quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ATIVIDADES EIXO 2




Este projeto visa a compreensão da matemática com método do cotidiano do aluno, para que eles percebam que para toda pesquisa é necessária a matemática. A partir do momento que os alunos pesquisam em busca dos números para formar o rol, para dar inicio aos cálculos, eles conseguem visualizar que não é tão difícil quanto parece.

ATIV: 2.3 – CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
     A tradição escolar sempre apresentou as teorias do currículo como algo isolado e estanque, sabemos que o atual mundo globalizado formou e continuará formando uma sociedade diferenciada das sociedades anteriores onde prevalecem as informações e transformações rápidas.
     Percebo que a utilização do computador é como uma ferramenta pedagógica que nos auxilia no processo de construção do conhecimento. Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o computador e a internet podem transformar-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem.
      O mundo globalizado originou uma sociedade dependente das Tecnologias Educativas, as quais devem ser utilizadas pelos educadores para produzir modificações significativas no padrão de comportamento dos alunos, para delas se apropriarem.Por isso, o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula deve ser flexível e concebido como um processo, através do qual a comunicação e a aprendizagem são facilitados. O uso dessas ferramentas expande o diálogo para além dos muros da escola, trazendo para seu interior uma gama de saberes adquiridos fora dela que são socializados com os demais colegas, agregando novos conhecimentos a quem deles de apropriarem.
       Considerando o acesso rápido e fácil a fontes inesgotáveis de informação possibilitados pelo computador e internet, o currículo escolar deve primar por espaços/momentos de interação, socialização, discussões, busca de conhecimentos e construção de novos saberes promovendo a autonomia e desenvolvimento do senso crítico da clientela estudantil.


ATIVIDADE 2-4 ANÁLISE DO PROJETO
NOME DO PROJETO:   ESTATÍSTICA NA ESCOLA
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: MATEMÁTICA , FÍSICA, LÍNGUA PORTUGUESA, BIOLOGIA
OBJETIVO:
        Definir estatística
       Usar no dia-a-dia os conceitos de Estatística
       Desenvolver a capacidade de confrontar teoria e prática.
       Conhecer a diversidade dos alunos que a escola atende de 9º ano do Ensino do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

AÇÕES REALIZADAS:
        pesquisa com alunos do 1º ano do Ensino Médio.
       Cada Classe foi  subdivida em 3 grupos, cada um será responsável por um tema, onde os resultados obtidos na pesquisa  foram colocados  em tabelas e gráfico de setor.
       O líder de cada Turma foi responsável por coletar os dados brutos, que foram  coletados em forma de pesquisa com perguntas objetivas, e  o mesmo repassou os dados obtidos.
RESULTADOS ALCANÇADOS:
       Foi mostrado  para o aluno que a estatística não faz parte só da disciplina de matemática, que a mesma esta presente em todos os ambientes como por exemplo:
Verificar a quantidade de doente por dia em um centro médico;
Verificar a quantidade de alunos de uma escola  que residem na zona rural ou zona urbana;
Entre outros.


ATIVIDADE 2.5 – PODCAST COM LÉA FAGUNDES
A educação constitui a base de toda a formação e organização humana. Os instrumentos usados durante este processo são de extrema importância para a construção e reprodução de visão de mundo.Um parceiro importante da educação é a inclusão digital, a qual deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada.
Com base em seus estudos Léa Fagundes se dirige a nós educadores para nos chamar atenção sobre a necessidade de inserção da cultura digital no cotidiano escolar, aliando as tecnologias ao currículo, tornando as aulas significativas e produtivas.
Segundo Léa Fagundes a sociedade está passando por mudanças profundas em todas as suas áreas, afetando, também, as formas de ensinar e aprender. Atualmente, algumas formas de ensinar já não mais servem para nossos estudantes. Ela acredita que ainda é preciso pensar na mudança de postura do educador e do educando. Mesmo tendo na grande maioria das escolas os laboratórios equipados, ainda temos uma escola fechada para o mundo, desconectada da realidade e da vida cotidiana. Ainda se utiliza o novo para reproduzir e manter o antigo. Para ela a escola precisa com urgência estar inserida na cultura digital, buscar descobrir como aliar as tecnologias ao seu currículo, transformando as aulas em verdadeiros espetáculos.
Para dar conta do processo educativo em tempo de globalização precisamos nos apropriar do processo e possibilidades trazidos pelas novas tecnologias, mudando posturas tanto do educador quanto do educando. Precisamos estar verdadeiramente conectados à realidade e à vida cotidiana, sem correr o risco de utilizar o novo para reproduzir o antigo. Por isso a necessidade de integrarmos nossa escola na cultura digital, enfrentando as instabilidades e incertezas, superando os nossos princípios de formação (para a preservação, conservação, detenção do saber...), experimentando novas práticas de uso das tecnologias na educação através de formação/capacitação, interação com nossos pares e de apoio em serviço.


ATIVIDADE 2.6 - REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM
Neste segundo eixo aprendi , que a escola deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo. O computador como ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadas, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem.
Diante dos estudos e realizações das atividades do eixo 2, dos estudos das TICs que me proporcionou momentos de profunda reflexão, dando-me contribuições ao desenvolvimento de projetos; os quais ressaltam a necessidade da interação currículo e tecnologia no âmbito escolar estabelecendo numa ótica de transformação do contexto ensino-aprendizagem, em um espaço ativo, de experiência, formação de cidadãos e de vivências democráticas, ampliado pela presença das tecnologias. O trabalho com projeto é a estratégia mais hábil de fazer a relação entre as diversas mídias e conteúdos curriculares (a interdisciplinaridade). O qual possibilita a aprendizagem do aluno protagonista; tornando-o sujeito ativo do processo. Nesse momento é indispensável à mediação do professor para que sejam alcançados os objetivos propostos. A informática ao ser trabalhada no currículo deve ser encarada como uma ferramenta produtiva e de entretenimento, ou como meio de “informática educativa” com concepção pedagógica, descobrindo assim todas as potencialidades que o computador fornece principalmente à educação.
Quanto a questão do professor está ou não preparado para enfrentar a era digital, percebi, que toda mudança se depara com resistência e na educação não é diferente. As tecnologias estão disponíveis para o professor fazer uso dela no seu fazer pedagógico, e diante de tantas mudanças, o professor precisa mudar de atitude, precisa tomar iniciativa, buscar conhecimentos teóricos e práticos para poder utilizar essas tecnologias de forma adequada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário