terça-feira, 6 de novembro de 2012

ATIVIDADE 1.1
Meu projeto pessoal/ profissional
Trabalho na escola Maria Aparecida Teixeira Enomoto,é uma escola municipal situada na zona urbana.Sou pedagoga,pós graduada em psicologia da educação.Atuo em sala de aula há 17 anos e não pretendo abandonar a profissão pois amo o que faço e procuro a cada dia fazer melhor o meu trabalho.Procuro fazer os cursos da área de educação pois é uma das áreas onde as tecnologias estão avançando a cada instante e nossos alunos estão presentes nesses avanços por isso meu projeto é estar sempre em busca do melhor para minha sala de aula sempre utilizando os equipamentos tecnológicos disponíveis na escola como data show,computador para leitura em livros digitais, sons ...
         Sei que por mais que faço preciso fazer sempre mais pois meu objetivo é fazer a diferença na educação brasileira.

ATIVIDADE 1.2
Jean Piaget aponta a existência, no processo de aquisição do conhecimento, de pelo menos duas fases: a exógena (fase da constatação, da cópia, da repetição) e a endógena (fase da compreensão das relações, da explicação); segundo ele, o conhecimento é precedido por uma abstração que é baseada apenas na experiência para de maneira posterior se desenvolver o campo reflexivo. A abstração empírica nunca intervém sozinha qualquer que seja o nível, pois para tirar qualquer tipo de informação de um objeto ou de uma situação, é indispensável utilizar os instrumentos de assimilação. Partindo desse pressuposto a aprendizagem, independente da situação, requer uma estruturação no sentido, afinal um objeto só se constitui num estímulo perceptivo na medida em que o organismo percebedor é passível de ser sensibilizado, dessa forma efetua-se a assimilação pela compreensão proveniente das estruturas mentais do próprio sujeito que recebe o objeto, sendo que, as novas coordenações adquiridas passam ampliar um esquema inicial, num esquema novo decorrente do que o precedeu. A aprendizagem situa-se como um processo de aquisição em função da experiência (atuação do sujeito sobre o meio). A transformação do objeto depende, em cada momento, dos esquemas assimiladores disponíveis do sujeito. Esquemas são a condição necessária para a aprendizagem: São objetos de uma construção do sujeito a partir da sua ação sobre a realidade. Aprender é assimilar o objeto e esquemas mentais. A aprendizagem é, pois, colocada como aquisição em função do desenvolvimento. A teoria de Piaget distingue dois tipos de experiência: a física e a lógico-matemática. O primeiro tipo consiste em agir sobre os objetos para descobrir as propriedades que deles podem ser abstraídas, referindo-se, portanto, aos conteúdos assimilados. Já o outro, consiste em agir sobre os objetos para descobrir as atividades que são abstraídas das ações do sujeito. Os resultados das experiências vinculam-se às coordenações das ações, às estruturas do sujeito. Esse tipo de experiência revela o aspecto construtivo das estruturas mentais.

ATIVIDADE 1.3

 Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares.
 A  tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. Sempre  se pergunta aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo .
Já temos várias iniciativas importantes no país, mas é preciso ter em mente que os resultados, em Educação, não vêm em um curto prazo. Os currículos estão se alterando hoje e a diferença será sentida daqui a algum tempo. Mas a hora da mudança é agora . 

Atividade1. 4 Banco de Projetos
CURSISTA  Silene B.C. Coladini
Escola Municipal Maria Aparecida Teixeira Enomoto
Projeto Alimentação Saudável
Professora  cursista           Silene B.C. Coladini

Introdução:
A alimentação escolar vem tendo como foco principal mostrar as diversas vitaminas que a merenda escolar oferece aos alunos no seu dia-a-dia na escola, tendo como fonte de observação, pesquisa e acompanhamento da nutricionista, o esforço e dedicação diária da merendeira e das educadoras envolvidas.
O projeto Alimentação Saudável visa proporcionar possibilidades de desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aproveitar os alimentos que a escola oferece.
Objetivo Geral:
Incentivar as crianças a comer os alimentos da escola.
Questão Problema:
Qual a importância dos alimentos saudáveis
Objetivos Específicos:
. Mostrar o valor nutritivo dos alimentos
. Estimular os alunos a comer todos os alimentos
. Que os alunos aprendam valorizar os alimentos
. Resolver situações problemas lógico-matemática relacionada à alimentação
Metodologia:
O presente trabalho tem por objetivo mostrar aos alunos,a importância dos alimentos que a escola lhes oferece.
Faremos observação e análise dos dados mostrando que devemos comer o alimento como: verduras e frutas no cotidiano dos alunos.
Procedimento:
Este procedimento de pesquisa obedecerá à seguintes etapas:
. Levantamento referencial bibliográfico e fundamentação teórica.
. Definição e elaboração do projeto.
. Sistematização dos dados levantados.
. Apresentação dos resultados.
Proposta de análise:
Tratando-se de utilização com instrumentos básicos e observação. Os dados serão coletados mediante a aplicação das aulas referente á alimentação e serão tabulados e sistematizados conforme a relevância dos mesmos para o desenvolvimento da pesquisa.
Justificativa:
Sabemos que comer alimentos oferecidos pela escola faz muito bem, pois tem muito valor nutritivo e a qualidade das refeições são boas.
Por isso que estimulamos os alunos á alimentar-se bem por que através dessa alimentação podemos tornar a vida mais saudável.


ATIVIDADE 1.5
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA P. M. E. F. MARIA APARECIDA TEIXEIRA ENOMOTO

PROJETO
Ministro Andreazza/RO – 2012                                

CURSISTAS _ GILDÁSIO MOURA VILAS BOAS
                                 POLIANE VELI DE SOUZA ALMEIDA
                      SILENE BRAVIM C. COLADINI
                                              VALDIRENE INÁCIO DA SILVA


“Quando procuramos oferecer aos jovens uma visualização da beleza e da grandiosidade deste mundo, decerto temos também a expectativa de estar despertando neles o interesse pelos seus elos e correlações internas”.
                             C K. Lorenz




APRESENTAÇÃO

ABRANGÊNCIA DO PROJETO

Este projeto será desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental, EJA e Comunidade.

APOIO: Direção, Equipe Técnica Pedagógica e Professores

COORDENAÇÂO: Supervisores

MINISTRO ANDREAZZA/RO – AGOSTO

JUSTIFICATIVA

    Sabemos que a relação educativa é uma relação política. Por isso a questão da democracia se apresenta para a escola assim como se apresenta para a sociedade. Essa relação se define na vivência da escolaridade em uma forma mais ampla, desde a estrutura escolar, em como a escola se insere e se relaciona com a comunidade, nas relações entre os trabalhadores da escola, na distribuição de responsabilidades e poder decisório, nas relações entre professor e aluno, no reconhecimento dos alunos como cidadãos, na relação com o conhecimento.
    Sabemos que a sociedade que se faz representar pelos pais, mestres, alunos e todos os indivíduos no geral, preocupa-se intensivamente com o progresso deste imenso país (Brasil). E com a mentalidade de que a educação cidadã propicia a autonomia intelectual no educando, o Governo de RO cria o projeto “Semana da Cidadania” e a E.P.M.E.F Maria Aparecida Teixeira Enomoto adere ao mesmo com o propósito da realização de várias atividades que serão realizadas em conjunto professor x aluno e comunidade, unindo forças em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.


OBJETIVOS GERAIS


•    Propiciar o ajustamento crescente do educando ao meio cada vez mais amplo e complexo em que se deve não apenas viver como conviver, sem deixar de atribuir à devida ênfase do conhecimento do Brasil na perspectiva atual do seu desenvolvimento;
•    Compreender os direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos grupos  que compõem a comunidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•    Reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando-a criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania;
•    Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação;
•    Identificar os direitos e deveres do cidadão desde a infância até a vida adulta;
•    Compreender a memória como construção conjunta, elaborada como tarefa de cada um e de todos, que contribuem para a percepção do campo de possibilidades individuais, coletivas, comunitárias e nacionais;
•    Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural;
•    Analisar com discernimento as atitudes e situações fomentadoras de todo tipo de discriminação e injustiça social;
•    Reconhecer a importância do preparo para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio;
•    Identificar a importância da religião na família;
•    Saber como está constituído os três Poderes;
•    Respeitar a dignidade e as liberdades fundamentais do cidadão;
•    Fortalecer a solidariedade nacional;
•    Identificar o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação na obra do bem comum;
•    Valorizar a condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica ou religiosa, bem como a qualquer preconceito de classe ou de raça;
•    Possibilitar o desenvolvimento de atitudes e a aprendizagem de procedimentos e valores fundamentais para o exercício da cidadania, ressaltando a participação no gerenciamento do ambiente;
•    Contribuir com a conscientização de que os problemas sociais dizem respeito a todos os cidadãos e só podem ser solucionados mediante uma postura participativa.


PROPOSTA METODOLÓGICA


    O compromisso com a cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política. Nessa perspectiva é que foi incorporado o tema “Cidadania”.
Sabe-se que a dignidade da pessoa humana implica em respeito dos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais públicas e privadas. Sabemos que a igualdade de direitos refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças: étnicas, culturais, religiosas, de gênero, etárias, regionais, etc., e desigualdades socioeconômicas que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada. Entretanto, como o princípio democrático traz a noção de cidadania ativa, não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, nesse sentido, é indispensável à responsabilidade de todos na construção e ampliação da democracia. Até porque a co-responsabilidade pela vida social implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.
    O propósito deste projeto é possibilitar aos alunos o conhecimento de direitos que envolvem as esferas do trabalho e do consumo, assim como saber onde buscar as informações que lhes sirvam de subsidio para resolver individual e coletivamente os problemas que se apresentem no cotidiano. O mais importante é saber que existem tais direitos, ter consciência de que se tem direito a ter direitos e autoconfiança para exigi-los.
    A prática do referido será mediante pesquisas, palestras e apresentações de teatros, músicas, danças.



MAIORES DESAFIOS

•    Redução dos Males Sociais
•    Interação Escola X Comunidade
•    A Conquista da Autonomia

RECURSOS

Humanos:

-    Direção
-    Supervisão
-    Orientação
-    Professores
-    Palestrantes
-    Alunos
-    Comunidade

•    Materiais:

-    TV e Vídeo
-    Data Show
-    Panfletos
-    Aparelhagem de Som
-    Papel Cráfit
-    Papel Sulfite
-    Tinta para Impressora
-    Máquina fotográfica
-    Filmes

•    Físico:

-    Espaço Físico da Escola


CRONOGRAMA


        PALESTRA    PALESTRANTE    TURNO    TEMPO
    A importância da Religião na formação do cidadão.
    Pastor Arnaldo    Matutino Vespertino e Noturno    30minutos
    Direitos e Deveres da infância até  a idade adulta.
      Drº kened        30minutos
    Estabelecer comparação entre a cidadania da década de 70 com a atual.
    Pai – Adriano Mutz sitiante da Linha 5        30minutos
    Enfermeiro e representante da Assistente Social e Psicóloga.    - A importância da higiene de nosso corpo como prevenção para a saúde.
- Bullyng na escola.
        30minutos

40minutos
    A distinção entre os três poderes.    Vereador Patrício        30minutos
               


AVALIAÇÃO DO PROJETO


    A concretização deste projeto passa pela compreensão de que as práticas pedagógicas são sociais e políticas e de que não se trata de educar para a democracia e sim para o futuro.
    Na ação mesma da educação, educadores e educando estabelecem uma determinada relação com o trabalho que fazem (ensinar e aprender) e a natureza dessa relação que podem conter os princípios democráticos.
Por isso, o desenvolvimento deste projeto dar-se-á com o acompanhamento dos professores da escola.
As palestras ministradas serão de instituições governamentais ou não de modo que os alunos participarão de todas as atividades que serão realizadas.
Com este acompanhamento, acreditamos que atingiremos todos os objetivos almejados.

BIBLIOGRAFIA

Gestão em Rede – Caminhos da Parceria
Internet – Cidadania e Sociedade Civil
Moderna Enciclopédia de Pesquisas e informações MEPI – Vol. 03
Parâmetros Curriculares Nacionais “Temas Transversais”
Revista Nova Escola – abril/2004
Revista Nova Escola – junho/julho/2005



ATIVIDADE 2.2
Projeto semana da cidadania
           O referido projeto está sendo desenvolvido na escola Maria Aparecida com alunos entre 08 e 16 anos,que compreendem de 3º ao 9° ano.
   O principal objetivo é tornar nossas crianças solidárias a conscientes que é de bons cidadões que a sociedade precisa.

ATIVIDADE 2.3
Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
O currículo que se desenvolve com o uso de computadores e internet nas atividades de sala de aula caracteriza-se como o currículo vivido. Traz para perto do aluno, a construção do conhecimento, pois lhe apresenta obstáculos a serem ultrapassados para se construir o conhecimento, que não pode ser mais algo dado, definitivo, pronto, e sim algo construído a partir da realidade e descobertas do próprio aluno, guiado e orientado pela experiência e conhecimento do professor. Este não apresenta um conteúdo pronto, e sim conduz o aluno, que por experimentar e desenvolver competências é capaz de participar ativamente no processo de aquisição do conhecimento. O uso do computador e da internet permite fazer uma ponte entre os conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos e os novos conhecimentos construídos pelos alunos.
“A integração de tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula desperta a consciência sobre as tensões entre a organização curricular fechada em disciplinas estanques com conteúdos previamente selecionados e o currículo integrado e aberto às experiências de vida.A integração significativa das disciplinas e conhecimentos pode propiciar o envolvimento de alunos e professores em atividades socialmente relevantes, auxiliando na interpretação dos fenômenos socioculturais da comunidade, bem como no resgate da ética, das artes, da diversidade e dos valores a serem vividos pela escola por meio de uma atuação prática e tangível”.
A escola deve ser vista como espaço de diálogo e de criação de redes colaborativas, propiciando a interação entre distintas culturas, escolas, contextos, pessoas e objetos de conhecimento, mobilizando pensamentos criativos, novas aprendizagens e busca conjunta de solução para os problemas da humanidade.




ATIVIDADE 2.4
TEMA: SEMANA DA CIDADANIA
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS; ciências, biologia, ensino religioso e filosofia.
OBJETIVOS;
•    Possibilitar o desenvolvimento de atitudes e a aprendizagem de procedimentos e valores fundamentais para o exercício da cidadania, ressaltando a participação no gerenciamento do ambiente;
•    Contribuir com a conscientização de que os problemas sociais dizem respeito a todos os cidadãos e só podem ser solucionados mediante uma postura participativa.
•    Valorizar a condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica ou religiosa, bem como a qualquer preconceito de classe ou de raça;

AÇÕES REALIZADAS; Palestras e exposição de cartazes.

ATITUDES E VALORES VIVENCIADOS; Compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos grupos  que compõem a comunidade.

RESULTADOS ALCANÇADOS;  A sensibilização dos alunos.

ATIVIDADE 2.5
Cultura digital e currículo

Considerando que, toda mudança se depara com resistência, na educação não é diferente, as tecnologias estão disponíveis para o professor fazer uso dessas ferramentas no seu fazer pedagógico isso é fato. Concordo com a professora Léa e os demais colegas, a quebra de paradigma esta acontecendo mais de forma lenta. Nesse contexto, faz-se necessário em primeiro lugar a mudança de atitude do professor, ele precisa tomar a iniciativa, buscar conhecimentos teóricos\\ práticos e desse modo utilizar as tecnologias para a comunicação e gerenciamento de informações.


TEMA: Atividade 3.1

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO-ELABORAÇÂO DE PROJETOS
                         FORMADORA: DALVA ROSSMANN
                         CURSISTA: GILDÁSIO MOURA VILAS BOAS
                                                   SUB-TEMA: Socialização do PITEC.

SEMANA DA CIDADANIA

Estratégias:
Foram utilizadas várias estratégias dentre elas: pesquisa , coleta de materiais,confecção de cartazes e palestras sobre: A importância da Religião na formação do cidadão.Direitos e Deveres da infância até a idade adulta
A distinção entre os três poderes.Estabelecer comparação entre a cidadania da década de 70 com a atual. A importância da higiene de nosso corpo como prevenção para a saúde. Bullyng na escola.

Atitudes e Valores:
    As pessoas precisam Compreender os direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos grupos que compõem a comunidade. Desenvolvendo uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação.

Resultados:
 Sabemos que a sociedade que se faz representar pelos pais, mestres, alunos e todos os indivíduos no geral, preocupa-se intensivamente com o progresso deste imenso país (Brasil). E com a mentalidade de que a educação cidadã propicia a autonomia intelectual no educando, o Governo de RO cria o projeto “Semana da Cidadania” e a E.P.M.E. F Maria Aparecida Teixeira Enomoto adere ao mesmo com o propósito da realização de várias atividades que serão realizadas em conjunto professor x aluno e comunidade, unindo forças em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

ATIVIDADE 3.2
Os procedimentos didáticos nesta nova realidade devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor é um participe pró-ativo que intermédia e orienta esta construção. Trata-se de uma inovação pedagógica fundamental no construtivismo sócio integracionista que, com os recursos da informática, levara o educador a ter muito mais oportunidade de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de construção do conhecimento.




ATIVIDADE 3.4
Sobre os mapas conceituais é possível afirmar que é um meio para que possamos refletir sobre os conhecimentos e conceitos que surgiram ao decorrer do projeto. O mapa conceitual é uma ferramenta que ajuda alunos e professores perceber os significados da aprendizagem, assim como ajuda a criar ‘’links’’ com outros assuntos e hipóteses levantadas.  As tecnologias têm papel fundamental na educação, pois a escola precisa acompanhar os avanços tecnológicos e utilizá-los como subsídios na aprendizagem.
Porém é preciso lembrar que o uso das tecnologias na educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com os paradigmas da sociedade e do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.
       As tecnologias integradas aos projetos possibilitaram abordar de forma dinâmica interativa e atrativa as questões envolvidas na  problematização  dos projetos.Acredito que quanto mais possibilitarmos variadas formas de ensino maiores serão as possibilidades de conhecimento do aluno, para isso é preciso que o aluno procure e construir o seu conhecimento, através de pesquisas , atividades interativas,jogos etc.  As tecnologias são ferramentas que podem completar ou complementar as práticas pedagógicas.

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