1.
Identificação
Nome do
cursista
|
Maria
Gorete de Souza
Neila
Gomes de Santana Félix
Rosilene
Medeiros
Luciana de Jesus
de Andrade
|
Nome
da
Escola:
Balão
Mágico
Local
:
Min.
Andreazza
-
Ro
|
|
Série:
1º
e
2º
Ano
Número
de
alunos:
44
alunos
|
|
Professoras
envolvidas:
Maria
Gorete de Souza
Neila
Gomes de Santana Félix
Luciana
de Jesus de Andrade
Joselita
da Silva Oliveira Santos
|
2.
Problemática
a
ser
estudada
/
Definição
do
Tema
|
3.
Justificativa
A
música
é
fundamental
para
o
desenvolvimento
infantil
e
para
adolescentes.
É
através
da
música
que
crianças
e
adolescentes
elaboram
seus
conflitos,
apropriam-se
do
mundo
em
que
vivem,se
expressem
seus
sentimentos
,
valores
e
desenvolvam
a
criatividade
e
socializar-se.
Pela
música
podemos
contribuir
para
uma
boa
saúde
mental
das
crianças
e
os
nossos
futuros
adultos
podem
resgatar
um
tempo
e
até
mesmo
observarmos
nossa
realidade.
A
música
está
presente
em
todos
os
ambientes,
ao
longo
da
história
esteve
presente
e
influente
em
toda
a
sociedade.
Diante
das
nossas
a
flexões
é
que
iremos
trabalhar
a
sensibilidade
das
nossas
crianças
através
da
música
desenvolvendo
a
cada
momento
o
poder
do
senso
crítico
permitindo
que
eles
sejam
conscientes
para
uma
vida
com
mais
respeito
a
si
próprio
e
ao
próximo
|
4.
Objetivo (s)
Desenvolver
a sociabilidade e a criatividade dos alunos envolvidos no projeto.
|
5.
Conteúdos
PORTUGUÊS;
MATEMÁTICA;
CIÊNCIAS;
ENSINO RELIGIOSO;
HISTÓRIA ;
GEOGRAFIA;
INGLÊS;
|
6.
Disciplinas envolvidas
PORTUGUÊS,
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, ENSINO RELIGIOSO, HISTÓRIA, GEOGRAFIA,
INGLÊS
|
7.
Metodologia
|
8.
Recursos
a
serem
utilizados
(tecnológicos
ou
não)
Data – show,
DVD, televisão, vídeos
|
9.
Registro do processo
Foram
levados
os
alunos
na
sala
de
vídeo
para
assistir
diversos
clipes
musicais
para
que
as
crianças
conhecessem
vários
ritmos
musicais
e
internacionais.
Assim
foram
descobertos
novos
talentos
através
da
música
com
Show
de
calouros
com
os
alunos
muitos
tiveram
um
pouco
de
dificuldades,
mas
dentro
das
possibilidades
de
cada
um,
se
esforçaram
procurando
destacar
seu
potencial
à
comunidade
escolar.
Os
alunos
mostraram
suas
produções
durante
o
projeto,
eles
fizessem
o
seu
próprio
som
como:
bater
mãos
nas
coxas,
bater
palmas,
estalar
os
lábios,
etc...
Danças
das
cadeiras
e
muitas
cantigas
a
de
rodas
e
cantando
e
dançando
o
repertorio
musical
de
cada
um.
Na
Construção
de
instrumentos
com
sucatas,
pauzinhos,
latas,
tampinhas
de
garrafas,
colheres,
etc..Produção
de
pequenos
versos
musicais.
Pinturas
|
10.
Avaliação e Resultados esperados
Ao
termino
do
projeto
verificamos
que
os
alunos
despertaram
o
interesse
pela
música
e
perceberam
que
através
do
movimento
corporal
podemos
expressar
vários
ritmos
sonoros
e
também
identificar
vários
instrumentos
musicais
o
qual
os
mesmos
confeccionaram
com
materiais
recicláveis.
O
projeto
também
foi
importante
para
trabalhar
entonação
de
voz
respiração
e
o
reconhecimento
dos
diversos
ritmos
musicais
presente
em
nossos
país,
foi
fundamental
também
para
resgatar
algumas
músicas
infantis
e
folclóricas
as
quais
já
haviam
sido
esquecidas.
|
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Show de calouros
com os alunos envolvidos procurando destacar possíveis para
mostrar à comunidade escolar como os alunos mostrando suas
produções durante o projeto
|
12.
Referências Bibliográficas
Clipes:
Galinha Pintadinha
Vídeos:
Musicas popular
Livros:
Cantigas de rodas
Intenet:
yotube
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário