1. Identificação
Nome do cursista: LAUDICEIA ALVES DA SILVA JAQUEIRA
Nome do cursista: LAUDICEIA ALVES DA SILVA JAQUEIRA
Nome da Escola: E.M.E.F.NILO COELHO
Local (cidade/estado):
Série: 6º ano série do Ensino Fundamental II
Número de alunos: 20
Professores envolvidos:Professor de Polivalência
Local (cidade/estado):
Série: 6º ano série do Ensino Fundamental II
Número de alunos: 20
Professores envolvidos:Professor de Polivalência
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Educação Ambiental
Educação Ambiental
3. Justificativa
A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.
Esse projeto propõe aulas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental I.
A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.
Esse projeto propõe aulas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental I.
4. Objetivos:
.Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
.Estimular para que as crianças percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
.Estimular a leitura e a escrita;
.Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos(quantidade, adição e subtração);
.Desenvolver a oralidade e a socialização;
.Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizagem e também de preservação do meio ambiente.
.Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
.Estimular para que as crianças percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
.Estimular a leitura e a escrita;
.Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos(quantidade, adição e subtração);
.Desenvolver a oralidade e a socialização;
.Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizagem e também de preservação do meio ambiente.
5. Conteúdos
-Leitura e interpretação de texto;
-Quantidade;
-Adição;
-Subtração;
-Cor;
-Cidade, Bairro, Rua,Escola;
-Lixo (reciclagem);
-Preservação do Meio Ambiente.
-Leitura e interpretação de texto;
-Quantidade;
-Adição;
-Subtração;
-Cor;
-Cidade, Bairro, Rua,Escola;
-Lixo (reciclagem);
-Preservação do Meio Ambiente.
6. Disciplinas envolvidas
Polivalência.
Polivalência.
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A metodologia utilizada para a realização deste projeto de 4 aulas se valerá de pesquisas em sites,revistas,jornais, etc; aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo, leitura e interpretação de texto; criação de texto, escrita, ditado de palavras retiradas de textos lidos, trabalho de reciclagem.
A metodologia utilizada para a realização deste projeto de 4 aulas se valerá de pesquisas em sites,revistas,jornais, etc; aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo, leitura e interpretação de texto; criação de texto, escrita, ditado de palavras retiradas de textos lidos, trabalho de reciclagem.
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
-Computador com Internet;
-vídeos;
-Música;
-Livros, revistas e jornais;
-Computador com Internet;
-vídeos;
-Música;
-Livros, revistas e jornais;
9. Registro do processo
Preparativos para a Feira Do conhecimento onde os alunos Meio Ambiente, onde os alunos irão expor os trabalhos construídos à partir de reciclagem e apresentação de cartazes produzidos por eles.
Preparativos para a Feira Do conhecimento onde os alunos Meio Ambiente, onde os alunos irão expor os trabalhos construídos à partir de reciclagem e apresentação de cartazes produzidos por eles.
10. Avaliação e Resultados esperados
A pretensão desse trabalho é mostrar que trabalhar no âmbito escolar com a Educação Ambiental é acreditar que a escola é um veiculo com grandes poderes de transmissão de pensamentos e também auxiliadora no processo de construção do conhecimento.
A pretensão desse trabalho é mostrar que trabalhar no âmbito escolar com a Educação Ambiental é acreditar que a escola é um veiculo com grandes poderes de transmissão de pensamentos e também auxiliadora no processo de construção do conhecimento.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Exposição feitas no pátio da escola.
Exposição feitas no pátio da escola.
12. Referências Bibliográficas:
Ecologia Profunda – Dar Prioridade à Natureza na Nossa Vida, Bill Devall e George Sessions, (Águas Santas: Edições Sempre em Pé, 2004)
Ecologia Profunda – Dar Prioridade à Natureza na Nossa Vida, Bill Devall e George Sessions, (Águas Santas: Edições Sempre em Pé, 2004)
Educaçao ambiental:conceitos e princípios/CelsoMarcatto-Belo
Horizonte:FEAM, 2002.
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