quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Atividade 1.5 Proposta de projetos

E.M.E.I.E.F. Balão Mágico – Ministro Andreazza – RO

PROFESSORAS: Joelma,Adriana, Neila e Soemy

PÚBLICO ALVO: Todos os alunos da escola Balão Mágico

 PROJETO: POR UM TRÂNSITO MELHOR

CARACTERÍSTICA – INTERDISCIPLINAR

APRESENTAÇÃO Atualmente nas grandes cidades, o trânsito apresenta-se como um enorme dilema para as pessoas que têm que enfrentá-lo, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso à diversos lugares: trabalho, hospitais, supermercados etc, também é uma enorme fonte de males como: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e até problemas de convivência entre pessoas. A escola como agente transformador da sociedade, vem trabalhando o trânsito como tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis refletindo assim na solução desses problemas causados pelo trânsito até mesmo nas pequenas cidades. Tem sido extremamente positivo para as escolas a inclusão desse tema em seu currículo, pois isso serve como um canal de informações e formação para as nossas crianças e consequentemente para as famílias em geral.

 JUSTIFICATIVA Auxiliar na conscientização da prevenção de acidentes e na preservação do meio ambiente torna-se o alvo principal deste projeto que tem como metas também a paz no trânsito em espaços urbanos e rurais e elevar o entendimento dos educandos quanto a importância da prática que se faz necessária ao bom relacionamento das pessoas no trânsito, bem como a indispensável atenção e respeito para que haja a harmonia desejada e o cumprimento das leis de trânsito.

 OBJETIVO GERAL - Desenvolver valores necessários à vida plena e a convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o trânsito. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Identificar a Educação para o trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva; - Conhecer os principais meios de transportes aquáticos terrestres e aéreos; - Identificar o transporte como fator de progresso e a influência dele na integração nacional; - Conscientizar para comportamentos que proporcionam segurança no trânsito; - Colaborar para a formação de comportamentos adequados no trânsito; - Observar comportamentos de motoristas e pedestres; - Reconhecer e interpretar as principais sinalizações de trânsito; - Conhecer as formas e cores das principais placas mais utilizadas no trânsito: semáforo, faixa de pedestres e outros componentes das vias públicas; - Conscientizar para a importância dos primeiros socorros; - Desenvolver a atenção e percepção na obediência às sinalizações; - Trabalhar virtudes como: a paciência, a tolerância, a humildade, a solidariedade, o coleguismo e a responsabilidade.

 METODOLOGIA Esse projeto será trabalhado durante o mês de setembro, mês da Semana Nacional do Trânsito, buscando abordar os temas mais relevantes sobre o assunto de forma interdisciplinar e com a participação efetiva dos alunos, comunidade e autoridades de trânsito na cidade. Desse modo a escola utilizará diversas estratégias para alcançar os objetivos propostos: - Conversa informal para a abordagem do tema; - Debates com alunos; - Produção de desenhos e textos; - Análise de textos jornalísticos, histórias em quadrinhos, gibis e outras obras que abordam o tema; - Comentários sobre Reportagens da televisão; - Entrevistas com pessoas adultas e autoridades de trânsito; - Produção de desenhos, cartazes, maquetes, músicas e paródias teatros sobe etc; - Simulação do trânsito na escola; - Passeios ao redor da escola para a observação de placas e faixas. -Produção de panfletos informativos e educativos para distribuir à comunidade. - Pesquisas na Internet, livros jornais e revistas para comentários e produção de trabalhos; - Apresentação de documentários e outros assuntos pertinentes Em DVD; - Leitura de algumas normas do código de trânsito - Palestras para a comunidade com as autoridades do trânsito;

 DISCIPLINAS E CONTEÚDOS ENVOLVIDOS; -Língua portuguesa; Leitura de textos sobre o trânsito, elaboração de frases, textos, poesias ou paródias utilizando o tema, interpretação de placas de trânsito, pesquisas de fatos ou notícias, ditados e autoditados, debates e apresentação de vídeos; -Matemática; Desenhos geométricos (placas), cálculos de multas de trânsito, elaboração de gráficos que envolvem acidentes ou meios de transportes mais utilizados, adição, subtração, problemas envolvendo o tema e conjuntos. -Recreação e Jogos; Movimento e expressão corporal, jogos envolvendo o tema, quebra cabeça, percepção e concentração. -Arte; Músicas e paródias, cores das placas e semáforo, teatros e dramatizações, desenhos e faixas educativas, coordenação motora e visão motora, produção de placas e meios de transportes com sucatas. -História; História dos meios de transportes, origens e características de profissões relacionadas ao trânsito, meios de transportes terrestres, aquáticos e aéreos. -Geografia; O trânsito urbano e rural nas grandes e pequenas cidades, noção de espaços nas vias públicas, rodovias, ciclovias e estradas vicinais, meios de transportes a combustíveis ou tração animal. -Ciências Meio ambiente, primeiros socorros, poluição do ar, cuidado com as vias públicas e combustíveis fósseis e biocombustíveis.

 RECURSOS HUMANOS Professores, equipe pedagógica e administrativa da escola, autoridades de trânsito e alunos.

 RECURSOS DIDÁTICOS Sulfite, cartolina, cráft, crepom, tesoura, cola, fita adesiva, pincel atômico, tinta guache, lápis de cor, canetinha, revistas, jornais, gibis, livros e folhetos.

 RECURSOS TECNOLÓGICOS Aparelho DVD, data show, internet, tv, filmes DVD, aparelho de som, caixa acústica, máquina digital e CDs.

 AVALIAÇÃO A avaliação acontecerá através da participação, interesse, entusiasmo no desenvolvimento das atividades, e também da observação da mudança de comportamento, atitude e postura ética e moral dos educandos. 

BIBLIOGRAFIA Radespiel, Maria. Alfabetização sem segredos: Eventos Escolares. HTTP//lidimariano79blogspot.com.br/2011/04/projeto-juntos-pela-vida-no-transito-html

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