O projeto como foi concebido desenvolvido, na sua
trajetória, pois possibilitaram que o trabalho em equipe se desenvolvesse com
tranquilidade e afetividade, a todo o momento as equipes de trabalho tinham que
trocar idéias e pontuar assuntos de maior relevância para serem pesquisados em
livros e até mesmo na web. Foi durante a produção do Mapa Conceitual que alguns
alunos que ainda não tinham assimilado bem a ideia do trabalho desenvolvido,
sua finalidade e do avanço dos meios de comunicação, para melhorar a qualidade
de vida da humanidade, aproximando pessoas, fazendo-se entender e entendendo
melhor os outros. Em um das visitas no lixão que fizemos durante esse projeto,
os alunos conseguiram identificar enquanto a falta de reciclagem é importante
trabalhar a conscientização da reciclagem do lixo que é um meio para que
possamos refletir sobre os conhecimentos e conceitos que surgiram ao decorrer
do projeto. O mapa conceitual é uma ferramenta que ajuda alunos e professores
perceber os significados da aprendizagem. Porém é preciso lembrar que o uso das
tecnologias na educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas
formas de ensinar e de aprender condizentes com os paradigmas da sociedade e do
conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da
integração e da complexidade conhecimento do aluno, para isso é preciso que o
aluno procure e construir o seu conhecimento, através de pesquisas, atividades interativas,
jogos confecção. As tecnologias são ferramentas que podem ou complementar as
práticas pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário