sábado, 3 de novembro de 2012

Atividades do Eixo 3

 Atividade 3.1 Socialização do PITEC

 

 Atividade 3.2 

A tecnologia nas escolas, tem desempenhado um importante papel no ensino modificando cursos em vias formais, e estendendo o currículo como forma investigativa e de construção mais abrangente do ensino da tecnologia compreendendo alguns aspectos dos quais podem ser ensinados por todos os departamentos de uma escola. o reconhecimento do papel mais amplo educacional que a tecnologia pode desempenhar, poderá vir com a incorporação da tecnologia aos currículos dos Sistemas Educacionais, respondendo de maneira satisfatória às necessidades dos alunos. Usar de maneira consciente, a tecnologia, pode significar um avanço importantíssimo no que se refere a melhoria da qualidade no ensino sendo necessário para isso uma consciência clara do papel das tecnologias neste processo, observando tanto seu papel instrumental como o fato de que as TIC, vem assumindo importantíssimo papel como estruturante do pensamento do indivíduo .Compreendes se a construção do currículo sob uma logica hipertextual abre inúmeras possibilidades para troca de ideias e de saberes múltiplos da aprendizagem . A prática pedagógica com projetos que integram tecnologias e mídias pode contribuir para o ensino de qualidade, que atenda as expectativas dos nossos alunos. Pois as mídias audiovisuais invadem a realidade dos alunos e a própria sala de aula. As tecnologias vão auxiliar na compreensão das problemáticas atuais e na busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Buscar e organizar informações, utilizando tecnologias e diversas mídias, contribui para a valorização de novas formas de representação do conhecimento, utilizando diferentes linguagens que mobilizam o pensamento criativo, também sentimentos e representações, contribuindo para a comunicação e a interação entre pessoas e objetos de conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento de produções colaborativas dentro da escola



Atividade 3.4 - Reflexão sobre a aprendizagem 

- NEYDE ROSSMANN Sobre os mapas conceituais é possível afirmar que é um meio para que possamos refletir sobre os conhecimentos e conceitos que surgiram ao decorrer do projeto. O mapa conceitual é uma ferramenta que ajuda alunos e professores perceber os significados da aprendizagem, assim como ajuda a criar ‘’links’’ com outros assuntos e hipóteses levantadas. Não cheguei a construir o mapa jutamente com a turma ( o que enriqueceria bem mais a atividade) porém realizei ele a partir da proposta e de como os alunos responderam a ela. As tecnologias têm papel fundamental na educação, pois a escola precisa acompanhar os avanços tecnológicos e utilizá-los como subsídios na aprendizagem. Porém é preciso lembrar que o uso das tecnologias na educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com os paradigmas da sociedade e do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade. As tecnologias integradas aos projetos possibilitaram abordar de forma dinâmica interativa e atrativa as questões envolvidas na problematização dos projetos.Acredito que quanto mais possibilitarmos variadas formas de ensino maiores serão as possibilidades de conhecimento do aluno, para isso é preciso que o aluno procure e construir o seu conhecimento, através de pesquisas , atividades interativas,jogos etc. O professor ao escolher o tema do projeto juntamente com a turma deve ter em mente estratégias para que as atividades sejam interessantes e atrativas para o aluno. As tecnologias são ferramentas que podem completar ou complementar as práticas pedagógicas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário