quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Atividades Eixo 2 e 3

Atividade 2.2
Projeto: Música na Escola.
Este projeto ainda está em desenvolvimento, visando através da música a se apropriar do mundo em que vivem se expressando seus sentimentos, valores com criatividade e socializando com colegas, como também a serem críticos e conscientes para uma vida com mais respeito a si próprio e ao próximo por meio da música. Foram utilizadas as tecnologias existentes na escola para facilitar e registrar estes momentos de tanta alegria e diversão.

Atividade 2.3
Cultura digita envolve um novo fazer educacional , uma nova postura do educador .não devemos querer  reafirmar o velho com a utilização da tecnologia, e sim transformar a educação  para um novo fazer,tanto por parte do aluno, o conhecimento não e algo ponto, dado e estabelecido, mas deve ser construindo por se analisar a historia da ciência e construir novos saberes com o objetivo de melhorar a realidade  do ser humano.
Um dos grandes desafios para o educador e descobrir como usar as novas tecnologia como ferramenta para potencializar a transformação do aluno em agente do seu próprio desenvolvimento intelectual, efetivo e social.

Atividade 2.5
Ao ouvir a professora Léia as mudanças tecnológicas e bastante renovadoras os educadores, alem disso os professores devem perder o medo de trabalhar com essas tecnologias, a sociedade esta passando por  umas grandes mudanças profunda em todas as suas áreas afetando as formas de ensinar e aprender . Ela acredita que ainda e preciso pensar na mudança de postura do educador  e do  educando.

Atividade 3.2
“Papel das tecnologias integradas ao currículo”

A prática pedagógica com projetos que integram tecnologias e mídias pode contribuir para o ensino de qualidade, que atenda as expectativas dos nossos alunos. Pois as mídias audiovisuais invadem a realidade dos alunos e a própria sala de aula. A linguagem produzida na integração entre imagens, movimentos e sons atrai e toma conta das gerações mais jovens, cuja comunicação resulta do encontro entre palavras, gestos e movimentos, distanciando-se do gênero do livro didático, da linearidade das atividades da sala de aula e da rotina escolar. Permitir que os alunos se expressassem de diferentes maneiras são ações que favorecem o desenvolvimento da consciência crítica. E as tecnologias podem contribuir para o desenvolvimento de ações que agregam efetivos avanços, pois impulsiona a abertura do espaço da escola para o mundo e o contexto, além de permitir articular a situação global e local, revendo o conhecimento acumulado ao longo do desenvolvimento da humanidade, compondo assim o verdadeiro currículo.
As tecnologias vão auxiliar na compreensão das problemáticas atuais e na busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Buscar e organizar informações, utilizando tecnologias e diversas mídias, contribui para a valorização de novas formas de representação do conhecimento, utilizando diferentes linguagens que mobilizam o pensamento criativo, também sentimentos e representações, contribuindo para a comunicação e a interação entre pessoas e objetos de conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento de produções colaborativas dentro da escola.
ATIVIDADE 3.4
Estou gostando de participar deste curso, pois ele vem trazendo experiências novas para nós professores. Através dele estamos conhecendo novos projetos de transformação e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário