E.M.E.I.E.F. Balão Mágico – Ministro Andreazza – RO
PROFESSORAS: Joelma,Adriana, Neila e Soemy
PÚBLICO ALVO: Todos os alunos da escola Balão Mágico
PROJETO: POR UM TRÂNSITO MELHOR
CARACTERÍSTICA – INTERDISCIPLINAR
APRESENTAÇÃO
Atualmente nas grandes cidades, o trânsito apresenta-se como um enorme dilema para as pessoas que têm que enfrentá-lo, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso à diversos lugares: trabalho, hospitais, supermercados etc, também é uma enorme fonte de males como: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e até problemas de convivência entre pessoas.
A escola como agente transformador da sociedade, vem trabalhando o trânsito como tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis refletindo assim na solução desses problemas causados pelo trânsito até mesmo nas pequenas cidades.
Tem sido extremamente positivo para as escolas a inclusão desse tema em seu currículo, pois isso serve como um canal de informações e formação para as nossas crianças e consequentemente para as famílias em geral.
JUSTIFICATIVA
Auxiliar na conscientização da prevenção de acidentes e na preservação do meio ambiente torna-se o alvo principal deste projeto que tem como metas também a paz no trânsito em espaços urbanos e rurais e elevar o entendimento dos educandos quanto a importância da prática que se faz necessária ao bom relacionamento das pessoas no trânsito, bem como a indispensável atenção e respeito para que haja a harmonia desejada e o cumprimento das leis de trânsito.
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver valores necessários à vida plena e a convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o trânsito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar a Educação para o trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Conhecer os principais meios de transportes aquáticos terrestres e aéreos;
- Identificar o transporte como fator de progresso e a influência dele na integração nacional;
- Conscientizar para comportamentos que proporcionam segurança no trânsito;
- Colaborar para a formação de comportamentos adequados no trânsito;
- Observar comportamentos de motoristas e pedestres;
- Reconhecer e interpretar as principais sinalizações de trânsito;
- Conhecer as formas e cores das principais placas mais utilizadas no trânsito: semáforo, faixa de pedestres e outros componentes das vias públicas;
- Conscientizar para a importância dos primeiros socorros;
- Desenvolver a atenção e percepção na obediência às sinalizações;
- Trabalhar virtudes como: a paciência, a tolerância, a humildade, a solidariedade, o coleguismo e a responsabilidade.
METODOLOGIA
Esse projeto será trabalhado durante o mês de setembro, mês da Semana Nacional do Trânsito, buscando abordar os temas mais relevantes sobre o assunto de forma interdisciplinar e com a participação efetiva dos alunos, comunidade e autoridades de trânsito na cidade.
Desse modo a escola utilizará diversas estratégias para alcançar os objetivos propostos:
- Conversa informal para a abordagem do tema;
- Debates com alunos;
- Produção de desenhos e textos;
- Análise de textos jornalísticos, histórias em quadrinhos, gibis e outras obras que abordam o tema;
- Comentários sobre Reportagens da televisão;
- Entrevistas com pessoas adultas e autoridades de trânsito;
- Produção de desenhos, cartazes, maquetes, músicas e paródias teatros sobe etc;
- Simulação do trânsito na escola;
- Passeios ao redor da escola para a observação de placas e faixas.
-Produção de panfletos informativos e educativos para distribuir à comunidade.
- Pesquisas na Internet, livros jornais e revistas para comentários e produção de trabalhos;
- Apresentação de documentários e outros assuntos pertinentes Em DVD;
- Leitura de algumas normas do código de trânsito
- Palestras para a comunidade com as autoridades do trânsito;
DISCIPLINAS E CONTEÚDOS ENVOLVIDOS;
-Língua portuguesa;
Leitura de textos sobre o trânsito, elaboração de frases, textos, poesias ou paródias utilizando o tema, interpretação de placas de trânsito, pesquisas de fatos ou notícias, ditados e autoditados, debates e apresentação de vídeos;
-Matemática;
Desenhos geométricos (placas), cálculos de multas de trânsito, elaboração de gráficos que envolvem acidentes ou meios de transportes mais utilizados, adição, subtração, problemas envolvendo o tema e conjuntos.
-Recreação e Jogos;
Movimento e expressão corporal, jogos envolvendo o tema, quebra cabeça, percepção e concentração.
-Arte;
Músicas e paródias, cores das placas e semáforo, teatros e dramatizações, desenhos e faixas educativas, coordenação motora e visão motora, produção de placas e meios de transportes com sucatas.
-História;
História dos meios de transportes, origens e características de profissões relacionadas ao trânsito, meios de transportes terrestres, aquáticos e aéreos.
-Geografia;
O trânsito urbano e rural nas grandes e pequenas cidades, noção de espaços nas vias públicas, rodovias, ciclovias e estradas vicinais, meios de transportes a combustíveis ou tração animal.
-Ciências
Meio ambiente, primeiros socorros, poluição do ar, cuidado com as vias públicas e combustíveis fósseis e biocombustíveis.
RECURSOS HUMANOS
Professores, equipe pedagógica e administrativa da escola, autoridades de trânsito e alunos.
RECURSOS DIDÁTICOS
Sulfite, cartolina, cráft, crepom, tesoura, cola, fita adesiva, pincel atômico, tinta guache, lápis de cor, canetinha, revistas, jornais, gibis, livros e folhetos.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Aparelho DVD, data show, internet, tv, filmes DVD, aparelho de som, caixa acústica, máquina digital e CDs.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá através da participação, interesse, entusiasmo no desenvolvimento das atividades, e também da observação da mudança de comportamento, atitude e postura ética e moral dos educandos.
BIBLIOGRAFIA
Radespiel, Maria. Alfabetização sem segredos: Eventos Escolares.
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