quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ativ. 2.6 – Reflexões sobre a aprendizagem

         Vimos que o trabalho por projeto usando os recursos da tecnologia na perspectiva de temas transversais pode contribuir para o desenvolvimento tanto dos conteúdos disciplinares como de uma nova maneira de ser e estar frente à nossa realidade: atitude, comprometimento, engajamento, diversidade de leituras etc. Aprendemos que currículo se constrói na ação, isto é, no vivido, na prática concreta. E que as TICs propiciam: Acompanhar e recuperar as trajetórias delineadas no desenvolvimento de projetos; Reconhecer as narrativas curriculares individuais que expressam as inter-relações entre informações e conhecimentos com o uso de diferentes mídias e linguagens, os significados atribuídos em ato; Identificar os conhecimentos mobilizados na ação, que se referem tanto aos conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos, como aos novos conhecimentos construídos pelos alunos. O desenvolvimento do currículo por meio de projetos favorece a aproximação entre escola e a realidade do aluno, pois envolve a pesquisa sobre algo significativo para o aluno, como a busca de respostas às situações problemas emergentes no cotidiano educativo. O educador espanhol Fernando Hernandez defende a ideia da reorganização do currículo por projetos de trabalho, os quais partem de uma dúvida inicial, uma curiosidade ou uma inquietação que leve a uma investigação em busca de respostas O uso de tecnologias abertas, móveis, interativas, conectadas à Internet requer um currículo construído na ação, num processo dialético que envolve conteúdos, estratégias pedagógicas, valores, experiências de professores e alunos e diferentes linguagens de representação do pensamento. O currículo deve ser flexível e contextualizado na realidade local e regional dos alunos, norteado por um projeto pedagógico que articula os interesses, necessidades e demandas dessa realidade com as diretrizes escolares. É preciso criar situações educativas que promovam o pensamento científico e o desenvolvimento de valores da vida democrática

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