segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ATIVIDADES DO EIXO 1



Meu Projeto Pessoal/Profissional
Atividade – 1.1 – Meu Projeto pessoal/profissional (Marcio de Souza Reis)
Na vida, todos temos metas a serem alcançadas. Quando ainda era jovem a vida nem sempre sorriu em minha direção, mas sempre sonhava em ser alguém que pudesse contribuir com meu próximo e constituir minha família na direção de Deus que é o firme fundamento de todas as coisas. Assim confiei e hoje tenho tudo o que pedi para Deus, tento na medida do possível agradá-lo e com isso Ele sempre tem me abençoado com um lar abençoado com minha esposa, meus filhos e minha paz interior.
                Na vida profissional não é diferente, sempre coloquei meu passos nas mãos de Deus e Ele com sua grandeza tem me concedido esses trabalho tão gratificante que é se educador. Minha maior meta é dar o melhor de mim para meus alunos, mesmo cansado sempre luto para que meus alunos não paguem pelas fadigas diárias e tento oferecer o melhor de mim em sala, pois tenho em mente planejar tudo o que faço para que os resultados sejam bons, assim, no futuro poder ver meus pequenos educando sendo grandes homens e mulheres atuando nos mais conceituados campos de trabalho, se lembrando que um dia estive presente contribuindo com seu futuro.   



A atividade Diálogo Teórico nos proporcionou uma reflexão sobre a prática pedagógica baseada na teoria. Na verdade, a teoria nos dá a segurança para a realização de um trabalho de qualidade na prática. Desta forma, não pode existir a prática sem a teoria. As contribuições de Freire para a educação são incontestáveis. Segundo a visão humanista de Paulo Freire é preciso unir diferentes culturas, racionalidades, processos históricos e formas de vida, que convivem em um mundo cada vez mais complexo. A alternativa para tornar tudo isso possível na escola seria o desenvolvimento de projetos. A metodologia dos Projetos prioriza a curiosidade e a ação do educando, relacionando o novo conteúdo com as idéias, conceitos, informações e conhecimentos já construídos no decorrer de sua vida. A metodologia se baseia no processo AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. Assim, os projetos possibilitam o desenvolvimento de ações de troca e cooperação, expressão de sentimentos e emoções.




Ativ. 1.3 - Projeto e suas características (Marcio) Todo projeto é interdisciplinar, mesmo que no projeto não seja relatado que se trata de atividades interdisciplinares, pois os temas e os conteúdos de certa forma, no decorrer dos trabalhos sempre se tornam interdisciplinar por abranger campos além do assunto focado. Por exemplo, um projeto de Matemática que abrange as quatro operações, necessitará de Língua Portuguesa para interpretação e para escrita dos enunciados, etc. Os projetos em sua maioria abordam temas amplos abrangendo várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido. Uma das disciplinas é abordada com maior ênfase, e as outras entram como parceiras para o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo, a adesão de outras áreas no projeto, isso irá acontecer por pequena que seja.
 


Atividade 1.4 _ Eulalia R. Breger _ Banco de Projetos
1 -  Cursista: Marcio de Souza Reis
2 – Escola  Pólo Municipal de  Ensino Fundamental  Maria Aparecida Teixeira Enomoto
3 - Alunos do 6° ao 9° ano com dificuldades  na disciplina de Matemática. O projeto está sendo desenvolvido com alunos monitores (voluntários).
4 - Titulo do projeto: “Unidos para aprender Matemática”
5 – Descrição geral: O Projeto justifica-se pela importância de ser um instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem  na disciplina de Matemática. Trata-se, portanto de oportunizar ao aluno situações de ensino-aprendizagem voltadas a cada dificuldade específica. Isto porque o número de alunos é menor. O projeto pretende trabalhar os conteúdos estudados na semana como prevenção  e reforço, através de alunos voluntários que tenham bom desempenho, para que ao final de cada bimestre os alunos obtenham média.
6 – Tecnologias utilizadas: computadores, DVD, data show, telão, quadro branco...
7 – Comentários: Entendendo a necessidade de criar novos caminhos para a aprendizagem, percebe-se o quanto é importante possibilitar aos alunos do 6º ao 9º ano que encontram dificuldades na disciplina de Matemática, apoio e grupos de estudos com troca de experiências para ajudá-los alcançar êxito nos anos que estão inseridos.


 
ESCOLA PÓLO MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA APARECIDA TEIXEIRA ENOMOTO





PROJETO UNIDOS PARA APRENDER MATEMÁTICA



                                                                COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA







MINISTRO ANDREAZZA  - 2012

  1 – JUSTIFICATIVA 



           “A contribuição da escola para a educação é a de fazer o aluno ter êxito e não a de se desculpar por fracassar”. (PHILIPPE MEIRIEU).
          Entendendo a necessidade de criar novos caminhos para a aprendizagem, percebe o quanto é importante possibilitar aos alunos do 6º ao 9º ano que encontram dificuldades na disciplina de Matemática, apoio e grupos de estudos com troca de experiências para ajudá-los alcançar êxito nos anos que estão inseridos.
O Projeto justifica-se pela importância de ser um instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem  na disciplina de Matemática. No dia a dia da sala de aula nem sempre é possível estar trabalhando individualmente as dificuldades do aluno.
O projeto trata-se, portanto de oportunizar ao aluno situações de ensino-aprendizagem voltadas a cada dificuldade específica daquele ou deste aluno. Isto porque o número de alunos é menor.
A decisão por reforçar o aprendizado dos alunos justifica-se também pelo fato de que nas avaliações de resultados (IDEB), a disciplina de matemática tem sido considerada crítica.
Em consonância do bom desenvolvimento dos alunos depende a boa aprendizagem das outras disciplinas, principalmente ciências.
O projeto pretende trabalhar os conteúdos estudados na semana como prevenção  e reforço, através de alunos voluntários que tenham bom desempenho, para que ao final de cada bimestre os alunos obtenham media.
           As atividades desenvolvidas pelos alunos voluntários  serão direta ou indiretamente acompanhadas pelo professor titular da sala, bem como pela Coordenação Pedagógica.

2 – OBJETIVOS

·         Oferecer suporte nas diferentes fases de aprendizagem dos alunos em idade escolar;
·         Promover atividades que permitam o desenvolvimento de competências diversas nos alunos; 
·          Levar o aluno a superar os desafios surgidos no caminhar da aprendizagem.
·         Oportunizar grupos de estudos, assegurando a qualidade do ensino oferecido.

3- OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Oportunizar ao aluno momentos diferenciados individualizado para compreender os conteúdos estudados em sala de aula;
·         Oportunizar ao aluno situações de ensino-aprendizagem voltadas a cada dificuldade específica;
·         Ler, escrever, interpretar e produzir as atividades.

  4 – CONTEÚDOS

·         Serão estudados os conteúdos trabalhados na semana.


 5 - PROCEDIMENTOS
5.1 Procedimentos Preliminares
Serão selecionados alunos para duas turmas de reforço com 08 alunos em cada uma. Estes alunos serão escolhidos através do desempenho observado em sala de aula durante as aulas e conteúdo estudado.
O projeto será acompanhado pela Coordenação Pedagógica da escola que se responsabilizará pelo apoio à realização das aulas; assim como realizar o registro de dados juntos aos professores titulares.
5.2 Situações Didáticas

Os grupos de estudo serão realizados uma vez por semana em um dia para cada uma das turmas, conforme horário no contra turno dos alunos. Matutino para os alunos que estudam à tarde e vespertino para a turma de alunos que estudam no período da manhã. Cada turma terá um tempo de 02h00min. Esta rotina é flexível e a ordem de atividades pode variar conforme a situação didática e a necessidade dos alunos.

5.3 Atividades e Técnicas didáticas

·         Atividades de solução de problemas matemáticos em grupo: dupla e/ou grupo de quatro;
·         Atividades pesquisadas em livros didáticos de outros autores;
·         Estudo colaborativo da tabuada;
·         E outros;
   6 – Recursos Humanos
As turmas serão trabalhadas por um grupo de alunos voluntários sendo acompanhados pela coordenação pedagógica.
   7 – Recursos materiais
·         Sala de Recursos;
·         DVD;
·         Data show;
·         Computadores;
·         Telão;
·         Quadro branco;
·         Pincel para o quadro;
 8 -  Estratégias

        Proporcionar atendimento individual e coletivo em horário diferenciado da escola priorizando a disciplina de matemática para melhor desenvolvimento.

       9
– AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será processual, formativa, visto que o diagnóstico se dará no decorrer das aulas diante dos conteúdos estudado.
Como a aprendizagem deve se realizar progressivamente, a avaliação deve ser progressiva uma observação mais concreta da evolução do aluno.

10 – BIBLIOGRAFIA



GESTAR II. Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar. MATEMÁTICA: cadernos de teoria e prática 1: Matemática na alimentação e nos impostos. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Matemática na vida e na escola/ Elizabeth França....{et al.}. – São Paulo: Editora do Brasil, 1999.


MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Natal, Ed. Flecha do tempo, 2006.

 

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