Como estamos justamente estudando sobre os Referenciais
Curriculares gostaria de destacar um texto de Miguel G. Arroyo que define um
pouco o Currículo:
A organização do nosso trabalho é condicionada
pela organização escolar que, por sua vez, é inseparável da organização
curricular. O que ensinamos, como ensinamos, com que ordem, sequência, lógicas
e em que tempos e espaços são os condicionantes de nossa docência, realizam-nos
como profissionais ou limitam-nos e escravizam-nos a cargas horárias, a
duplicar turnos, a trabalhar com centenas de alunos por semana, [ o que] tem
estreita relação com os conteúdos privilegiados e selecionados, sobretudo, com
as lógicas em que estão organizados no currículo. ( ARROYO.2007,p.19).
Essa nova identidade profissional perpassa por um processo de
discussões em que os grupos precisam se reunir coletivamente para momentos de
reflexões e planejamento e estas precisa incluir também a compreensão das
mudanças significativas que vem acontecendo nas identidades dos alunos,
passando a vê-los como sujeitos do processo de aprendizagem.
Todo projeto deveria ser
interdisciplinar, mas às vezes acaba sendo individual. Acredito que é possível
desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do
conhecimento e trabalhar no coletivo e não no individual e o uso de
computadores e internet abre um leque de opções para realizar essas atividades.
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