Meu Projeto Pessoal/Profissional
Atividade – 1.1 – Meu Projeto pessoal/profissional (Marcio de Souza
Reis)
Na vida, todos temos metas a serem alcançadas. Quando ainda
era jovem a vida nem sempre sorriu em minha direção, mas sempre sonhava em ser
alguém que pudesse contribuir com meu próximo e constituir minha família na
direção de Deus que é o firme fundamento de todas as coisas. Assim confiei e
hoje tenho tudo o que pedi para Deus, tento na medida do possível agradá-lo e
com isso Ele sempre tem me abençoado com um lar abençoado com minha esposa,
meus filhos e minha paz interior.
Na vida
profissional não é diferente, sempre coloquei meu passos nas mãos de Deus e Ele
com sua grandeza tem me concedido esses trabalho tão gratificante que é se
educador. Minha maior meta é dar o melhor de mim para meus alunos, mesmo
cansado sempre luto para que meus alunos não paguem pelas fadigas diárias e
tento oferecer o melhor de mim em sala, pois tenho em mente planejar tudo o que
faço para que os resultados sejam bons, assim, no futuro poder ver meus
pequenos educando sendo grandes homens e mulheres atuando nos mais conceituados
campos de trabalho, se lembrando que um dia estive presente contribuindo com
seu futuro.
A atividade Diálogo Teórico nos proporcionou uma reflexão
sobre a prática pedagógica baseada na teoria. Na verdade, a teoria nos dá a
segurança para a realização de um trabalho de qualidade na prática. Desta
forma, não pode existir a prática sem a teoria. As contribuições de Freire para
a educação são incontestáveis. Segundo a visão humanista de Paulo Freire é
preciso unir diferentes culturas, racionalidades, processos históricos e formas
de vida, que convivem em um mundo cada vez mais complexo. A alternativa para
tornar tudo isso possível na escola seria o desenvolvimento de projetos. A
metodologia dos Projetos prioriza a curiosidade e a ação do educando, relacionando
o novo conteúdo com as idéias, conceitos, informações e conhecimentos já
construídos no decorrer de sua vida. A metodologia se baseia no processo
AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. Assim, os projetos possibilitam o desenvolvimento de ações
de troca e cooperação, expressão de sentimentos e emoções.
Ativ. 1.3 - Projeto e suas características (Marcio) Todo
projeto é interdisciplinar, mesmo que no projeto não seja relatado que se trata
de atividades interdisciplinares, pois os temas e os conteúdos de certa forma, no
decorrer dos trabalhos sempre se tornam interdisciplinar por abranger campos
além do assunto focado. Por exemplo, um projeto de Matemática que abrange as
quatro operações, necessitará de Língua Portuguesa para interpretação e para
escrita dos enunciados, etc. Os projetos em sua maioria abordam temas amplos
abrangendo várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido. Uma
das disciplinas é abordada com maior ênfase, e as outras entram como parceiras
para o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo, a adesão
de outras áreas no projeto, isso irá acontecer por pequena que seja.
Atividade 1.4 _ Eulalia R. Breger _ Banco de Projetos
1 - Cursista:
Marcio de Souza Reis
2 – Escola Pólo Municipal
de Ensino Fundamental Maria Aparecida Teixeira Enomoto
3 - Alunos do 6° ao 9° ano com dificuldades na disciplina de Matemática. O projeto está
sendo desenvolvido com alunos monitores (voluntários).
4 - Titulo do projeto: “Unidos para aprender Matemática”
5 – Descrição geral: O Projeto justifica-se pela
importância de ser um instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir
dificuldades de aprendizagem na
disciplina de Matemática. Trata-se, portanto de oportunizar ao aluno situações
de ensino-aprendizagem voltadas a cada dificuldade específica. Isto porque o
número de alunos é menor. O projeto pretende trabalhar os conteúdos estudados na
semana como prevenção e reforço, através
de alunos voluntários que tenham bom desempenho, para que ao final de cada
bimestre os alunos obtenham média.
6 – Tecnologias utilizadas: computadores, DVD, data show,
telão, quadro branco...
7 – Comentários: Entendendo
a necessidade de criar novos caminhos para a aprendizagem, percebe-se o quanto
é importante possibilitar aos alunos do 6º ao 9º ano que encontram dificuldades
na disciplina de Matemática, apoio e grupos de estudos com troca de
experiências para ajudá-los alcançar êxito nos anos que estão inseridos.
ESCOLA PÓLO MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL MARIA APARECIDA TEIXEIRA ENOMOTO
PROJETO UNIDOS
PARA APRENDER MATEMÁTICA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MINISTRO ANDREAZZA - 2012
1 – JUSTIFICATIVA
“A contribuição da escola para a educação é a
de fazer o aluno ter êxito e não a de se desculpar por fracassar”. (PHILIPPE
MEIRIEU).
Entendendo a necessidade de criar novos
caminhos para a aprendizagem, percebe o quanto é importante possibilitar aos
alunos do 6º ao 9º ano que encontram dificuldades na disciplina de Matemática,
apoio e grupos de estudos com troca de experiências para ajudá-los alcançar
êxito nos anos que estão inseridos.
O Projeto
justifica-se pela importância de ser um instrumento de apoio didático e
pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem na disciplina de Matemática. No dia a dia da
sala de aula nem sempre é possível estar trabalhando individualmente as
dificuldades do aluno.
O projeto trata-se,
portanto de oportunizar ao aluno situações de ensino-aprendizagem voltadas a
cada dificuldade específica daquele ou deste aluno. Isto porque o número de
alunos é menor.
A decisão por
reforçar o aprendizado dos alunos justifica-se também pelo fato de que nas
avaliações de resultados (IDEB), a disciplina de matemática tem sido
considerada crítica.
Em consonância do bom
desenvolvimento dos alunos depende a boa aprendizagem das outras disciplinas,
principalmente ciências.
O projeto pretende
trabalhar os conteúdos estudados na semana como prevenção e reforço, através de alunos voluntários que
tenham bom desempenho, para que ao final de cada bimestre os alunos obtenham media.
As atividades desenvolvidas pelos
alunos voluntários serão direta ou
indiretamente acompanhadas pelo professor titular da sala, bem como pela
Coordenação Pedagógica.
·
Oferecer suporte nas diferentes fases de aprendizagem dos alunos em
idade escolar;
·
Promover atividades que permitam o desenvolvimento de competências
diversas nos alunos;
·
Levar o aluno a superar os desafios surgidos no caminhar da aprendizagem.
·
Oportunizar grupos de estudos, assegurando a
qualidade do ensino oferecido.
3- OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Oportunizar ao aluno momentos diferenciados individualizado para
compreender os conteúdos estudados em sala de aula;
·
Oportunizar
ao aluno situações de ensino-aprendizagem voltadas a cada dificuldade
específica;
·
Ler, escrever, interpretar e produzir as
atividades.
4 – CONTEÚDOS
·
Serão
estudados os conteúdos trabalhados na semana.
5 - PROCEDIMENTOS
5.1
Procedimentos Preliminares
Serão selecionados alunos para duas turmas de reforço com
08 alunos em cada uma. Estes alunos serão escolhidos através do desempenho
observado em sala de aula durante as aulas e conteúdo estudado.
O projeto será acompanhado pela Coordenação Pedagógica da
escola que se responsabilizará pelo apoio à realização das aulas; assim como
realizar o registro de dados juntos aos professores titulares.
5.2 Situações
Didáticas
Os grupos de estudo serão realizados uma vez por semana
em um dia para cada uma das turmas, conforme horário no contra turno dos
alunos. Matutino para os alunos que estudam à tarde e vespertino para a turma
de alunos que estudam no período da manhã. Cada turma terá um tempo de 02h00min.
Esta rotina é flexível e a ordem de atividades pode variar conforme a situação
didática e a necessidade dos alunos.
5.3 Atividades e
Técnicas didáticas
·
Atividades de solução de problemas
matemáticos em grupo: dupla e/ou grupo de quatro;
·
Atividades pesquisadas em livros didáticos de
outros autores;
·
Estudo colaborativo da tabuada;
·
E outros;
6 – Recursos
Humanos
As turmas
serão trabalhadas por um grupo de alunos voluntários sendo acompanhados pela
coordenação pedagógica.
7 – Recursos materiais
·
Sala de Recursos;
·
DVD;
·
Data show;
·
Computadores;
·
Telão;
·
Quadro branco;
·
Pincel para o quadro;
8 -
Estratégias
Proporcionar atendimento individual e coletivo em horário diferenciado da escola priorizando a disciplina de matemática para melhor desenvolvimento.
9 – AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será processual, formativa, visto
que o diagnóstico se dará no decorrer das aulas diante dos conteúdos estudado.
Como a aprendizagem deve se realizar progressivamente, a avaliação
deve ser progressiva uma observação mais concreta da evolução do aluno.
10 – BIBLIOGRAFIA
GESTAR II. Programa
de Gestão da Aprendizagem Escolar. MATEMÁTICA: cadernos de teoria e prática 1:
Matemática na alimentação e nos impostos. Brasília: MEC, Secretaria de Educação
Básica, 2008.
Matemática na vida e
na escola/ Elizabeth França....{et al.}. – São Paulo: Editora do Brasil, 1999.
MENDES, Iran Abreu. Matemática
e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem.
Natal, Ed. Flecha do tempo, 2006.
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