segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Atividade 1.2 - Diálogo Teórico


Célestin Freinet
A pedagogia de Freinet baseia-se em atividades significativas que contribuem para que a criança se sinta participante do mundo que a cerca, trabalhando de forma cooperativa para o seu desenvolvimento pessoal em diversos aspectos: senso de responsabilidade e cooperativo; sociabilidade, julgamento pessoal, autonomia, expressão, criatividade, comunicação, reflexão individual e coletiva, e afetividade.Um aspecto importante levantado por Freinet foi relacionar a atividade com a prática escolar, onde o objetivo final é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio de quem o exerce. Ele diz que o dever do professor é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho, colaborando ao máximo para o êxito de todos os alunos. Ele acredita que o fracasso desequilibra e desmotiva o aluno, por isso o professor deve ajudá-lo a superar o erro, havendo um envolvimento afetivo com o aluno.

São criações de Freinet:
Aula-Passeio
Biblioteca
Cantos de Atividades
Complexos de Interesse
Correspondência Inter escolar
Estudo do Meio
Fichário Autocorretivo
Fichário Escolar Cooperativo
Imprensa na Escola
Jornal Escolar
Jornal Mural
Livro da Vida
Planos de Trabalho
Texto Livre
Leia mais...
http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/pedagogia-freinet-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário