terça-feira, 6 de novembro de 2012

Atividades


Atividade 1.2
A obra de Piaget não nos oferece uma didática especifica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou criança. Ele nos mostra cada fase de nosso desenvolvimento apresentando característica e possibilidade do desenvolvimento no crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores venham proporcionar estímulos  adequados por um maior desenvolvimento do individuo. 


Atividade 1.3


Os projetos desenvolvidos na escola que trabalho são interdisciplinares. É possível desenvolver um projeto focado em um tema, porém, este se torna fragmentado. O projeto precisa ser interdisciplinar para proporcionar uma aprendizagem qualitativa.

Atividade 2.2


As tecnologias incorporadas ao currículo podem ser uma ferramenta valiosa para o aprendizado do aluno e a prática pedagógica. Recursos como o computador, data show, internet podem auxiliar na divulgação e interação no ambiente escolar. Além disso a prática com projetos se faz muito importante pois nos projetos podemos incluir disciplinas e o máximo de tecnologias possível.



Atividade 2.3

O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura.



atividade 2.5
De acordo com Léa Fagundes a escola precisa estar inserida na cultura digital, buscar descobrir como aliar as tecnologias ao seu currículo, oferecendo aos educando uma educação significativa e globalizada e o professor precisa já de se capacitar.



Atividade 3.4

Quando construímos um mapa conceitual, estamos mostrando os tipos de relações que fazemos entre conceitos. Desta forma, mostramos o quão ricas são as relações entre os conceitos presentes em nossa estrutura cognitiva, ou seja, ele pode explicitar o quanto aprendemos significativamente um determinado assunto. É na relação entre os conceitos e, também, na organização dos mesmos, que está a riqueza em se avaliar valendo-se de tal técnica. Um instrumento valiosíssimo para nossa prática. 

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