Atividade 2.1
Atividade 2.2
Atividade 2.2
Projeto
“Sexualidade em tempos de AIDS”.
O presente projeto foi
desenvolvido na escola Nilo Coelho com alunos do 9º ano do ensino fundamental e
1º série do ensino médio. Não houve dificuldades para o desenvolvimento do
projeto, pois, o currículo da escola aborda os temas transversais. A
apresentação do tema “Sexualidade em tempos de AIDS” foi por meio de slides.
Nas duas primeiras aulas foi abordado o tema gravidez indesejada e as doenças
sexualmente transmissíveis. Durante as aulas os alunos mostraram-se atentos e
participativos. Além do material teórico os alunos tiveram contato com alguns
métodos contraceptivos para se evitar a gravidez como anticoncepcional. Foram
abordados os vários tipos de anticoncepcionais como a pílula, o injetável o adesivo
e a tabelinha. Foi Acrescentado que esses métodos não são 100% confiáveis, além
de que não apresentam prevenção quando se referem a doenças sexualmente
transmissíveis. Um aluno acrescentou que numa relação sem camisinha o mais
benéfico que pode ocorrer é uma gravidez. Assim, percebeu-se uma formação
crítico-reflexivo dos alunos.
Atividade 2.3
O currículo
caracterizado para atender as demandas atuais deve assegurar ao corpo docente
possibilidades de estar desenvolvendo uma práxis intencional e objetiva com
intermédio das TICs. O currículo que assim se caracteriza é capaz de subsidiar
uma aprendizagem significativa e integral preparando o educando para a vida.
Atividade
2.4
Tema; Sexualidade em tempos de Aids
Disciplinas envolvidas; Ciências, biologia, ensino
religioso e filosofia.
Objetivos; Respeitar
a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade,
reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu
direito à expressão, garantida a dignidade do ser humano.
Ações
realizadas; Palestras e exposição de cartazes.
Atitudes e valores vivenciados; Sensibilização
diante da falta de informações e preconceitos a cerca da sexualidade.
Resultados alcançados. A sensibilização dos alunos.
Atividade
2.5
Para que o
professor atenda a demanda atual é imprescindível adotar o uso das novas
tecnologias como mais uma ferramenta de trabalho. Assim, a professora LÉA
FAGUNDES enfatiza a relevância de se ter uma educação onde as mudanças
tecnológicas devem estar presentes no cotidiano escolar.
Atividade 2.6
O currículo se constrói na ação, ou seja, no vivido, na prática concreta. Em busca de concretizar a teoria o auxílio das TICs propiciarão:
· Acompanhar e recuperar as trajetórias delineadas no desenvolvimento de projetos;
· Reconhecer as narrativas curriculares individuais que expressam as inter-relações entre informações e conhecimentos com o uso de diferentes mídias e linguagens, os significados atribuídos em ato;
· Identificar os conhecimentos mobilizados na ação, que se referem tanto aos conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos, como aos novos conhecimentos construídos pelos alunos.
Segundo Thurler (2001) um projeto tem mais chance de se concretizar quando seus objetivos são realistas. E o uso do computador e de filmagens ajuda a manter a memória dos conhecimentos, atitudes, valores e procedimentos, ou seja, registram as mudanças, a tecnologia torna-se “a memória” do processo, a ação.
Os temas transversais permitem contextualizar por meio de atividades os saberes sistematizados e outros trazidos pelos alunos, permitindo com isso desenvolver uma educação aberta, integradora, transformadora e significativa, como espaço de produção de conhecimento entre alunos e professores. Cabe ressaltar que o currículo escolar deve estar em consonância com a sociedade plural em que vivemos hoje, onde os discentes deverão ser os protagonistas no processo ensino-aprendizagem.
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