual



Ativ. 2.2 – Compartilhamento do Projeto em ação (terminou a presencial se inicia a execução da proposta)

Esse espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista, experiência no desenvolvimento do Projeto de sala de aula.
É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas durante a implantação do projeto no currículo da escola.

ORIENTAÇÕES:
1.       Identificar o nome do Projeto e o local, para que os colegas possam identificá-lo;

2.      Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”;

3.      Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.

À distância
2º Semana

Atividade 2.3
Currículo e suas características

Postagem
Fórum
Individual
Ativ. 2.3 – Orientações:

1.      Refletir sobre a questão: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
2.      Escrever suas considerações e compartilhe com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;
3.      Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

À distância

3º Semana


Atividade 2.4
Análise do Projeto na ação

Postagem
Biblioteca:

Tema:
Eixo 2

Subtema:
Análise do Projeto

 Individual
Ativ. 2.4 - Agora que analisamos a concepção de currículo como um processo de construção social, resultante de escolhas que consideram “o que” deve ser aprendido, o “como” ensinar para favorecer a aprendizagem, e principalmente “por que” ensinar certos conhecimentos e não outro é importante analisar o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares.
Para tanto, recomendamos retomar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 deste curso e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos:
Tema;
Disciplinas envolvidas;
Objetivos;
Ações realizadas;
Atitudes e valores vivenciados;
Resultados alcançados.

Orientações:
1.      Analise e registre no editor de texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação;
2.      Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4_analise_projeto_seunome;
3.      Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema "Eixo 2", subtema “Análise do Projeto”.

À distância


4º Semana

Atividade 2.5
Podcast com Léa Fagundes

Postagem

Fórum
“Cultura Digital e Currículo”

Individual

 Ativ. 2.5 - A professora Léa Fagundes desafia a reflexão colocando a seguinte questão:

- Você, educador, está pronto para a cultura digital?

Ouça as palavras da professora Léa, que levanta esta questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação à integração das tecnologias ao currículo.

Orientações:
1.      Refletir sobre a questão colocada;
2.      Escrever suas considerações no "Fórum".


4º Semana

Atividade 2.6
Reflexão sobre a aprendizagem.

Individual
Ativ. 2.6 – Reflexões sobre a aprendizagem

O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.

Orientações:

1.      Acessar o item Diário de Bordo;
2.      Selecionar seu nome na listagem;
3.      Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário