sábado, 3 de novembro de 2012

Atividades do Eixo 1

Atividade 1.1 – Projeto pessoal/profissional 

Ao longo de nossas vidas vivemos falando de projetos, e eu não poderia ser diferente, projetos tenho sim até como metas para sobrevivência: “ casa própria, moto, carro novo, com um emprego melhor remunerado”, assim como qualquer ser humano em um mundo capitalista. Mas tenho um projeto pessoal mais além de bens materiais, o de ter uma família muito mais abençoada onde possamos viver bem e com saúde. Não posso dizer que não sou feliz, isso jamais, pois tenho uma família que Deus me proporcionou e com muito amor, sou rodeada de pessoas maravilhosas e que me faz melhor a cada dia. 

Atividade 1.2 Diálogo Teórico 

Vou falar do grande Paulo freire, onde o mesmo fala que o projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento. Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo. 

Atividade 1.3 Currículo e suas características 

É possível sim focar um projeto numa determinada área do conhecimento, desenvolver atividades que objetivem apenas a disciplina em questão. Portanto, no decorrer do desenvolvimento do mesmo, várias situações são abordadas, ou de certa forma exige o conhecimento de outras áreas e cabe o professor o tratamento dessas informações. Assim, mesmo que o projeto tenha como objetivo específico uma disciplina, este " passeia" pela interdisciplinaridade. 

Atividade 1.4 _ Banco de Projetos 

1 - Cursista: Neyde Rossmann Breger 
2 – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo Coelho. 
3 - Alunos do 9° ano com 27 alunos, 
04 professoras com disciplinas de Ciências Naturais. 
4 - Titulo do projeto: “Produtos orgânicos” 
5 – Descrição geral: À medida que a população mundial cresce cada vez mais se torna imprescindível a preocupação com o meio ambiente e consequentemente com uma alimentação saudável. Devido à alta contaminação dos alimentos surge a necessidade de abordar o tema com o intuito de conscientizar que além de produzir alimentos saudáveis para os consumidores, a Agricultura Orgânica é uma forma sustentável de ocupação do solo, criação de renda e emprego e fixação do homem no campo. Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os em longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres.
 6 – Tecnologias utilizadas: computadores, DVD, data show, telão, quadro branco, maquina fotográfica. 
7 – Comentários: Entendendo a necessidade de criar novos caminhos para a aprendizagem, percebe-se o quanto é importante possibilitar aos alunos um bom entendimento sobre uma alimentação de qualidade e também como ajudar e preservar o nosso ambiente. 


Atividade 1.5 Proposta de Projeto

 Atividade 1.6 Reflexão sobre Aprendizagem 

As proposta e indagações apresentado na temática do EIXO 1 foi muito produtivo para nossa formação teórica em relação a elaboração de projetos, pois, nos proporcionou a oportunidade de realizar a união da teoria com a pratica através de realização de experiências e aplicação no ambiente escolar. Através da utilização dos conceitos que envolve a experiência de trabalhar com projetos, de nossas observações foi possível responder as questões iniciais, abriu um espaço para abordar valores que são abordados continuamente na dinâmica do ensino aprendizagem em relação a elaboração de projetos no contexto escolar e de nossa comunidade imediata onde está presente o discente objeto do nosso esforço pedagógico. Outra ideia presente nas temáticas do EIXO 1, foi que no processo ensino aprendizagem o professor faz parte de um conjunto com os demais e a partir da realidade que estão vivenciando, estão tendo a oportunidade de construir e reconstruir suas ideias em favor de sua formação. Neyde Rossmann Breger

Nenhum comentário:

Postar um comentário