domingo, 2 de dezembro de 2012

PIA - Projeto Integrado de Aprendizagem




 Introdução à Educação Digital



Turma: BRUNO LAZARO – IED – NTE CAC2/2012

Nome do Cursista: Dalva Rossmann

Início: 06 de agosto  Término: 06 de novembro de 2012.

     Tema Gerador: Propaganda e consumismo na adolescência


Tema Foco: Os riscos de dependência estimulados pela mídia. 

Problema:

O excesso de consumo torna as pessoas alheias às consequências, tanto financeiras, quanto ambientais.





Justificativa:

A sociedade em que estamos inseridos prioriza o consumo dos mais diversos tipos de produtos e serviços. Crianças e adolescentes têm sido alvo de anúncios publicitários que os levam a acreditar na importância do ter em detrimento do ser. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo apresentar aulas sequenciadas relacionadas à temática publicidade, propaganda e consumismo na adolescência, apontando para a necessidade de discussão do assunto.

Objetivo Geral:

Conscientizar os discentes sobre as consequências do consumo em excesso.

Objetivos Específicos:

1. Estabelecer as diferenças entre consumo e consumismo e entre consumidor e consumista.
2. Elencar e discutir sobre os fatores que levam ao consumismo infantil e as consequências sociais e ambientais decorrentes deste ato.
3. Compreender a importância de consumir com consciência e responsabilidade, considerando necessidades reais.
4. Identificar e analisar situações que exemplificam o consumismo infantil e o consumo necessário.

Metodologia:

Apresentações de vídeos e imagens de propagandas com a finalidade de despertar a reflexão e discussão sobre obesidade infantil, erotização precoce, alcoolismo, stress familiar, delinquência e violência.

Avaliação:

Avaliar se os alunos foram capazes de: estabelecer as diferenças entre consumo e consumismo e entre consumidor e consumista; reconhecer os fatores que levam ao consumismo infantil e as consequências sociais e ambientais decorrentes deste ato; identificar e analisar situações que exemplificam o consumismo infantil e o consumo necessário; compreender a importância de consumir com consciência e responsabilidade, considerando necessidades reais.









Dica de Leitura

Um garoto consumista na roça



Um garoto consumista na roça, de Júlio Emílio Braz, da Editora Scipione é uma boa dica para quem quer ler um bom livro, com linguagem bem-humorada e refletir sobre temas como choque cultural e consequências do consumismo excessivo.

Tino é um garoto de classe média carioca e sempre presenteado pela mãe - diretora de marketing de uma grande agência de publicidade - com roupas e acessórios de grife. "Coisificação de sentimentos" é o nome que o garoto dá ao ato materno de compensar a ausência com tênis da moda, óculos maneiros ou o computador mais moderno.

Filho de pais separados, Tino entra em desespero quando descobre que a mãe irá viajar para Paris com o novo namorado e ele, em férias escolares, será levado pelo pai - que é um "ecochato", nas palavras do autor - para visitar a família em Bom Jesus de Camanducaia, em Minas Gerais, onde só existem três carros e o único telefone, que fica num armazém, só pode ser usado até as seis horas da tarde.

Quando o garoto chega à cidade, há um inevitável estranhamento inicial: "são uns caipiras", diz Tino; "é um lunático", pensam os vários tios e primos mineiros. Aos poucos, as duas partes começam a aceitar as diferenças. No meio da narrativa, o autor aborda temas educativos como cuidados com a saúde e preservação do meio ambiente.

"O consumo torna as crianças vítimas da moda e permeia todas as classes sociais", diz Júlio Emílio Braz. O autor, que ainda usa máquina de escrever para produzir seus textos, completa: "Hoje em dia a internet, os remédios, a terapia... tudo é consumo"!


Consumo e Consumismo

Dica de Vídeo

Pode não parecer, mas essas duas palavras, embora parecidas, têm significados bem diferentes. É isso o que mostra esse vídeo preparado por educandos da Comunidade de Rádio e TV.


Consumo e consumismo por passiotv no Videolog.tv.








Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.

História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário