Atividade 1.1 Projeto pessoal
Olá, Sou Vanusa da Silva Rodrigues Vilanova,
licenciada em Normal Superior, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e
Institucional e cursando o último período de Biologia. Como seres humanos
conscientemente ou inconscientemente estamos sempre projetando a nossa vida,
seja pessoal ou profissional. É por meio da insatisfação do presente que sempre
buscamos algo a mais, essa busca ocorre desde os hominídeos em diferentes
esferas e graças a essa busca estamos sempre inovando ou correndo atrás das
inovações. Quando se trata de educação ouvimos constantemente a palavra inovar,
esse inovar às vezes dá a impressão que sempre estamos iniciando, e nunca ou
quase nunca conseguimos terminar. Diante dessa busca incessante realizei a
minha primeira graduação, uma pós e estou no término da segunda graduação.
Minha segunda graduação surgiu num contexto de estar preparando para trabalhar
em uma área específica e que pudesse identificar com a mesma. É a área que me
identifico, porém há muito que aprender ainda. O novo cenário educacional exige
um aperfeiçoamento do corpo docente para adequar a esse mundo globalizado, e o
novo assusta, nesse cenário surgiu o PROINFO INTEGRADO, este veio para nos
auxiliar diante dessa demanda. Por meio do
PROINFO INTEGRADO pretendo estar adequando as minhas metodologias com
auxílio da TICs para poder estar oferecendo aulas mais atraentes em nesse
contexto onde não de usa mais giz e lousa. Meu projeto nesse momento é
finalizar o Proinfo Integrado, encerrar minha graduação e futuramente tentar um
mestrado. Esses são os meus projetos ser for também os de Deus se realizará.
Atividade 1.2
Escolhi o que foi considerado
o mais célebre educador brasileiro. Freire via a educação como o único caminho para aumentar a
autonomia dos indivíduos. Para Freire, o objetivo maior da educação é
conscientizar o aluno. Este destaca a importância de valorizar os conhecimentos
prévios dos alunos, a fim de que seja o autor principal da sua própria
aprendizagem. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da
sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da
própria libertação.
Atividade 1.3
Observa-se que nem todos os projetos desenvolvidos ocorrem de maneira
interdisciplinar. Ao trabalhar com projetos o aluno deixa de ser passivo e
passa a ser o coautor da própria aprendizagem. Essa vantagem só ocorrerá se
este for desenvolvido por meio da
interdisciplinaridade, senão será mais uma metodologia fragmentada que por sua
vez gerará também uma aprendizagem fragmentada.
O currículo caracterizado para atender as demandas atuais deve assegurar
ao corpo docente possibilidades de estar desenvolvendo uma práxis intencional e
objetiva com intermédio das TICs.
Atividade 1.4
Trabalho
constantemente com projetos tanto na escola municipal quanto estadual. Na
escola municipal construímos os projetos de acordo com as séries e as
peculiaridades de cada turma. Já na escola estadual elaboro os projetos de
acordo com as temáticas levantadas. Recentemente desenvolvi os projetos abordando
as seguintes temáticas:
·
Produção
agroecológica: uma vida saudável é possível.
·
Sexualidade
em tempos de AIDS
·
A paz (em
desenvolvimento)
·
Destino
do lixo
Trabalhar com projetos é muito bom, há uma
interação maior dos alunos durante todo o processo.
PROPOSTA DO PROJETO
1.
Identificação
Vanusa da Silva Rodrigues Vilanova
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Nilo Coelho
Local Ministro Andreazza Ro
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Série: 9º e 1º ano
Número de alunos: 112 alunos
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Professores envolvidos: Elisa Lozório; Neyde Rossmann Breger; Vanusa da Silva Rodrigues
Vilanova; Vera Elvanda Ninck Jaqueira.
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2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
“Doenças
sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência”.
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3.
Justificativa
A
orientação sexual deve ser um momento de instrumentalização para a vida
sexual e não apenas discorrer sobre itens de comportamentos preventivos.
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4.
Objetivo (s)
Respeitar
a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade,
reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu
direito à expressão, garantida a dignidade do ser humano.
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5.
Conteúdos
Conceito
de sexualidade; Os diferentes tipos de DSTs; Métodos contraceptivos, quais
são;
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6.
Disciplinas envolvidas
Matemática,
português e ciências.
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7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Atividades
lúdicas de educação e conscientização sobre a sexualidade;
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8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Material
concreto: camisinha, Diu, pílula.
Material
audiovisual.
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Atividade
1.5 Proposta de Projeto
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo Coelho.
Projeto: Sexualidade em tempos de AIDS
Ministro Andreazza, 27 de agosto
de 2012.
IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS
CURSISTAS:
Elisa Lozório
Neyde Rossmann Breger
Vanusa da Silva Rodrigues Vilanova
Vera Elvanda Ninck Jaqueira
TUTORA:
Dalva Rossmann
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
TÍTULO: “Sexualidade
em tempos de Aids”.
TEMA: “Doenças sexualmente transmissíveis e
gravidez na adolescência”.
ABRANGÊNCIA:
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo Coelho.
EXECUÇÃO: Cursista do PROINFO INTEGRADO-MEC.
PÚBLICO ALVO: Alunos do 9º ano e 1º série do ensino médio.
CARACTERÍSTICA DO PROJETO: Interdisciplinar.
DURAÇÃO DO PROJETO: 15 Dias.
INTRODUÇÃO
Aprender é fundamentalmente uma questão de
estabelecer e manter conexões. Possibilita que conhecimento, habilidades e
experiências possam ser integrados a novas ideias e conceitos e, por
conseguinte, sejam transformados em uma compreensão nova e, muitas vezes, mais
profunda. Aprender envolve, pois, a abertura para o novo, para a reflexão, para
o questionamento e para a busca por novos significados.
No Brasil, entre os muitos
projetos existentes nas áreas da sexualidade, saúde reprodutiva, equidade de
gênero, raça, etnia e diversidade sexual, a
metodologia mais utilizada é a linha participativa, que utiliza técnicas
de dinâmica de grupo ou oficinas. Esse processo se inicia a partir das
experiências e do conhecimento dos (as)
próprios participantes.
DST é a sigla para "doenças sexualmente transmissíveis". As DSTs
podem ser transmitidas por diversos microrganismos, causando desconforto,
sintomas e, conforme a doença, sérios agravamentos.
Algumas doenças transmitidas por
vírus são: AIDS, hepatite B, molusco contagioso, herpes, condiloma acuminado,
dentre outras. As doenças transmitidas por bactérias são: gonorreia, sífilis,
clamídia. E há também as transmitidas por fungos, como a candidíase, e por
protozoários, como a tricomoníase. Há também doenças causadas por
ectoparasitas, como a escabiose e pediculose.
JUSTIFICATIVA
Podemos observar que o comportamento
sexual hoje é diferente do passado. Segundo vários autores, a transformação dos
padrões de relacionamento sexual ocorrerá se essa educação for uma prática de
autonomia entendida como desenvolvimento de atitudes e valores próprios e da
consciência de que cada um pode e deve fazer escolhas pessoais e responder por
elas. Dessa forma, a orientação sexual deve ser um momento de
instrumentalização para a vida sexual e não apenas discorrer sobre itens de
comportamentos preventivos.
OBJETIVO GERAL
Respeitar a diversidade de valores, crenças e
comportamentos relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as
diferentes formas de atração sexual e o seu direito à expressão, garantida a
dignidade do ser humano.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Compreender a busca do prazer como um direito e uma dimensão da sexualidade humana;
· Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual;
· Identificar e repensar tabus e preconceitos referentes à sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes e analisando criticamente os estereótipos;
· Reconhecer como construções culturais a s características socialmente atribuídas ao masculino e feminino, posicionando-se contra discriminações a eles associadas;
· Identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimento e desejos do outro;
· Reconhecer o consentimento mútuo como necessário para usufruir praxes numa relação a dois;
· Proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores;
· Agir de modo solidário aos portadores do HIV e de modo propositivo em ações públicas voltadas para prevenção e tratamento das DSTs/AIDS;
· Identificar suas responsabilidades e a de seu (a) companheiro (a) com decisão da primeira relação sexual (e das demais);
· Reconhecer as consequências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez não desejada e do plano médico, psicológico, social e econômico;
· Reconhecer a eficácia da camisinha, tabelinha.
· Expor o produto final da pesquisa para alunos do 9º ano do EF.
METODOLOGIA
Apresentação do tema realizará por meio de apresentação de slides. Após
a delimitação do tema, os alunos realizarão pesquisas no laboratório de
informática e confeccionarão cartazes sobre as doenças sexualmente
transmissíveis para expor no pátio da escola. Além da exposição dos cartazes os
alunos da 1º série do ensino médio apresentará o resultado da pesquisa por meio de slides e vídeos para
alunos do 9º ano das séries finais do ensino fundamental.
Além
das aulas na sala de projeção e no laboratório de informática, os alunos do
ensino médio participarão de duas oficinas sobre o tema do projeto. Na oficina
1 os alunos receberão a poesia “ O que se passa na cama” de Carlos Drummond de Andrade. Cada participante
irá ler uma frase e depois a leitura da poesia será feita com todos os alunos,
mas, nesse momento os alunos farão gestos que tenha algo a ver com o texto.
Solicitarei que os alunos formem grupos com quatro componentes para conversarem
sobre o que entendem por sexualidade. Após, irão expor as conclusões para a
turma.
Na
oficina 2 “Parque de diversões” os alunos sentarão em círculos para cantarem a
letra a seguir na melodia de escravos de Jó.
Tabela,
condom, diafragma, injeção.
Pílula,
DIU, esterilização.
Implantes,
adesivos
Pra
evitar a gestação
Quando
estiverem cantando a melodia cada participante receberá uma caixinha com o nome
de contraceptivos, quando alguém errar, discutirá sobre o método contraceptivo
que ficou em sua mão. A brincadeira seguirá até que todos os métodos sejam
discutidos
Após a brincadeira os alunos serão orientados
a responderem o questionário a seguir.
PERGUNTAS PARA REALIZAREM APÓS AS OFICINAS
Assinale V para verdadeiro e F para falso.
1 - Uma pessoa que é portadora do vírus da AIDS
pode continuar trabalhando e frequentando lugares públicos. ( )
2 - Pode-se
pegar gonorreia em banheiros públicos e usando toalhas de outras pessoas.( )
3 - Comer
carne de porco e bebidas alcoólicas provoca recidivas de gonorreia. ( )
4 - Só
se deve usar preservativo com profissionais do sexo, pois apenas elas são
promíscuas e contaminadas. ( )
5 - O uso de
camisinha reduz o risco de pegar DSTs. (
)
6 -Pode-se
infectar pelos vírus da AIDS através do beijo na boca e picada de
mosquito.( )
7 - Pode-se
pegar AIDS socorrendo vítimas de um acidente. ( )
8 - Um
adolescente portador de uma DST significa falha na orientação dos pais e da
escola. ( )
9 - É maior
o risco de pegar AIDS pela relação sexual anal, vaginal ou oral. ( )
10 - Pode-se frequentar o dentista sem risco de
pegar AIDS. ( )
11-Urinar
após o ato sexual previne DST. ( )
12 - A AIDS é uma doença de homossexuais.( )
14 - A aposentadoria deve ser oferecida a toda
pessoa portadora do vírus da AIDS.( )
Valores /
Atitudinais; · Interesse
pelo conteúdo; · Conscientização
quanto à sexualidade. ·
Discernimento
dos diferentes tipos de DSTs;
Procedimentais; Elaboração
e apresentação de cartazes; ·
Observação
correta das atividades diárias; · Manuseio
correto dos diferentes tipos de preservativos.
Conceituais / factuais. ·
Conceito
de sexualidade; ·
Os
diferentes tipos de DSTs;
· Métodos
contraceptivos, quais são;
AVALIAÇÃO
A avaliação será continua, ou seja, o aluno
será avaliado durante todo o processo de execução do projeto “Sexualidade e
tempos de AIDS”.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. Ministério da Saúde: Saúde e prevenção nas
escolas,v.3 – Brasília: 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde: Saúde e prevenção nas
escolas,v.1 – Brasília: 2011.
Atividade 1.6
O e-Proinfo está possibilitando um
vasto conhecimento para os cursistas. Além dos conhecimentos está
possibilitando uma interação entre os profissionais da educação, contribuindo
para trocas de experiências.
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