Atividade 1.2
A obra de Piaget não nos oferece uma didática especifica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou criança. Ele nos mostra cada fase de nosso desenvolvimento apresentando característica e possibilidade do desenvolvimento no crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores venham proporcionar estímulos adequados por um maior desenvolvimento do individuo.
Atividade 1.3
Os projetos desenvolvidos na escola que trabalho são interdisciplinares. É possível desenvolver um projeto focado em um tema, porém, este se torna fragmentado. O projeto precisa ser interdisciplinar para proporcionar uma aprendizagem qualitativa.
Atividade 2.2
As tecnologias incorporadas ao currículo podem ser uma ferramenta valiosa para o aprendizado do aluno e a prática pedagógica. Recursos como o computador, data show, internet podem auxiliar na divulgação e interação no ambiente escolar. Além disso a prática com projetos se faz muito importante pois nos projetos podemos incluir disciplinas e o máximo de tecnologias possível.
Atividade 2.3
O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura.
De acordo com Léa Fagundes a escola precisa estar inserida na cultura digital, buscar descobrir como aliar as tecnologias ao seu currículo, oferecendo aos educando uma educação significativa e globalizada e o professor precisa já de se capacitar.
Atividade 3.4
Quando construímos um mapa
conceitual, estamos mostrando os tipos de relações que fazemos entre conceitos.
Desta forma, mostramos o quão ricas são as relações entre os conceitos presentes
em nossa estrutura cognitiva, ou seja, ele pode explicitar o quanto aprendemos significativamente
um determinado assunto. É na relação entre os conceitos e, também, na organização
dos mesmos, que está a riqueza em se avaliar valendo-se de tal técnica. Um
instrumento valiosíssimo para nossa prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário