O esboço do projeto contribuirá no processo de
aprendizagem tanto docente como discente, porém como conhecimentos adquirindo
através da real situação estudada como ações concretas a realização de algumas
visitas técnicas de estudos em alguns locais (lixão municipal, terrenos
baldios, rios, etc.) onde o lixo e depositado inadequadamente, a confecção de
materiais didáticos alternativos usando sucatas, culminando com uma exposição
dos trabalhos, a implantação no ambiente escolar de um projeto piloto de
separação do lixo, a organização de uma cartilha educativa, realização de
mini-concursos, distribuição de cestas básicas com venda do lixo recolhido no
colégio. Essa apresentação deverá constar dos aspectos significativos que
ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias
utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa
experiência trouxe para o seu aprendizado. Esse
estudo é de suma importância, pois trará grande contribuição para a destinação
correta dos resíduos sólidos, como também para despertar em nossos alunos a
consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo
inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que
servirão de instrumentos para enriquecer as aulas, facilitando assim, o
processo ensino/aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário