Atividade 3.2
A
tecnologia nas escolas, tem desempenhado um importante papel no ensino
modificando cursos em vias formais, e estendendo o currículo como forma
investigativa e de construção mais abrangente do ensino da tecnologia
compreendendo alguns aspectos dos quais podem ser ensinados por todos os
departamentos de uma escola. o reconhecimento do papel mais amplo
educacional que a tecnologia pode desempenhar, poderá vir com a
incorporação da tecnologia aos currículos dos Sistemas Educacionais,
respondendo de maneira satisfatória às necessidades dos alunos.
Usar de maneira consciente, a tecnologia, pode significar um avanço
importantíssimo no que se refere a melhoria da qualidade no ensino sendo
necessário para isso uma consciência clara do papel das tecnologias
neste processo, observando tanto seu papel instrumental como o fato de
que as TIC, vem assumindo importantíssimo papel como estruturante do
pensamento do indivíduo .Compreendes se a construção do currículo sob
uma logica hipertextual abre inúmeras possibilidades para troca de
ideias e de saberes múltiplos da aprendizagem .
A prática pedagógica com projetos que integram tecnologias e mídias pode
contribuir para o ensino de qualidade, que atenda as expectativas dos
nossos alunos. Pois as mídias audiovisuais invadem a realidade dos
alunos e a própria sala de aula. As tecnologias vão auxiliar na
compreensão das problemáticas atuais e na busca de alternativas para a
transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Buscar e
organizar informações, utilizando tecnologias e diversas mídias,
contribui para a valorização de novas formas de representação do
conhecimento, utilizando diferentes linguagens que mobilizam o
pensamento criativo, também sentimentos e representações, contribuindo
para a comunicação e a interação entre pessoas e objetos de
conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento de produções
colaborativas dentro da escola
Atividade
3.4 - Reflexão sobre a aprendizagem
- NEYDE ROSSMANN
Sobre os mapas conceituais é possível afirmar que é um meio para que
possamos refletir sobre os conhecimentos e conceitos que surgiram ao
decorrer do projeto. O mapa conceitual é uma ferramenta que ajuda alunos
e professores perceber os significados da aprendizagem, assim como
ajuda a criar ‘’links’’ com outros assuntos e hipóteses levantadas. Não
cheguei a construir o mapa jutamente com a turma ( o que enriqueceria
bem mais a atividade) porém realizei ele a partir da proposta e de como
os alunos responderam a ela. As tecnologias têm papel fundamental na
educação, pois a escola precisa acompanhar os avanços tecnológicos e
utilizá-los como subsídios na aprendizagem.
Porém é preciso lembrar que o uso das tecnologias na educação requer um
olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender
condizentes com os paradigmas da sociedade e do conhecimento, o qual se
caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da
complexidade.
As tecnologias integradas aos projetos possibilitaram abordar de forma
dinâmica interativa e atrativa as questões envolvidas na problematização
dos projetos.Acredito que quanto mais possibilitarmos variadas formas
de ensino maiores serão as possibilidades de conhecimento do aluno, para
isso é preciso que o aluno procure e construir o seu conhecimento,
através de pesquisas , atividades interativas,jogos etc. O professor ao
escolher o tema do projeto juntamente com a turma deve ter em mente
estratégias para que as atividades sejam interessantes e atrativas para o
aluno. As tecnologias são ferramentas que podem completar ou
complementar as práticas pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário