quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Atividade 1.2
PEAGET E VYGOTISK,consideram que a construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito com meio em que esta enserido.
Os dois consideram o sujeito um ser ativo capaz de construir e reconstruir seu próprio conhecimento.Portanto desde o nascimento o sujeito vem fazendo leitura do mundo que o cerca.
Segundo Peaget o conhecimento e construido através do sujeito com objeto;e seu desenvolvimento cognitivo se da pela assimilição do objeto de conhecimento e as estruturas anteriores presente no sujeito e pela a acomodação dessas estruturas em função do que será assimilado.Para ele a criança se apoderá do conhecimento agindo sobre ele, enventar e construir seu sistema de significação.
Também não poderia deixar de citar EMILIA FERREIRA, quem vem com teorias revolucionárias (construtivismo).
O alemão FRIEDRICH FROEBEL, que foi um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva pna formação de pessoas.
PAULO FREIRE ,que tem uma visão humanista e defende que é preciso unir diferentes culturas, racionalidades, hisstoricos e formas de vidas, que convivem em um mundo cada vez mais complexo;para FREIRE a alternativa para torna tudo isso possivel na escola seria o desenvolvimentoa de projetos.
WALON que defende a afetividade com forma de apropiar-se do conhecimento.
Sabemos que todos eles deixaram teorias grande valor de como apropriar do conhecimento, sabemos tambem que não há e nunca terá uma receita, pois cada ser é unico e vive em constante mudanças fisicas, cognitiva, social e politica; e nós como educadores devemos estar atentos a tantas mudanças e trabalhar de mudo a instigar esses sujeitos de tal e varias formas que os memos possam se apropriar no conhecimento sem ferir a essencia do mesmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário