Currículo


“O currículo é um elemento central na definição daquilo que nós somos, daquilo que seremos futuramente. É nesse sentido que o currículo é, sem dúvida, crucial nesta definição das identidades dos nossos alunos. E isso nos obriga a constantemente refletir sobre: que identidades estaríamos formando na escola e que identidade nós desejaríamos, então, formar nesse mundo em que estamos vivendo?” (MOREIRA, 2008).

O autor se refere à importância de o currículo escolar estar em consonância com a sociedade plural em que vivemos hoje. Para tanto, é importante que a escola conceba o currículo como um conjunto de experiências de aprendizagem.
Assim, o currículo é um processo intencional e prático no qual os principais atores, isto é, os protagonistas, são os professores e os alunos.
Leia a entrevista do autor Antonio Flávio Moreira, reconhecido pesquisador brasileiro da área de currículo.

Reflita! 

 Existem conflitos e desencontros entre diferentes discursos e práticas sobre currículo.
O modelo instituído, caracterizado pela fragmentação e por um sistema que classifica e organiza as atividades escolares no tempo e no espaço, precisa ser revisto.
A sociedade configurada pela cultura tecnológica das novas gerações acarreta implicações epistemológicas, pedagógicas e culturais e aponta novas tendências para o currículo.
O uso de tecnologias abertas, móveis, imersivas, interativas conectadas à Internet requer um currículo construído na ação, num processo dialético que envolve conteúdos, estratégias pedagógicas, valores, experiências de professores e alunos e diferentes linguagens de representação do pensamento.

Tecnologias abertas

Dentre as tecnologias com as características de mobilidade, imersão e conectividade, podemos exemplificar o laptop educacional. Para saber mais ver os blogs:

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