
Introdução à Educação Digital
Turma: BRUNO LAZARO – IED – NTE CAC2/2012
Nome do Cursista: Dalva
Rossmann
Início: 06 de agosto Término: 06 de novembro de 2012.
Início: 06 de agosto Término: 06 de novembro de 2012.
Tema Gerador: Propaganda e consumismo na adolescência
Tema Foco: Os riscos de dependência estimulados pela mídia.
Problema:
O excesso de consumo
torna as pessoas alheias às consequências, tanto financeiras, quanto
ambientais.
Justificativa:
A sociedade em que estamos inseridos prioriza o consumo dos mais diversos
tipos de produtos e serviços. Crianças e adolescentes têm sido alvo de anúncios
publicitários que os levam a acreditar na importância do ter em detrimento do
ser. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo apresentar aulas
sequenciadas relacionadas à temática publicidade, propaganda e consumismo na
adolescência, apontando para a necessidade de discussão do assunto.
Objetivo Geral:
Conscientizar os
discentes sobre as consequências do consumo em excesso.
Objetivos Específicos:
1. Estabelecer as diferenças entre consumo e consumismo
e entre consumidor e consumista.
2. Elencar e discutir sobre os fatores que levam ao
consumismo infantil e as consequências sociais e ambientais decorrentes deste
ato.
3. Compreender a importância de consumir com
consciência e responsabilidade, considerando necessidades reais.
4. Identificar e analisar situações que exemplificam o
consumismo infantil e o consumo necessário.
Metodologia:
Apresentações
de vídeos e imagens de propagandas com a finalidade de despertar a reflexão e
discussão sobre obesidade infantil, erotização precoce, alcoolismo, stress
familiar, delinquência e violência.
Avaliação:
Avaliar se os alunos foram
capazes de: estabelecer as diferenças entre consumo e consumismo e entre
consumidor e consumista; reconhecer os fatores que levam ao consumismo infantil
e as consequências sociais e ambientais decorrentes deste
ato; identificar e analisar situações que exemplificam o consumismo
infantil e o consumo necessário; compreender a importância de consumir com
consciência e responsabilidade, considerando necessidades reais.



Dica de Leitura
Um garoto consumista na roça

Um garoto consumista na roça, de Júlio Emílio Braz, da Editora Scipione é uma boa dica para quem quer ler um bom livro, com linguagem bem-humorada e refletir sobre temas como choque cultural e consequências do consumismo excessivo.
Tino é um garoto de classe média carioca e sempre presenteado pela mãe - diretora de marketing de uma grande agência de publicidade - com roupas e acessórios de grife. "Coisificação de sentimentos" é o nome que o garoto dá ao ato materno de compensar a ausência com tênis da moda, óculos maneiros ou o computador mais moderno.
Filho de pais separados, Tino entra em desespero quando descobre que a mãe irá viajar para Paris com o novo namorado e ele, em férias escolares, será levado pelo pai - que é um "ecochato", nas palavras do autor - para visitar a família em Bom Jesus de Camanducaia, em Minas Gerais, onde só existem três carros e o único telefone, que fica num armazém, só pode ser usado até as seis horas da tarde.
Quando o garoto chega à cidade, há um inevitável estranhamento inicial: "são uns caipiras", diz Tino; "é um lunático", pensam os vários tios e primos mineiros. Aos poucos, as duas partes começam a aceitar as diferenças. No meio da narrativa, o autor aborda temas educativos como cuidados com a saúde e preservação do meio ambiente.
"O consumo torna as crianças vítimas da moda e permeia todas as classes sociais", diz Júlio Emílio Braz. O autor, que ainda usa máquina de escrever para produzir seus textos, completa: "Hoje em dia a internet, os remédios, a terapia... tudo é consumo"!
Pode não parecer, mas essas duas palavras, embora parecidas, têm significados bem diferentes. É isso o que mostra esse vídeo preparado por educandos da Comunidade de Rádio e TV.
Consumo e Consumismo
Dica de Vídeo
Pode não parecer, mas essas duas palavras, embora parecidas, têm significados bem diferentes. É isso o que mostra esse vídeo preparado por educandos da Comunidade de Rádio e TV.
Consumo e consumismo por passiotv no Videolog.tv.
Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.
História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.
História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário