terça-feira, 23 de outubro de 2012

Atividade 1.5 Proposta de Projeto

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Balão Mágico – Ministro Andreazza- RO

 Público alvo: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e comunidade escolar 

Professoras: Marcela, Fabiana, Miriam e Nedite 

  P R O J E T O: 

 RECICLE, O MEIO AMBIENTE AGRADECE. 

 Introdução:     

O estilo do desenvolvimento econômico atual estimula o desperdício, e o apelo ao consumo multiplica a extração de recursos naturais: embalagens sofisticadas e produtos descartáveis não recicláveis ou que não são biodegradáveis aumentam a quantidade de lixo no meio ambiente. O lixo só se torna lixo quando descartado e abandonado em lugares inadequados e sem tratamento específico, prejudicando a atmosfera, o solo e a água. O homem é o único animal capaz de evitar a destruição do meio, visando a sua preservação tanto para si como para as demais espécies vivas. Através de pesquisas, troca de informações e reflexão, o homem formará uma nova mentalidade, sendo então capaz de trabalhar efetivamente na busca de soluções para os problemas atuais e futuros. É necessário tratar o lixo adequadamente, para que não prejudique o ambiente e uma das maneiras mais corretas é a reciclagem, que representa uma grande economia e evita o acúmulo de detritos nas zonas rurais e urbanas, impedindo a poluição do solo, das águas, do ar e a transmissão de doenças. A reciclagem devolve o material usado ao ciclo da produção, poupando os recursos virgens, com enormes vantagens econômicas e ambientais, devendo ser aplicada, pois o homem é o responsável por todos os atos que constroem ou destroem o meio ambiente. 

Problematização: 
 O que é lixo, o que fazer com ele?
 Para onde vai o meu lixo?
 Pode ser reaproveitado?
Porque reciclar e porque se preocupar com recursos naturais esgotáveis?

 Justificativa: 

 • A escola é o instrumento fundamental na formação de um cidadão consciente a respeito da posição do homem na natureza, por isso tem como função conscientizar os alunos Socialização;
• Coordenação Motora e Viso motora;
• Cores;
• Percepção Visual;
• Doenças transmitidas através do lixo;
 Desafios matemáticos e comunidade a respeito da conservação do meio ambiente, buscando através dessa atividade desenvolver novas práticas conscientes para a preservação do nosso planeta de uma maneira geral. 

Objetivo Geral: 

 • Sensibilizar os alunos e comunidade através da informação, para a importância da redução dos resíduos sólidos e a correta destinação dos mesmos, evitando assim uma degradação do meio ambiente.

 Objetivos Específicos: 

 • Possibilitar o processo de construção do conhecimento, garantindo a ampliação e a qualidade de informação;
• Alertar e conscientizar as crianças quanto à preservação do meio ambiente e processo de tratamento de alguns materiais, reutilizando bens de consumo;
 • Saber o destino do lixo e compreender a sua importância para a promoção e manutenção da saúde identificando a periculosidade do lixo.
• Conhecer técnicas de reciclagem, repensando o hábito de “jogar fora”.
• Organizar e registrar informações por meio de cartazes e folhetos, etc.
• Utilizar a internet para observar documentários, vídeos e atividades que evitem o consumo excessivo de materiais que prejudicarão o meio ambiente e o que fazer com esses materiais.

 Conteúdos:
 • O que é lixo;
 • Separação de material e coleta seletiva;
 • Estudo do meio;
• Destino do lixo;
 • Os 4 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar;
• Lixo, saúde e qualidade de vida;
 • Reciclagem do lixo;
 • Raciocínio lógico;
• Textos informativos;
• Linguagem Oral;
• Linguagem Escrita;
• Socialização;
• Coordenação Motora e Visomotora;
• Cores; • Percepção Visual;
 • Doenças transmitidas através do lixo;
• Desafios matemáticos Disciplinas envolvidas
 • Língua Portuguesa;
 • Matemática;
• Ciências;
• Geografia;
 • História;
• Arte;
 • Recreação e Jogos;
• Educação Religiosa;

 Metodologia: 

 • Pesquisa com professores, pais e alunos, qual o conceito que eles tem em relação ao lixo;
• Atividade de classificação dos materiais recicláveis;
• Vantagens de coleta seletiva e seleção de materiais;
• Exposição do conceito da reciclagem do lixo;
• Utilização da internet para pesquisas;
• Vídeos e músicas que retratam esse tema;
 • Utilização de data show e câmeras digitais para facilitar e registrar os trabalhos e palestras durante a execução do projeto;
• Visitas a aterros sanitários;
 • Construção de brinquedos com materiais recicláveis;
• Aquisição de recipiente adequado para a separação do lixo na escola;
• Recortes e colagens para a produção de cartazes;
• Produção de desenhos; Recursos humanos Comunidade escolar, professores e alunos.

 Recursos Metodológicos:

  • Material para campanhas educativas (papel, impressão, cartazes, painéis, cola, tesoura, tinta, pincel, lápis de cor, canetinhas, pincéis atômicos, materiais de reciclagem – sucatas);
• Recipientes para acondicionamento da coleta seletiva, sacos de lixo;
• Vídeos retirados da Internet;
• Textos, jornais e revistas, computador;
 • Ingredientes para atividade culinária;
• Câmeras Digitais;
• Data show Culminância Realização de Feira do Conhecimento na escola para toda a comunidade

 Avaliação:
 Observação contínua da participação e envolvimento dos alunos e comunidade escolar nas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário