segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atividade 1.5 Proposta de Projeto

ESCOLA PÓLO MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL                         BEATRIZ GOMES SIMÃO
GEOMETRIA NA SALA DE INFORMÁTICA

  IDENTIFICAÇÃO


ESCOLA: E.P.M.E.F. Beatriz Gomes Simão

DIRETOR: Wilmo Vitório de Souza

SUPERVISORA: Luciana de Jesus Coutinho

PROJETO: Geometria na sala de informática


LOCAL DESENVOLVIDO: Escola Municipal de Ensino Fundamental Beatriz Gomes Simão


RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Gilmar Cursino e Wilmo Vitório de Souza


PÚBLICO ALVO: Alunos do 7° Ano


PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: outubro e novembro de 2012



 

APRESENTAÇÃO

O projeto “Geometria na sala de informática tem a finalidades de diversificar o ensino da geometria por meio do uso dos computadores. A sala de aula e a sala de informática serão utilizadas de maneira conjunta onde cada aluno possa desenvolver o raciocínio lógico com mais eficiência.
         Possibilitando a inclusão digital, o referido projeto permite a cada aluno o acesso aos computadores onde cada um buscará as informações necessárias para compreender melhor a geometria de uma forma mais prazerosa e divertida.


INTRODUÇÃO

O presente projeto visa proporcionar aos alunos conhecimentos matemáticos relacionados a geometria de forma ampla e variada.
         O projeto “Geometria na sala de informática” será trabalhado com os alunos do
7° Ano buscando um maior desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

JUSTIFICATIVA

A escola é um espaço importante para o desenvolvimento do aluno como um todo, portanto deve sentir-se na obrigação de proporcionar aos alunos meios para que possa expandir o conhecimento.
A matemática é uma disciplina importante e marca presença no nosso cotidiano, por esse motivo deve ser entendida de uma forma contextualizada. A mesma não pode ser vista como algo difícil, mas como algo que possibilita a compreensão das situações que nos envolve, assim, o raciocinar, o pensar, o refletir, fazem parte desse processo e contribuem para a constituição de conhecimentos óbvios e concretos.
Observando a Matemática dessa forma é imprescindível a possibilidades de propiciar aos alunos uma nova fonte de busca de conhecimentos, sendo este projeto uma alternativa diferente para estudar geometria, a sala de informática oferecerá aos educandos uma grande fonte de pesquisa e exploração.
           
OBJETIVO GERAL

Construir uma imagem da matemática como algo agradável, prazeroso e desenvolver no aluno o interesse pela busca do conhecimento através do computador.
Garantir a eficiência do processo de ensino aprendizagem  do 7° Ano de forma diferenciada tal modo que os educando possam construir uma nova visão do ponto de vista matemático e ampliar seus conhecimentos.

METODOLOGIA

O projeto “Geometria na sala de informática” será desenvolvido na sala de informática com os alunos do 7° Ano onde os mesmos irão pesquisar e estudar um pouco mais sobre geometria.
No primeiro momento serão passadas algumas informações básicas sobre os elementos que integram o computador buscando também socializar o aluno com os aplicativos e programas que os ajudarão na busca do conteúdo a ser pesquisado.
As ações do projeto serão executadas em um dia da semana (segunda-feira) em turnos contrários dos quais os alunos estudam sendo o horário das 09hs e 30min às 11:00hs.

RECURSOS

Livros didáticos (biblioteca)
          Computadores
          Caderno,lápis, borracha.
          Vídeo

 AVALIAÇÃO


Os alunos serão avaliados ao longo do projeto sendo observado a participação, o interesse e a colaboração de cada um dentro do ambiente. A responsabilidade com os trabalhos será um requisito fundamental no processo avaliativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário