quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PROPOSTA DE PROJETO



GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA P. M. E. F. MARIA APARECIDA TEIXEIRA ENOMOTO

                                               



PROJETO

CURSISTAS _ GILDÁSIO MOURA VILAS BOAS
                                 POLIANE VELI DE SOUZA ALMEIDA
                      SILENE BRAVIM C. COLADINI
                                              VALDIRENE INÁCIO DA SILVA



Ministro Andreazza/RO – 2012






 

“Quando procuramos oferecer aos jovens uma visualização da beleza e da grandiosidade deste mundo, decerto temos também a expectativa de estar despertando neles o interesse pelos seus elos e correlações internas”.
                             C K. Lorenz





APRESENTAÇÃO


ABRANGÊNCIA DO PROJETO

Este projeto será desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental, EJA e Comunidade.


APOIO: Direção, Equipe Técnica Pedagógica e Professores


COORDENAÇÂO: Supervisores



MINISTRO ANDREAZZA/RO – AGOSTO



JUSTIFICATIVA



         Sabemos que a relação educativa é uma relação política. Por isso a questão da democracia se apresenta para a escola assim como se apresenta para a sociedade. Essa relação se define na vivência da escolaridade em uma forma mais ampla, desde a estrutura escolar, em como a escola se insere e se relaciona com a comunidade, nas relações entre os trabalhadores da escola, na distribuição de responsabilidades e poder decisório, nas relações entre professor e aluno, no reconhecimento dos alunos como cidadãos, na relação com o conhecimento.
            Sabemos que a sociedade que se faz representar pelos pais, mestres, alunos e todos os indivíduos no geral, preocupa-se intensivamente com o progresso deste imenso país (Brasil). E com a mentalidade de que a educação cidadã propicia a autonomia intelectual no educando, o Governo de RO cria o projeto “Semana da Cidadania” e a E.P.M.E.F Maria Aparecida Teixeira Enomoto adere ao mesmo com o propósito da realização de várias atividades que serão realizadas em conjunto professor x aluno e comunidade, unindo forças em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.



OBJETIVOS GERAIS


·               Propiciar o ajustamento crescente do educando ao meio cada vez mais amplo e complexo em que se deve não apenas viver como conviver, sem deixar de atribuir à devida ênfase do conhecimento do Brasil na perspectiva atual do seu desenvolvimento;

·               Compreender os direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos grupos  que compõem a comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·               Reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando-a criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania;

·               Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação;

·               Identificar os direitos e deveres do cidadão desde a infância até a vida adulta;

·               Compreender a memória como construção conjunta, elaborada como tarefa de cada um e de todos, que contribuem para a percepção do campo de possibilidades individuais, coletivas, comunitárias e nacionais;

·               Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural;

·               Analisar com discernimento as atitudes e situações fomentadoras de todo tipo de discriminação e injustiça social;

·               Reconhecer a importância do preparo para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio;

·               Identificar a importância da religião na família;

·               Saber como está constituído os três Poderes;

·               Respeitar a dignidade e as liberdades fundamentais do cidadão;

·               Fortalecer a solidariedade nacional;

·               Identificar o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação na obra do bem comum;

·               Valorizar a condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica ou religiosa, bem como a qualquer preconceito de classe ou de raça;

·               Possibilitar o desenvolvimento de atitudes e a aprendizagem de procedimentos e valores fundamentais para o exercício da cidadania, ressaltando a participação no gerenciamento do ambiente;

·               Contribuir com a conscientização de que os problemas sociais dizem respeito a todos os cidadãos e só podem ser solucionados mediante uma postura participativa.


PROPOSTA METODOLÓGICA


            O compromisso com a cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política. Nessa perspectiva é que foi incorporado o tema “Cidadania”.
Sabe-se que a dignidade da pessoa humana implica em respeito dos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais públicas e privadas. Sabemos que a igualdade de direitos refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças: étnicas, culturais, religiosas, de gênero, etárias, regionais, etc., e desigualdades socioeconômicas que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada. Entretanto, como o princípio democrático traz a noção de cidadania ativa, não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, nesse sentido, é indispensável à responsabilidade de todos na construção e ampliação da democracia. Até porque a co-responsabilidade pela vida social implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.
            O propósito deste projeto é possibilitar aos alunos o conhecimento de direitos que envolvem as esferas do trabalho e do consumo, assim como saber onde buscar as informações que lhes sirvam de subsidio para resolver individual e coletivamente os problemas que se apresentem no cotidiano. O mais importante é saber que existem tais direitos, ter consciência de que se tem direito a ter direitos e autoconfiança para exigi-los.
            A prática do referido será mediante pesquisas, palestras e apresentações de teatros, músicas, danças.


