quarta-feira, 3 de outubro de 2012

atividade 1.5 proposta de projeto

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Balão Mágico – Ministro A ndreazza- RO                                                                                                   Público alvo: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e comunidade escolar
Professoras: Fabiana, Marcela, Miriam e Nedite 


P R O J E T O    R ECICLE, O MEIO AMBIENTE AGRADECE  
Introdução

             O estilo do desenvolvimento econômico atual estimula o desperdício, e o apelo ao consumo multiplica a extração de recursos naturais: embalagens sofisticadas e produtos descartáveis não recicláveis ou que não são biodegradáveis aumentam a quantidade de lixo no meio ambiente. O lixo só se torna lixo quando descartado e abandonado em lugares inadequados e sem tratamento específico, prejudicando a atmosfera, o solo e a água.
 O homem é o único animal capaz de evitar a destruição do meio, visando a sua preservação tanto para si como para as demais espécies vivas. Através de pesquisas, troca de informações e reflexão, o homem formará uma nova mentalidade, sendo então capaz de trabalhar efetivamente na busca de soluções para os problemas atuais e futuros.
            É necessário tratar o lixo adequadamente, para que não prejudique o ambiente  e uma das maneiras mais corretas é a reciclagem, que representa uma grande economia e evita o acúmulo de detritos nas zonas rurais e urbanas, impedindo a poluição do solo, das águas, do ar e a transmissão de doenças.
            A reciclagem devolve o material usado ao ciclo da produção, poupando os recursos virgens, com enormes vantagens econômicas e ambientais, devendo ser aplicada, pois o homem é o responsável por todos os atos que constroem ou destroem o meio ambiente.            

Problematização:

O que é lixo, o que fazer com ele? Para onde vai o meu lixo?  Pode ser reaproveitado? Porque reciclar e porque se preocupar com recursos naturais esgotáveis?

Justificativa:

    A escola é o instrumento fundamental na formação de um cidadão consciente a respeito da posição do homem na natureza, por isso tem como função conscientizar os alunos e comunidade a respeito da conservação do meio ambiente, buscando através dessa atividade desenvolver novas práticas conscientes para a preservação do nosso planeta de uma maneira geral.
  

Objetivo Geral:

·         Sensibilizar os alunos e comunidade através da informação, para a importância da redução dos resíduos sólidos e a correta destinação dos mesmos, evitando assim uma degradação do meio ambiente.

Objetivos Específicos:

·         Possibilitar o processo de construção do conhecimento, garantindo a ampliação e a qualidade de informação;
·         Alertar e conscientizar as crianças quanto à preservação do meio ambiente
            e processo de tratamento de alguns materiais, reutilizando bens de consumo;
·         Saber o destino do lixo e compreender a sua importância para a promoção e manutenção da saúde identificando a periculosidade do lixo.
·         Conhecer técnicas de reciclagem, repensando o hábito de “jogar fora”.
·         Organizar e registrar informações por meio de cartazes e folhetos, etc.
·         Utilizar a internet para observar documentários, vídeos e atividades que evitem o consumo excessivo de materiais que prejudicarão o meio ambiente e o que fazer com esses materiais.

Conteúdos:

·          O que é lixo;
·          Separação de material e coleta seletiva;
·          Estudo do meio;
·          Destino do lixo;
·          Os 4 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar;
·          Lixo, saúde e qualidade de vida;
·          Reciclagem do lixo;
·          Raciocínio lógico;
·          Textos informativos;
·          Linguagem Oral;
·          Linguagem Escrita;
·          Socialização;
·          Coordenação Motora e Visomotora;
·          Cores;
·          Percepção Visual;
·          Doenças transmitidas através do lixo;
·          Desafios matemáticos

Disciplinas envolvidas

·         Língua Portuguesa;
·         Matemática;
·         Ciências;
·         Geografia;
·         História;
·         Arte;
·         Recreação e Jogos;
·         Educação Religiosa;
   
Metodologia:

·          Pesquisa com professores, pais e alunos, qual o conceito que eles tem em relação ao lixo;
·          Atividade de classificação dos materiais recicláveis;
·          Vantagens de coleta seletiva e seleção de materiais;
·          Exposição do conceito da reciclagem do lixo;
·          Utilização da internet para pesquisas;
·          Vídeos e músicas que retratam esse tema;
·          Utilização de datashow e câmeras digitais para facilitar e registrar os trabalhos e     palestras durante a execução do projeto;
·          Visitas a aterros sanitários;
·          Construção de brinquedos com materiais recicláveis;
·          Aquisição de recipiente adequado para a separação do lixo na escola;
·          Recortes e colagens para a produção de cartazes;
·          Produção de desenhos; 

Recursos humanos

 Comunidade escolar, professores e alunos.

Recursos Metodológicos

·         Material para campanhas educativas (papel, impressão, cartazes, painéis, cola, tesoura, tinta, pincel, lápis de cor, canetinhas, pincéis atômicos, materiais de reciclagem – sucatas);
·          Recipientes para acondicionamento da coleta seletiva, sacos de lixo;
·          Vídeos retirados da Internet;
·          Textos, jornais e revistas, computador;
·          Ingredientes para atividade culinária;
·          Câmeras Digitais;
·          Data show
  
Culminância

 Realização de Feira do Conhecimento na escola para toda a comunidade.

Avaliação:

 Observação contínua da participação e envolvimento dos alunos e comunidade escolar nas atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário