quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Atividades do Eixo 2


Atividade 2.1



Atividade 2.2

Projeto “Sexualidade em tempos de AIDS”.
O presente projeto foi desenvolvido na escola Nilo Coelho com alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º série do ensino médio. Não houve dificuldades para o desenvolvimento do projeto, pois, o currículo da escola aborda os temas transversais. A apresentação do tema “Sexualidade em tempos de AIDS” foi por meio de slides. Nas duas primeiras aulas foi abordado o tema gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis. Durante as aulas os alunos mostraram-se atentos e participativos. Além do material teórico os alunos tiveram contato com alguns métodos contraceptivos para se evitar a gravidez como anticoncepcional. Foram abordados os vários tipos de anticoncepcionais como a pílula, o injetável o adesivo e a tabelinha. Foi Acrescentado que esses métodos não são 100% confiáveis, além de que não apresentam prevenção quando se referem a doenças sexualmente transmissíveis. Um aluno acrescentou que numa relação sem camisinha o mais benéfico que pode ocorrer é uma gravidez. Assim, percebeu-se uma formação crítico-reflexivo dos alunos.

Atividade 2.3

O currículo caracterizado para atender as demandas atuais deve assegurar ao corpo docente possibilidades de estar desenvolvendo uma práxis intencional e objetiva com intermédio das TICs. O currículo que assim se caracteriza é capaz de subsidiar uma aprendizagem significativa e integral preparando o educando para a vida.

Atividade 2.4
Tema; Sexualidade em tempos de Aids
Disciplinas envolvidas; Ciências, biologia, ensino religioso e filosofia.
Objetivos; Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu direito à expressão, garantida a dignidade do ser humano.
Ações realizadas; Palestras e exposição de cartazes.
Atitudes e valores vivenciados; Sensibilização diante da falta de informações e preconceitos a cerca da sexualidade.
Resultados alcançados. A sensibilização dos alunos.

Atividade 2.5

Para que o professor atenda a demanda atual é imprescindível adotar o uso das novas tecnologias como mais uma ferramenta de trabalho. Assim, a professora LÉA FAGUNDES enfatiza a relevância de se ter uma educação onde as mudanças tecnológicas devem estar presentes no cotidiano escolar.


Atividade 2.6

O currículo se constrói na ação, ou seja, no vivido, na prática concreta. Em busca de concretizar a teoria o auxílio das TICs propiciarão:
· Acompanhar e recuperar as trajetórias delineadas no desenvolvimento de projetos;
· Reconhecer as narrativas curriculares individuais que expressam as inter-relações entre informações e conhecimentos com o uso de diferentes mídias e linguagens, os significados atribuídos em ato;
· Identificar os conhecimentos mobilizados na ação, que se referem tanto aos conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos, como aos novos conhecimentos construídos pelos alunos.
Segundo Thurler (2001) um projeto tem mais chance de se concretizar quando seus objetivos são realistas. E o uso do computador e de filmagens ajuda a manter a memória dos conhecimentos, atitudes, valores e procedimentos, ou seja, registram as mudanças, a tecnologia torna-se “a memória” do processo, a ação. 
Os temas transversais permitem contextualizar por meio de atividades os saberes sistematizados e outros trazidos pelos alunos, permitindo com isso desenvolver uma educação aberta, integradora, transformadora e significativa, como espaço de produção de conhecimento entre alunos e professores. Cabe ressaltar que o currículo escolar deve estar em consonância com a sociedade plural em que vivemos hoje, onde os discentes deverão ser os protagonistas no processo ensino-aprendizagem.








Nenhum comentário:

Postar um comentário