Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Balão Mágico – Ministro A ndreazza- RO Público alvo: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e comunidade escolar
Professoras: Fabiana, Marcela, Miriam e Nedite
P R O J E T O R ECICLE, O MEIO AMBIENTE AGRADECE
Introdução
O estilo do desenvolvimento econômico atual estimula o desperdício, e o apelo ao consumo multiplica a extração de recursos naturais: embalagens sofisticadas e produtos descartáveis não recicláveis ou que não são biodegradáveis aumentam a quantidade de lixo no meio ambiente. O lixo só se torna lixo quando descartado e abandonado em lugares inadequados e sem tratamento específico, prejudicando a atmosfera, o solo e a água.
O homem é o único animal capaz de evitar a destruição do meio, visando a sua preservação tanto para si como para as demais espécies vivas. Através de pesquisas, troca de informações e reflexão, o homem formará uma nova mentalidade, sendo então capaz de trabalhar efetivamente na busca de soluções para os problemas atuais e futuros.
É necessário tratar o lixo adequadamente, para que não prejudique o ambiente e uma das maneiras mais corretas é a reciclagem, que representa uma grande economia e evita o acúmulo de detritos nas zonas rurais e urbanas, impedindo a poluição do solo, das águas, do ar e a transmissão de doenças.
A reciclagem devolve o material usado ao ciclo da produção, poupando os recursos virgens, com enormes vantagens econômicas e ambientais, devendo ser aplicada, pois o homem é o responsável por todos os atos que constroem ou destroem o meio ambiente.
Problematização:
O que é lixo, o que fazer com ele? Para onde vai o meu lixo? Pode ser reaproveitado? Porque reciclar e porque se preocupar com recursos naturais esgotáveis?
Justificativa:
A escola é o instrumento fundamental na formação de um cidadão consciente a respeito da posição do homem na natureza, por isso tem como função conscientizar os alunos e comunidade a respeito da conservação do meio ambiente, buscando através dessa atividade desenvolver novas práticas conscientes para a preservação do nosso planeta de uma maneira geral.
Objetivo Geral:
· Sensibilizar os alunos e comunidade através da informação, para a importância da redução dos resíduos sólidos e a correta destinação dos mesmos, evitando assim uma degradação do meio ambiente.
Objetivos Específicos:
· Possibilitar o processo de construção do conhecimento, garantindo a ampliação e a qualidade de informação;
· Alertar e conscientizar as crianças quanto à preservação do meio ambiente
e processo de tratamento de alguns materiais, reutilizando bens de consumo;
· Saber o destino do lixo e compreender a sua importância para a promoção e manutenção da saúde identificando a periculosidade do lixo.
· Conhecer técnicas de reciclagem, repensando o hábito de “jogar fora”.
· Organizar e registrar informações por meio de cartazes e folhetos, etc.
· Utilizar a internet para observar documentários, vídeos e atividades que evitem o consumo excessivo de materiais que prejudicarão o meio ambiente e o que fazer com esses materiais.
Conteúdos:
· O que é lixo;
· Separação de material e coleta seletiva;
· Estudo do meio;
· Destino do lixo;
· Os 4 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar;
· Lixo, saúde e qualidade de vida;
· Reciclagem do lixo;
· Raciocínio lógico;
· Textos informativos;
· Linguagem Oral;
· Linguagem Escrita;
· Socialização;
· Coordenação Motora e Visomotora;
· Cores;
· Percepção Visual;
· Doenças transmitidas através do lixo;
· Desafios matemáticos
Disciplinas envolvidas
· Língua Portuguesa;
· Matemática;
· Ciências;
· Geografia;
· História;
· Arte;
· Recreação e Jogos;
· Educação Religiosa;
Metodologia:
· Pesquisa com professores, pais e alunos, qual o conceito que eles tem em relação ao lixo;
· Atividade de classificação dos materiais recicláveis;
· Vantagens de coleta seletiva e seleção de materiais;
· Exposição do conceito da reciclagem do lixo;
· Utilização da internet para pesquisas;
· Vídeos e músicas que retratam esse tema;
· Utilização de datashow e câmeras digitais para facilitar e registrar os trabalhos e palestras durante a execução do projeto;
· Visitas a aterros sanitários;
· Construção de brinquedos com materiais recicláveis;
· Aquisição de recipiente adequado para a separação do lixo na escola;
· Recortes e colagens para a produção de cartazes;
· Produção de desenhos;
Recursos humanos
Comunidade escolar, professores e alunos.
Recursos Metodológicos
· Material para campanhas educativas (papel, impressão, cartazes, painéis, cola, tesoura, tinta, pincel, lápis de cor, canetinhas, pincéis atômicos, materiais de reciclagem – sucatas);
· Recipientes para acondicionamento da coleta seletiva, sacos de lixo;
· Vídeos retirados da Internet;
· Textos, jornais e revistas, computador;
· Ingredientes para atividade culinária;
· Câmeras Digitais;
· Data show
Culminância
Realização de Feira do Conhecimento na escola para toda a comunidade.
Avaliação:
Observação contínua da participação e envolvimento dos alunos e comunidade escolar nas atividades.
|
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
atividade 1.5 proposta de projeto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário