quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Atividade 1.2 Diálogo Teórico




Emília Ferreiro tornou-se referencia para o Ensino brasileiro. Emília Ferreiro e Jean Piaget em seus estudos concluíram que as crianças têm um papel ativo no processo de aprendizagem. Elas constroem seu próprio conhecimento, por isso, construtivismo.
     Cada criança tem seu ritmo, pois o processo de aquisição de conhecimento depende de uma assimilação e uma acomodação dos esquemas internos que necessariamente levam tempo.
   Emília Ferreiro e Teberosky afirmam que a criança no processo de alfabetização e na tentativa de compreender o funcionamento da escrita passa por quatro níveis: o pré-silábico, o silábico, o silábico alfabético e o alfabético. E ressaltam ainda que elas não dependem do professor para iniciar o processo de aquisição da escrita. Elas o fazem por si só. Precisam apenas de oportunidades para por em jogo o que sabem para se aproximar pouco a pouco desse objeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário