domingo, 28 de outubro de 2012

Atividades

Atividade 1.5  Proposta de Projeto


Atividade 1.6 reflexão

O trabalho com projeto em sala de aula deve ter um enfoque no aluno e no que vai atrair a sua atenção e se o mesmo é relevante para o processo de aprendizagem do mesmo, porque a finalidade do projeto é despertar a curiosidade do aluno para que ele se transforme num ser pesquisador e socialmente critico diante da diversidade cultural existente na sociedade. Compreendendo assim que os conteúdos desenvolvidos em aula são necessários para o crescimento intelectual do educando. 

Em relação ao papel do professor, do aluno e das tecnologias da informação e da comunicação, creio que os mesmos devem estar interligados e caminhando em sintonia um com o outro, pois assim haverá clareza e objetividade nas propostas advindas dos projetos que serão trabalhados, mas o professor exerce nesse contexto um papel extremamente importante que é o de mediador, mas um mediador preparado e com conhecimento tecnológico além do seu aluno afim de que não aconteça uma lacuna entre o professor e o educando em relação as propostas de trabalhos envolvendo a tecnologia.


2.2

O que se tornou mais difícil foi a globalização dos conteúdos abordados no projeto envolvendo todas as disciplinas, pois os professores tiveram que reunir-se e dividir, integrando, os conteúdos a cada disciplinas.
O contato com a internet, calculadora, caixa registradora, entre outros, foram os meios usados que deixaram os alunos motivados.
A pesquisa de preços ao mercado e a entrevista com a diretora da escola em que fala da merenda escolar e seus gastos, foram os aspectos mais relevantes e curiosos deste projeto.
Trabalhar com projetos envolvendo os meios tecnológicos é muito produtivo pois atinge a realidade do aluno no meio em que está inserido.


2.3

Refletindo sobre a questão acima citada, percebo que o currículo que integra o uso de computadores e internet, é um currículo inovador, que faz com que o aluno se coloque frente a uma ferramenta extremamente poderosa que pode fazer com que ele se direcione para o conhecimento intelectual prazeroso e cheio de alternativas que o levarão ao mundo do conhecimento. 

2.6
O eixo 2 foi muito importante, pois, nos fez além de planejar, executar e elaborar o mesmo projeto novamente, isso foi importante devido ao fato de que na maioria das vezes, os projetos já executados, não são reavaliados como deveriam.

2.1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário