sábado, 18 de agosto de 2012

Atividade 1.4 - Banco de Projetos


CURSISTA: JOELMA JORGE DE SANTANA
E.M.E.I.E.F. BALÃO MÁGICO – MINISTRO ANDREAZZA  - RONDÔNIA
      A escola Balão Mágico trabalha com Educação Infantil e Fundamental, atualmente conta com mais ou menos trezentos e cinqüenta alunos e quinze professores.
    Geralmente trabalhamos com projetos e procuramos envolver todas as disciplinas que trabalhamos.
 Ainda estamos engatinhando quando se trata do uso das tecnologias em nossos projetos, no entanto estamos nos adequando principalmente por sabermos os grandes benefícios que este traz à educação.

Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Balão Mágico

Turma: Pré I e II e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental


P R O J E T O      R ECICLE, OMEIO AMBIENTE AGRADECE

Introdução

             O estilo do desenvolvimento econômico atual estimula o desperdício, e o apelo ao consumo multiplica a extração de recursos naturais: embalagens sofisticadas e produtos descartáveis não recicláveis ou que não são biodegradáveis aumentam a quantidade de lixo no meio ambiente. O lixo só se torna lixo quando descartado e abandonado em lugares inadequados e sem tratamento específico, prejudicando a atmosfera, o solo e a água.
            Por outro lado, o homem é o único animal capaz de evitar a destruição do meio, visando a sua preservação tanto para si como para as demais espécies vivas. Através de pesquisas, troca de informações e reflexão, o homem formará uma nova mentalidade, sendo então capaz de trabalhar efetivamente na busca de soluções para os problemas atuais e futuros.
            É necessário tratar o lixo adequadamente, para que não prejudique o ambiente  e uma das maneiras mais corretas é a reciclagem, que representa uma grande economia e evita o acúmulo de detritos nas zonas rurais e urbanas, impedindo a poluição do solo, das águas, do ar e a transmissão de doenças.
            A reciclagem devolve o material usado ao ciclo da produção, poupando  todo o percurso dos insumos virgens, com enormes vantagens econômicas e ambientais, devendo ser aplicada, pois o homem é responsável por tudo aquilo que constrói desnecessariamente.
            Este projeto tem como objetivo principal conscientizar alunos e comunidade quanto à produção, coleta e destinos do lixo, e o quanto pode afetar o homem e o meio ambiente.



Problematização:

O que é lixo, o que fazer com ele? Para onde vai o meu lixo?  Pode ser reaproveitado? Porque reciclar e porque se preocupar com recursos naturais esgotáveis?

Justificativa:

A escola é o instrumento fundamental na formação de um cidadão consciente a respeito da posição do homem na natureza, por isso tem como função conscientizar os alunos e comunidade a respeito da conservação do meio ambiente, buscando através dessa atividade desenvolver novas práticas conscientes para a preservação do nosso planeta de uma maneira geral.



Objetivo Geral:

·         Sensibilizar os alunos e comunidade através da informação, para a importância da redução dos resíduos sólidos e a correta destinação dos mesmos, evitando assim uma degradação do meio ambiente.

Objetivos Específicos:

·         Possibilitar o processo de construção do conhecimento, garantindo a ampliação e a qualidade de informação;
·         Alertar e conscientizar as crianças quanto à preservação do meio ambiente
            e processo de tratamento de alguns materiais, reutilizando bens de consumo;
·         Saber o destino do lixo e compreender a sua importância para a promoção e manutenção da saúde identificando a periculosidade do lixo.
·         Conhecer técnicas de reciclagem, repensando o hábito de “jogar fora”.
·         Organizar e registrar informações por meio de cartazes e folhetos, etc.
·         Utilizar a internet para observar documentários, vídeos e atividades que evitem o consumo excessivo de materiais que prejudicarão o meio ambiente e o que fazer com esses materiais.

Conteúdos:

- O que é lixo;
- Separação de material e coleta seletiva;
- Estudo do meio;
- Destino do lixo;
- Os 4 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar;
- Lixo, saúde e qualidade de vida;
- Reciclagem do lixo;
- Raciocínio lógico;
- Textos informativos;
- Linguagem Oral;
- Linguagem Escrita;
- Socialização;
- Coordenação Motora e Visomotora;
- Cores;
 - Percepção Visual;
- Doenças transmitidas através do lixo;
- Desafios matemáticos

Disciplinas envolvidas

Língua Portuguesa;
Matemática;
Ciências;
Geografia;
História;
Arte;
Educação Religiosa;



Metodologia:

- Pesquisa com professores, pais e alunos, qual o conceito que eles tem em relação ao lixo;
- Atividade de classificação dos materiais recicláveis;
- Vantagens de coleta seletiva e seleção de materiais;
- Exposição do conceito da reciclagem do lixo;
- Utilização da internet para pesquisas;
- Vídeos e músicas que retratam esse tema;
- Utilização de datashow e câmeras digitais para facilitar e registrar os trabalhos e palestras durante a execução do projeto;
- Visitas a aterros sanitários;
- Construção de brinquedos com materiais recicláveis;
- Aquisição de recipiente adequado para a separação do lixo na escola;
- Recortes e colagens para a produção de cartazes;
- Produção de desenhos;




Recursos humanos

- Comunidade escolar, alunos.

Recursos Metodológicos

- Material para campanhas educativas (papel, impressão, cartazes, painéis, cola, tesoura, tinta, pincel, lápis de cor, canetinhas, pincéis atômicos, materiais de reciclagem – sucatas);
- Recipientes para acondicionamento da coleta seletiva, sacos de lixo;
- Vídeos retirados da Internet;
- Textos, jornais e revistas, computador;
- Pistola e refil de cola siliconada;
- Ingredientes para atividade culinária;
- Câmeras Digitais;
- Datashow



Clientela

- O projeto foi elaborado não só para atender os conteúdos da Educação Infantil, abrangendo as séries Pré I e II, mas também 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, estendendo se também à comunidade.

Duração
- Duração: Dois meses, podendo ser estendido de acordo com a evolução da abordagem do assunto nas diversas áreas do conhecimento, em virtude da aprendizagem dos alunos.

Culminância

- Realização de Feira do Conhecimento na escola para toda a comunidade.

Avaliação: 
- Observação contínua da participação e envolvimento dos alunos e comunidade escolar nas atividades.

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