MAIORES DESAFIOS



·         Redução dos Males Sociais

·         Interação Escola X Comunidade

·         A Conquista da Autonomia

RECURSOS

Humanos:


-          Direção
-          Supervisão
-          Orientação
-          Professores
-          Palestrantes
-          Alunos
-          Comunidade



·         Materiais:


-          TV e Vídeo
-          Data Show
-          Panfletos
-          Aparelhagem de Som
-          Papel Cráfit
-          Papel Sulfite
-          Tinta para Impressora
-          Máquina fotográfica
-          Filmes


·         Físico:

-          Espaço Físico da Escola

CRONOGRAMA





PALESTRA
PALESTRANTE
TURNO
TEMPO

A importância da Religião na formação do cidadão.

Pastor Arnaldo
Matutino Vespertino e Noturno
30minutos

Direitos e Deveres da infância até  a idade adulta.

  Drº kened
30minutos

Estabelecer comparação entre a cidadania da década de 70 com a atual.

Pai – Adriano Mutz sitiante da Linha 5
30minutos

Enfermeiro e representante da Assistente Social e Psicóloga.
- A importância da higiene de nosso corpo como prevenção para a saúde.
- Bullyng na escola.

30minutos




40minutos

A distinção entre os três poderes.
Vereador Patrício
30minutos





















AVALIAÇÃO DO PROJETO




            A concretização deste projeto passa pela compreensão de que as práticas pedagógicas são sociais e políticas e de que não se trata de educar para a democracia e sim para o futuro.
            Na ação mesma da educação, educadores e educando estabelecem uma determinada relação com o trabalho que fazem (ensinar e aprender) e a natureza dessa relação que podem conter os princípios democráticos.
Por isso, o desenvolvimento deste projeto dar-se-á com o acompanhamento dos professores da escola.
As palestras ministradas serão de instituições governamentais ou não de modo que os alunos participarão de todas as atividades que serão realizadas.
Com este acompanhamento, acreditamos que atingiremos todos os objetivos almejados.

BIBLIOGRAFIA



Gestão em Rede – Caminhos da Parceria
Internet – Cidadania e Sociedade Civil
Moderna Enciclopédia de Pesquisas e informações MEPI – Vol. 03
Parâmetros Curriculares Nacionais “Temas Transversais”
Revista Nova Escola – abril/2004
Revista Nova Escola – junho/julho/2005


JUSTIFICATIVA



         Sabemos que a relação educativa é uma relação política. Por isso a questão da democracia se apresenta para a escola assim como se apresenta para a sociedade. Essa relação se define na vivência da escolaridade em uma forma mais ampla, desde a estrutura escolar, em como a escola se insere e se relaciona com a comunidade, nas relações entre os trabalhadores da escola, na distribuição de responsabilidades e poder decisório, nas relações entre professor e aluno, no reconhecimento dos alunos como cidadãos, na relação com o conhecimento.
            Sabemos que a sociedade que se faz representar pelos pais, mestres, alunos e todos os indivíduos no geral, preocupa-se intensivamente com o progresso deste imenso país (Brasil). E com a mentalidade de que a educação cidadã propicia a autonomia intelectual no educando, o Governo de RO cria o projeto “Semana da Cidadania” e a E.P.M.E.F Maria Aparecida Teixeira Enomoto adere ao mesmo com o propósito da realização de várias atividades que serão realizadas em conjunto professor x aluno e comunidade, unindo forças em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.


OBJETIVOS GERAIS


·               Propiciar o ajustamento crescente do educando ao meio cada vez mais amplo e complexo em que se deve não apenas viver como conviver, sem deixar de atribuir à devida ênfase do conhecimento do Brasil na perspectiva atual do seu desenvolvimento;

·               Compreender os direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos grupos  que compõem a comunidade.

















OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·               Reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando-a criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania;

·               Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação;

·               Identificar os direitos e deveres do cidadão desde a infância até a vida adulta;

·               Compreender a memória como construção conjunta, elaborada como tarefa de cada um e de todos, que contribuem para a percepção do campo de possibilidades individuais, coletivas, comunitárias e nacionais;

·               Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural;

·               Analisar com discernimento as atitudes e situações fomentadoras de todo tipo de discriminação e injustiça social;

·               Reconhecer a importância do preparo para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio;

·               Identificar a importância da religião na família;

·               Saber como está constituído os três Poderes;

·               Respeitar a dignidade e as liberdades fundamentais do cidadão;

·               Fortalecer a solidariedade nacional;

·               Identificar o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação na obra do bem comum;

·               Valorizar a condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica ou religiosa, bem como a qualquer preconceito de classe ou de raça;

·               Possibilitar o desenvolvimento de atitudes e a aprendizagem de procedimentos e valores fundamentais para o exercício da cidadania, ressaltando a participação no gerenciamento do ambiente;

·               Contribuir com a conscientização de que os problemas sociais dizem respeito a todos os cidadãos e só podem ser solucionados mediante uma postura participativa.




























PROPOSTA METODOLÓGICA




            O compromisso com a cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política. Nessa perspectiva é que foi incorporado o tema “Cidadania”.
Sabe-se que a dignidade da pessoa humana implica em respeito dos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais públicas e privadas. Sabemos que a igualdade de direitos refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças: étnicas, culturais, religiosas, de gênero, etárias, regionais, etc., e desigualdades socioeconômicas que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada. Entretanto, como o princípio democrático traz a noção de cidadania ativa, não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, nesse sentido, é indispensável à responsabilidade de todos na construção e ampliação da democracia. Até porque a co-responsabilidade pela vida social implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.
            O propósito deste projeto é possibilitar aos alunos o conhecimento de direitos que envolvem as esferas do trabalho e do consumo, assim como saber onde buscar as informações que lhes sirvam de subsidio para resolver individual e coletivamente os problemas que se apresentem no cotidiano. O mais importante é saber que existem tais direitos, ter consciência de que se tem direito a ter direitos e autoconfiança para exigi-los.
            A prática do referido será mediante pesquisas, palestras e apresentações de teatros, músicas, danças.








MAIORES DESAFIOS



·         Redução dos Males Sociais

·         Interação Escola X Comunidade

·         A Conquista da Autonomia

RECURSOS

Humanos:


-          Direção
-          Supervisão
-          Orientação
-          Professores
-          Palestrantes
-          Alunos
-          Comunidade



·         Materiais:


-          TV e Vídeo
-          Data Show
-          Panfletos
-          Aparelhagem de Som
-          Papel Cráfit
-          Papel Sulfite
-          Tinta para Impressora
-          Máquina fotográfica
-          Filmes


·         Físico:

-          Espaço Físico da Escola

CRONOGRAMA




DATA
PALESTRA
PALESTRANTE
TURNO
TEMPO
14/03
A importância da Religião na formação do cidadão.

Pastor Arnaldo
Matutino Vespertino e Noturno
30minutos
15/03
Direitos e Deveres da infância até  a idade adulta.

  Drº kened
30minutos
16/03
Estabelecer comparação entre a cidadania da década de 70 com a atual.

Pai – Adriano Mutz sitiante da Linha 5
30minutos
17/03
Enfermeiro e representante da Assistente Social e Psicóloga.
- A importância da higiene de nosso corpo como prevenção para a saúde.
- Bullyng na escola.

30minutos




40minutos
18/03
A distinção entre os três poderes.
Vereador Patrício
30minutos





















AVALIAÇÃO DO PROJETO




            A concretização deste projeto passa pela compreensão de que as práticas pedagógicas são sociais e políticas e de que não se trata de educar para a democracia e sim para o futuro.
            Na ação mesma da educação, educadores e educando estabelecem uma determinada relação com o trabalho que fazem (ensinar e aprender) e a natureza dessa relação que podem conter os princípios democráticos.
Por isso, o desenvolvimento deste projeto dar-se-á com o acompanhamento dos professores da escola.
As palestras ministradas serão de instituições governamentais ou não de modo que os alunos participarão de todas as atividades que serão realizadas.
Com este acompanhamento, acreditamos que atingiremos todos os objetivos almejados.













BIBLIOGRAFIA



Gestão em Rede – Caminhos da Parceria
Internet – Cidadania e Sociedade Civil
Moderna Enciclopédia de Pesquisas e informações MEPI – Vol. 03
Parâmetros Curriculares Nacionais “Temas Transversais”
Revista Nova Escola – abril/2004
Revista Nova Escola – junho/julho/2005

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