quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Atividades Eixo 1

Atividade 1.2:
Se compararmos os dois maiores teóricos do desenvolvimento humano, podemos dizer, correndo algum risco de sermos simplistas, que Piaget apresentar uma tendência hiperconstrutivista em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito. Maturação experiência físicas, transmissões sociais, culturais e equilibradas são fatores desenvolvidos na teoria de Piaget.


Atividade 1.3 CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Sabemos que para a sociedade do conhecimento e da tecnologia, é importante que a escola repense o seu papel no sentido de propiciar aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as informações, estabelecer relações com o cotidiano e buscar novas compreensões, por meio da produção de ideias e de ações criativas e colaborativas.

Para envolver o aluno no processo de aprendizagem é fundamental que ele encontre sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula. A aprendizagem contextualizada permite que o aluno estabeleça relações com o seu dia-a-dia, de modo a compreender sua realidade, para dela participar como protagonista da história. Isto evidencia a necessidade de trabalhar com o desenvolvimento das competências e habilidades, as quais se desenvolvem por meio de ações e de vários níveis de reflexão que congregam conceitos e estratégias, incluindo dinâmicas de trabalho como, por exemplo, criação de projetos e resolução de problemas. O desafio é dar nova vida ao currículo da escola.
Atividade 1.6
Estou gostando de participar deste curso, pois ele vem trazendo experiências novas para nós professores. Através dele estamos conhecendo novos projetos de transformação e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário