quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Atividade 1.5 Proposta de Projeto

1. Identificação
Nome do cursista
Maria Gorete de Souza
Neila Gomes de Santana Félix
Joselita da Silva O. Santos
Luciana de Jesus de Andrade
Nome da Escola:  Balão Mágico                        Local : Min. Andreazza - Ro         
Série:       1º e 2º Ano                                         Número de alunos:     44 alunos
Professoras envolvidas:
Maria Gorete de Souza
Neila Gomes de Santana Félix
Luciana de Jesus de Andrade
Joselita da Silva Oliveira Santos


           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
·         Falta de profissional na escola que ensine música;
·         O que se pretende alcançar é resgatar a música no contexto escolar? Como também promover nas turmas do 1º e 2º ano a música, pois muitos alunos gostam de cantar e aqueles que têm dificuldades resolveremos essa problemática de forma dinâmica e interativa.



3. Justificativa
A música é fundamental para o  desenvolvimento infantil e para adolescentes. É através da música que crianças e adolescentes elaboram seus conflitos, apropriam-se do mundo em que vivem,se expressem seus  sentimentos , valores e desenvolvam a criatividade e socializar-se. Pela música podemos contribuir para uma boa saúde mental das crianças e os nossos futuros adultos podem resgatar um tempo e até mesmo observarmos nossa realidade. A música está presente em todos os ambientes, ao longo da história esteve presente e influente em toda a sociedade. Diante das nossas a flexões é que iremos trabalhar a sensibilidade das nossas crianças através da música desenvolvendo a cada momento o poder do senso crítico permitindo que eles sejam conscientes para uma vida com mais respeito a si próprio e ao próximo


4. Objetivo (s)
·         Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
Desenvolver a sociabilidade e a criatividade dos alunos envolvidos no projeto.
·         Despertar o interesse pela iniciação à música.
·         Desenvolver a questão da sociabilidade através da música.
·         Trabalhar a pluralidade cultural.
·         Descobrir novos talentos através da música.



5. Conteúdos


PORTUGUÊS;
·         Revisão das sílabas.
·         Leitura.
·         Interpretação de texto.
·         Produção de texto.

    
    MATEMÁTICA;

·         Números de 0 a 500;
·         Divisão dos números naturais;
·         Medidas de tempo, massa, comprimento e capacidade;
CIÊNCIAS;
·         Órgãos do sentido;
ENSINO RELIGIOSO;
·         Músicas religiosas;
·         Jesus traz a esperança;
·         Jesus vem ao mundo;
·         Solidariedade;
HISTÓRIA ;
·         História da música (conceitos básicos);
·         Diversidade cultural;
GEOGRAFIA;
·         Regionalidade da música;
INGLÊS;
·         Música ;
·         Violão;
·         Tambor;
·         Personalidades da música;




6. Disciplinas envolvidas
PORTUGUÊS,  MATEMÁTICA,  CIÊNCIAS,  ENSINO RELIGIOSO, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, INGLÊS




7. Metodologia
·         Discutir com os alunos sobre algumas grandes personalidades da música nacional e internacional.
·         Textos retratando a história da música.
·         Recorte  e colagens.
·         Produção de pequenos versos musicais.
·         Pinturas.
·         Confecção de instrumentos musicais.
·         Convidar pessoas da comunidade escolar que toquem qualquer instrumento musical para se apresentarem  os alunos .
·         Show de calouros nas salas e um grande show com todos os alunos envolvidos no projeto


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Data – show, DVD, televisão, vídeos


9. Registro do processo
Foram levados os alunos na sala de vídeo para assistir diversos clipes musicais para que as crianças conhecessem vários ritmos musicais e internacionais. Assim foram descobertos novos talentos através da música com Show de calouros com os alunos muitos tiveram um pouco de dificuldades, mas dentro das possibilidades de cada um,  se esforçaram  procurando destacar seu potencial  à comunidade escolar. Os alunos mostraram suas produções durante o projeto,  eles fizessem  o seu próprio som como: bater mãos nas coxas, bater palmas, estalar os lábios, etc... Danças das cadeiras e muitas cantigas a de rodas e cantando e dançando o repertorio musical de cada um. Na Construção de instrumentos com sucatas, pauzinhos, latas, tampinhas de garrafas, colheres, etc..Produção de pequenos versos musicais.
Pinturas




10. Avaliação e Resultados esperados
Ao termino do projeto verificamos que os alunos despertaram o interesse pela música e perceberam que através do movimento corporal podemos expressar vários ritmos  sonoros e também identificar vários instrumentos musicais o qual os mesmos confeccionaram com materiais recicláveis. O projeto também foi importante para trabalhar entonação de voz respiração e o reconhecimento dos diversos ritmos musicais presente em nossos país, foi fundamental também para resgatar algumas músicas infantis e folclóricas as quais já haviam sido esquecidas.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Show de calouros com os alunos envolvidos procurando destacar possíveis para mostrar à comunidade escolar como os alunos mostrando suas produções durante o projeto


12. Referências Bibliográficas
Clipes: Galinha Pintadinha
Vídeos: Musicas popular
Livros: Cantigas de rodas
Intenet: yotube








Nenhum comentário:

Postar um comentário