GOVERNO DO ESTADO DE
RONDÔNIA
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA P. M. E. F.
MARIA APARECIDA TEIXEIRA ENOMOTO
PROJETO
CURSISTAS _ GILDÁSIO MOURA
VILAS BOAS
POLIANE VELI
DE SOUZA ALMEIDA
SILENE BRAVIM C. COLADINI
VALDIRENE INÁCIO DA SILVA
Ministro
Andreazza/RO – 2012
“Quando procuramos
oferecer aos jovens uma visualização da beleza e da grandiosidade deste mundo,
decerto temos também a expectativa de estar despertando neles o interesse pelos
seus elos e correlações internas”.
C K. Lorenz
APRESENTAÇÃO
ABRANGÊNCIA DO PROJETO
Este projeto será
desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental, EJA e Comunidade.
APOIO: Direção, Equipe
Técnica Pedagógica e Professores
COORDENAÇÂO: Supervisores
MINISTRO ANDREAZZA/RO – AGOSTO
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a relação educativa é uma
relação política. Por isso a questão da democracia se apresenta para a escola
assim como se apresenta para a sociedade. Essa relação se define na vivência da
escolaridade em uma forma mais ampla, desde a estrutura escolar, em como a
escola se insere e se relaciona com a comunidade, nas relações entre os
trabalhadores da escola, na distribuição de responsabilidades e poder
decisório, nas relações entre professor e aluno, no reconhecimento dos alunos
como cidadãos, na relação com o conhecimento.
Sabemos que a sociedade que se faz
representar pelos pais, mestres, alunos e todos os indivíduos no geral,
preocupa-se intensivamente com o progresso deste imenso país (Brasil). E com a
mentalidade de que a educação cidadã propicia a autonomia intelectual no
educando, o Governo de RO cria o projeto “Semana da Cidadania” e a E.P.M.E.F
Maria Aparecida Teixeira Enomoto adere ao mesmo com o propósito da realização
de várias atividades que serão realizadas em conjunto professor x aluno e
comunidade, unindo forças em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
OBJETIVOS GERAIS
·
Propiciar
o ajustamento crescente do educando ao meio cada vez mais amplo e complexo em
que se deve não apenas viver como conviver, sem deixar de atribuir à devida
ênfase do conhecimento do Brasil na perspectiva atual do seu desenvolvimento;
·
Compreender
os direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos
grupos que compõem a comunidade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Reconhecer
as qualidades da própria cultura, valorizando-a criticamente, enriquecendo a
vivência de cidadania;
·
Desenvolver
uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem
discriminação;
·
Identificar
os direitos e deveres do cidadão desde a infância até a vida adulta;
·
Compreender
a memória como construção conjunta, elaborada como tarefa de cada um e de
todos, que contribuem para a percepção do campo de possibilidades individuais,
coletivas, comunitárias e nacionais;
·
Valorizar
o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade
cultural;
·
Analisar
com discernimento as atitudes e situações fomentadoras de todo tipo de
discriminação e injustiça social;
·
Reconhecer
a importância do preparo para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos
que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio;
·
Identificar
a importância da religião na família;
·
Saber
como está constituído os três Poderes;
·
Respeitar
a dignidade e as liberdades fundamentais do cidadão;
·
Fortalecer
a solidariedade nacional;
·
Identificar
o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação na obra
do bem comum;
·
Valorizar
a condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica
ou religiosa, bem como a qualquer preconceito de classe ou de raça;
·
Possibilitar
o desenvolvimento de atitudes e a aprendizagem de procedimentos e valores
fundamentais para o exercício da cidadania, ressaltando a participação no
gerenciamento do ambiente;
·
Contribuir
com a conscientização de que os problemas sociais dizem respeito a todos os
cidadãos e só podem ser solucionados mediante uma postura participativa.
PROPOSTA METODOLÓGICA
O compromisso com a cidadania pede
necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade
social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva
e a afirmação do princípio da participação política. Nessa perspectiva é que
foi incorporado o tema “Cidadania”.
Sabe-se que a dignidade da pessoa humana implica em respeito dos direitos
humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida
digna, respeito mútuo nas relações interpessoais públicas e privadas. Sabemos
que a igualdade de direitos refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma
dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se
considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças: étnicas,
culturais, religiosas, de gênero, etárias, regionais, etc., e desigualdades
socioeconômicas que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja
efetivamente alcançada. Entretanto, como o princípio democrático traz a noção
de cidadania ativa, não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por
diferenças de classe, nesse sentido, é indispensável à responsabilidade de
todos na construção e ampliação da democracia. Até porque a co-responsabilidade
pela vida social implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes
grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida
coletiva.
O propósito deste projeto é
possibilitar aos alunos o conhecimento de direitos que envolvem as esferas do
trabalho e do consumo, assim como saber onde buscar as informações que lhes
sirvam de subsidio para resolver individual e coletivamente os problemas que se
apresentem no cotidiano. O mais importante é saber que existem tais direitos,
ter consciência de que se tem direito a ter direitos e autoconfiança para
exigi-los.
A prática do referido será mediante
pesquisas, palestras e apresentações de teatros, músicas, danças.
MAIORES DESAFIOS
·
Redução
dos Males Sociais
·
Interação
Escola X Comunidade
·
A
Conquista da Autonomia
RECURSOS
Humanos:
-
Direção
-
Supervisão
-
Orientação
-
Professores
-
Palestrantes
-
Alunos
-
Comunidade
·
Materiais:
-
TV e Vídeo
-
Data Show
-
Panfletos
-
Aparelhagem de
Som
-
Papel Cráfit
-
Papel Sulfite
-
Tinta para
Impressora
-
Máquina
fotográfica
-
Filmes
·
Físico:
-
Espaço
Físico da Escola
CRONOGRAMA
PALESTRA
|
PALESTRANTE
|
TURNO
|
TEMPO
|
|
A
importância da Religião na formação do cidadão.
|
Pastor Arnaldo
|
Matutino
Vespertino e Noturno
|
30minutos
|
|
Direitos e
Deveres da infância até a idade
adulta.
|
Drº kened
|
30minutos
|
||
Estabelecer
comparação entre a cidadania da década de 70 com a atual.
|
Pai –
Adriano Mutz sitiante da Linha 5
|
30minutos
|
||
Enfermeiro
e representante da Assistente Social e Psicóloga.
|
- A
importância da higiene de nosso corpo como prevenção para a saúde.
- Bullyng
na escola.
|
30minutos
40minutos
|
||
A
distinção entre os três poderes.
|
Vereador
Patrício
|
30minutos
|
||
AVALIAÇÃO DO PROJETO
A concretização deste projeto passa
pela compreensão de que as práticas pedagógicas são sociais e políticas e de
que não se trata de educar para a democracia e sim para o futuro.
Na ação mesma da educação,
educadores e educando estabelecem uma determinada relação com o trabalho que
fazem (ensinar e aprender) e a natureza dessa relação que podem conter os
princípios democráticos.
Por isso, o desenvolvimento deste projeto dar-se-á com o acompanhamento
dos professores da escola.
As palestras ministradas serão de instituições governamentais ou não de
modo que os alunos participarão de todas as atividades que serão realizadas.
Com este acompanhamento, acreditamos que atingiremos todos os objetivos
almejados.
BIBLIOGRAFIA
Gestão em
Rede – Caminhos da Parceria
Internet –
Cidadania e Sociedade Civil
Moderna
Enciclopédia de Pesquisas e informações MEPI – Vol. 03
Parâmetros
Curriculares Nacionais “Temas Transversais”
Revista Nova
Escola – abril/2004
Revista Nova
Escola – junho/julho/2005
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a relação educativa é uma
relação política. Por isso a questão da democracia se apresenta para a escola
assim como se apresenta para a sociedade. Essa relação se define na vivência da
escolaridade em uma forma mais ampla, desde a estrutura escolar, em como a
escola se insere e se relaciona com a comunidade, nas relações entre os
trabalhadores da escola, na distribuição de responsabilidades e poder
decisório, nas relações entre professor e aluno, no reconhecimento dos alunos
como cidadãos, na relação com o conhecimento.
Sabemos que a sociedade que se faz
representar pelos pais, mestres, alunos e todos os indivíduos no geral,
preocupa-se intensivamente com o progresso deste imenso país (Brasil). E com a
mentalidade de que a educação cidadã propicia a autonomia intelectual no
educando, o Governo de RO cria o projeto “Semana da Cidadania” e a E.P.M.E.F Maria
Aparecida Teixeira Enomoto adere ao mesmo com o propósito da realização de
várias atividades que serão realizadas em conjunto professor x aluno e
comunidade, unindo forças em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
OBJETIVOS GERAIS
·
Propiciar
o ajustamento crescente do educando ao meio cada vez mais amplo e complexo em
que se deve não apenas viver como conviver, sem deixar de atribuir à devida
ênfase do conhecimento do Brasil na perspectiva atual do seu desenvolvimento;
·
Compreender
os direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos
grupos que compõem a comunidade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Reconhecer
as qualidades da própria cultura, valorizando-a criticamente, enriquecendo a
vivência de cidadania;
·
Desenvolver
uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem
discriminação;
·
Identificar
os direitos e deveres do cidadão desde a infância até a vida adulta;
·
Compreender
a memória como construção conjunta, elaborada como tarefa de cada um e de
todos, que contribuem para a percepção do campo de possibilidades individuais,
coletivas, comunitárias e nacionais;
·
Valorizar
o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade
cultural;
·
Analisar
com discernimento as atitudes e situações fomentadoras de todo tipo de
discriminação e injustiça social;
·
Reconhecer
a importância do preparo para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos
que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio;
·
Identificar
a importância da religião na família;
·
Saber
como está constituído os três Poderes;
·
Respeitar
a dignidade e as liberdades fundamentais do cidadão;
·
Fortalecer
a solidariedade nacional;
·
Identificar
o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação na obra
do bem comum;
·
Valorizar
a condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica
ou religiosa, bem como a qualquer preconceito de classe ou de raça;
·
Possibilitar
o desenvolvimento de atitudes e a aprendizagem de procedimentos e valores
fundamentais para o exercício da cidadania, ressaltando a participação no
gerenciamento do ambiente;
·
Contribuir
com a conscientização de que os problemas sociais dizem respeito a todos os
cidadãos e só podem ser solucionados mediante uma postura participativa.
PROPOSTA METODOLÓGICA
O compromisso com a cidadania pede
necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade
social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva
e a afirmação do princípio da participação política. Nessa perspectiva é que
foi incorporado o tema “Cidadania”.
Sabe-se que a dignidade da pessoa humana implica em respeito dos direitos
humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida
digna, respeito mútuo nas relações interpessoais públicas e privadas. Sabemos
que a igualdade de direitos refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma
dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se
considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças: étnicas,
culturais, religiosas, de gênero, etárias, regionais, etc., e desigualdades
socioeconômicas que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja
efetivamente alcançada. Entretanto, como o princípio democrático traz a noção
de cidadania ativa, não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por
diferenças de classe, nesse sentido, é indispensável à responsabilidade de
todos na construção e ampliação da democracia. Até porque a co-responsabilidade
pela vida social implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes
grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida
coletiva.
O propósito deste projeto é
possibilitar aos alunos o conhecimento de direitos que envolvem as esferas do
trabalho e do consumo, assim como saber onde buscar as informações que lhes sirvam
de subsidio para resolver individual e coletivamente os problemas que se
apresentem no cotidiano. O mais importante é saber que existem tais direitos,
ter consciência de que se tem direito a ter direitos e autoconfiança para
exigi-los.
A prática do referido será mediante
pesquisas, palestras e apresentações de teatros, músicas, danças.
MAIORES DESAFIOS
·
Redução
dos Males Sociais
·
Interação
Escola X Comunidade
·
A
Conquista da Autonomia
RECURSOS
Humanos:
-
Direção
-
Supervisão
-
Orientação
-
Professores
-
Palestrantes
-
Alunos
-
Comunidade
·
Materiais:
-
TV e Vídeo
-
Data Show
-
Panfletos
-
Aparelhagem de
Som
-
Papel Cráfit
-
Papel Sulfite
-
Tinta para
Impressora
-
Máquina
fotográfica
-
Filmes
·
Físico:
-
Espaço
Físico da Escola
CRONOGRAMA
DATA
|
PALESTRA
|
PALESTRANTE
|
TURNO
|
TEMPO
|
14/03
|
A importância da Religião na
formação do cidadão.
|
Pastor Arnaldo
|
Matutino Vespertino e Noturno
|
30minutos
|
15/03
|
Direitos e Deveres da infância
até a idade adulta.
|
Drº kened
|
30minutos
|
|
16/03
|
Estabelecer comparação entre a
cidadania da década de 70 com a atual.
|
Pai – Adriano Mutz sitiante da Linha
5
|
30minutos
|
|
17/03
|
Enfermeiro e representante da
Assistente Social e Psicóloga.
|
- A importância da higiene de nosso
corpo como prevenção para a saúde.
- Bullyng na escola.
|
30minutos
40minutos
|
|
18/03
|
A distinção entre os três poderes.
|
Vereador Patrício
|
30minutos
|
|
AVALIAÇÃO DO PROJETO
A concretização deste projeto passa
pela compreensão de que as práticas pedagógicas são sociais e políticas e de
que não se trata de educar para a democracia e sim para o futuro.
Na ação mesma da educação,
educadores e educando estabelecem uma determinada relação com o trabalho que
fazem (ensinar e aprender) e a natureza dessa relação que podem conter os
princípios democráticos.
Por isso, o desenvolvimento deste projeto dar-se-á com o acompanhamento
dos professores da escola.
As palestras ministradas serão de instituições governamentais ou não de
modo que os alunos participarão de todas as atividades que serão realizadas.
Com este acompanhamento, acreditamos que atingiremos todos os objetivos
almejados.
BIBLIOGRAFIA
Gestão em
Rede – Caminhos da Parceria
Internet –
Cidadania e Sociedade Civil
Moderna
Enciclopédia de Pesquisas e informações MEPI – Vol. 03
Parâmetros
Curriculares Nacionais “Temas Transversais”
Revista Nova
Escola – abril/2004
Revista Nova
Escola – junho/julho/2005
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