O mapa conceitual esboçando projeto como foi concebido desenvolvido, na sua trajetória, pois possibilitaram que o trabalho em equipe se desenvolvesse com tranquilidade e afetividade, a todo o momento as equipes de trabalho tinham que trocar ideias e pontuar assuntos de maior relevância para serem pesquisados em livros e até mesmo na web. Foi durante a produção do Mapa Conceitual que alguns alunos que ainda não tinham assimilado bem a ideia do trabalho desenvolvido, sua finalidade e do avanço dos meios de comunicação, para melhorar a qualidade de vida da humanidade, aproximando pessoas, fazendo-se entender e entendendo melhor os outros. Segundo Elizabeth: A vida e a ciência são permeadas de incertezas e verdades provisórias. Aprender a trabalhar com isso na escola significa aprender a conviver e não apenas sobreviver. Mas realmente não podemos ficar ao sabor do momento, precisamos do conhecimento acumulado ao longo da evolução da nossa civilização, vamos em busca dele para compreender o presente e propor alternativas para a melhoria de qualidade de vida e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É o conhecimento que a humanidade já possui que nos ajuda a dar esse salto, mas ele não pode ser transmitido aos alunos de forma descontextualizada, porque o aluno não consegue atribuir-lhe significado e complexidade das situações da vida e da ciência – bem como a aceitar a ideia de que as mudanças são inerentes à própria vida.
Em um das visitas no lixão que fizemos durante esse projeto, os alunos conseguiram identificar enquanto a falta de reciclagem è importante trabalhar a conscientização da reciclagem do lixo que é um meio para que possamos refletir sobre os conhecimentos e conceitos que surgiram ao decorrer do projeto. O mapa conceitual é uma ferramenta que ajuda alunos e professores perceber os significados da aprendizagem. Porém é preciso lembrar que o uso das tecnologias na educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com os paradigmas da sociedade e do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade conhecimento do aluno, para isso é preciso que o aluno procure e construir o seu conhecimento, através de pesquisas, atividades interativas, jogos confecção. As tecnologias são ferramentas que podem ou complementar as práticas pedagógicas.
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