Público alvo: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e comunidade escolar
Professoras: Marcela, Fabiana, Miriam e Nedite
P R O J E T O:
RECICLE, O MEIO AMBIENTE AGRADECE.
Introdução:
O estilo do desenvolvimento econômico atual estimula o desperdício, e o apelo ao consumo multiplica a extração de recursos naturais: embalagens sofisticadas e produtos descartáveis não recicláveis ou que não são biodegradáveis aumentam a quantidade de lixo no meio ambiente. O lixo só se torna lixo quando descartado e abandonado em lugares inadequados e sem tratamento específico, prejudicando a atmosfera, o solo e a água.
O homem é o único animal capaz de evitar a destruição do meio, visando a sua preservação tanto para si como para as demais espécies vivas. Através de pesquisas, troca de informações e reflexão, o homem formará uma nova mentalidade, sendo então capaz de trabalhar efetivamente na busca de soluções para os problemas atuais e futuros.
É necessário tratar o lixo adequadamente, para que não prejudique o ambiente e uma das maneiras mais corretas é a reciclagem, que representa uma grande economia e evita o acúmulo de detritos nas zonas rurais e urbanas, impedindo a poluição do solo, das águas, do ar e a transmissão de doenças.
A reciclagem devolve o material usado ao ciclo da produção, poupando os recursos virgens, com enormes vantagens econômicas e ambientais, devendo ser aplicada, pois o homem é o responsável por todos os atos que constroem ou destroem o meio ambiente.
O que é lixo, o que fazer com ele?
Para onde vai o meu lixo?
Pode ser reaproveitado?
Porque reciclar e porque se preocupar com recursos naturais esgotáveis?
Justificativa:
• A escola é o instrumento fundamental na formação de um cidadão consciente a respeito da posição do homem na natureza, por isso tem como função conscientizar os alunos Socialização;
• Coordenação Motora e Viso motora;
• Cores;
• Percepção Visual;
• Doenças transmitidas através do lixo;
Desafios matemáticos e comunidade a respeito da conservação do meio ambiente, buscando através dessa atividade desenvolver novas práticas conscientes para a preservação do nosso planeta de uma maneira geral.
Objetivo Geral:
• Sensibilizar os alunos e comunidade através da informação, para a importância da redução dos resíduos sólidos e a correta destinação dos mesmos, evitando assim uma degradação do meio ambiente.
Objetivos Específicos:
• Possibilitar o processo de construção do conhecimento, garantindo a ampliação e a qualidade de informação;
• Alertar e conscientizar as crianças quanto à preservação do meio ambiente e processo de tratamento de alguns materiais, reutilizando bens de consumo;
• Saber o destino do lixo e compreender a sua importância para a promoção e manutenção da saúde identificando a periculosidade do lixo.
• Conhecer técnicas de reciclagem, repensando o hábito de “jogar fora”.
• Organizar e registrar informações por meio de cartazes e folhetos, etc.
• Utilizar a internet para observar documentários, vídeos e atividades que evitem o consumo excessivo de materiais que prejudicarão o meio ambiente e o que fazer com esses materiais.
Conteúdos:
• O que é lixo;
• Separação de material e coleta seletiva;
• Estudo do meio;
• Destino do lixo;
• Os 4 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar;
• Lixo, saúde e qualidade de vida;
• Reciclagem do lixo;
• Raciocínio lógico;
• Textos informativos;
• Linguagem Oral;
• Linguagem Escrita;
• Socialização;
• Coordenação Motora e Visomotora;
• Cores; • Percepção Visual;
• Doenças transmitidas através do lixo;
• Desafios matemáticos Disciplinas envolvidas
• Língua Portuguesa;
• Matemática;
• Ciências;
• Geografia;
• História;
• Arte;
• Recreação e Jogos;
• Educação Religiosa;
Metodologia:
• Pesquisa com professores, pais e alunos, qual o conceito que eles tem em relação ao lixo;
• Atividade de classificação dos materiais recicláveis;
• Vantagens de coleta seletiva e seleção de materiais;
• Exposição do conceito da reciclagem do lixo;
• Utilização da internet para pesquisas;
• Vídeos e músicas que retratam esse tema;
• Utilização de data show e câmeras digitais para facilitar e registrar os trabalhos e palestras durante a execução do projeto;
• Visitas a aterros sanitários;
• Construção de brinquedos com materiais recicláveis;
• Aquisição de recipiente adequado para a separação do lixo na escola;
• Recortes e colagens para a produção de cartazes;
• Produção de desenhos; Recursos humanos Comunidade escolar, professores e alunos.
Recursos Metodológicos:
• Material para campanhas educativas (papel, impressão, cartazes, painéis, cola, tesoura, tinta, pincel, lápis de cor, canetinhas, pincéis atômicos, materiais de reciclagem – sucatas);
• Recipientes para acondicionamento da coleta seletiva, sacos de lixo;
• Vídeos retirados da Internet;
• Textos, jornais e revistas, computador;
• Ingredientes para atividade culinária;
• Câmeras Digitais;
• Data show Culminância Realização de Feira do Conhecimento na escola para toda a comunidade.
Avaliação:
Observação contínua da participação e envolvimento dos alunos e comunidade escolar nas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário