PROJETO
1.
NOME DOPROJETO:
Socioeducativo aos discentes das series iniciais ensino fundamental
2.
ELABORAÇÃO DO PROJETO
Neusa Ishi
Deise Adelina A.
Marinho
3. LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Centro de
Referencia de Assistência Social - CRAS
4.. Classificação do Projeto
* Encaminhamento e acompanhamento
socioeducativos de 30 alunos com
dificuldade de aprendizagem. Vulnerabilidade e risco social e indisciplina na escola
* Fortalecimento de
vínculos Familiares
5.
PARCERIAIS:
Escola Municipal Maria
Aparecida Teixeira
Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Medio Nilo Coelho
6.
PERIODO DE REALIZAÇÃO
Setembro à dezembro 2012;
7.
INTRODUÇÃO
Conforme
o estatuto da criança e do adolescente (Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990),
artigo 3º: “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais
inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta
Lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e
facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral,
espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade” (2003, p.13).
Complementa em seu artigo 4º: “É dever da família, da comunidade, da sociedade
em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação
dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte,
ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à
liberdade, e a convivência familiar e comunitária” (2003, p.14). Porém, mesmo
sendo um direito garantido da criança e do adolescente, esta é uma realidade
utópica para várias regiões do Brasil, A família é essencial para o
desenvolvimento do indivíduo, independentemente de sua formação. É no meio
familiar que o indivíduo tem seus primeiros contatos com o mundo externo, com a
linguagem, com a aprendizagem e aprender os primeiros valores e hábitos. Tal
convivência é fundamental para que a
criança se insira no meio escolar sem problemas de relacionamento disciplinar,
entre ele e os outros. A sociedade surge
por uma parceria de sucesso entre famílias e escolas, pois acreditamos que só assim poderemos realmente fazer uma
educação de qualidade e que possa promover o bem estar de todos. Só assim poder-se-á alcançar uma sociedade
coerente em que seus agentes conheçam e cumpram
seus papéis em todos os processos sobretudo, no processo educacional, sem
deixar de lado o familiar e o social.
As crianças que têm o
acompanhamento familiar boa convivência, relacionamento, regras, limites, entre
outros têm bom rendimento escolar, tanto quantitativa, quanto qualitativamente,
não apresentando dificuldades quanto ás normas e rotinas escolares. O acompanhamento familiar pode evitar uma
possível reprovação e possibilitar o verdadeiro
aprendizado do educando. Ressalta-se que se houvesse a parceria entre
pais e escola, possivelmente, ocorreria o alcance de bons resultados em relação
ao aluno (filho). Muitas famílias delegam à escola toda a educação dos filhos,
desde o ensino das disciplinas específicas até a educação de valores, a
formação do caráter, além da carência afetiva que muitas crianças trazem de
casa, esperando que o professor supra essa necessidade.
8.
JUSTIFICATIVA
A
participação ativa da família no processo educacional do aluno é de grande
importância para sucesso da aprendizagem escolar e cidadania, podemos observar que muitos pais
não estão acompanhando o desenvolvimento psicossocial e nem o desempenho escolar de seus filhos, e é
evidenciado nas notas bimestrais abaixo da media, atividades para casa não
realizada, dificuldade de relacionamento entre os colegas, dificuldade na aprendizagem, agressividade,
ausência de limites e indisciplina.
O
projeto visa o fortalecimento dos vínculos afetivos
familiares, através do resgate de sua história e cultura, da valorização de
suas origens, de seus talentos e habilidades para melhor integração com suas famílias
e comunidade, bem como proporcionar melhoria no desempenho escolar e relacionamento interpessoal
9. METODOLOGIA
*
Os alunos com dificuldade de aprendizagem e distúrbios de comportamento serão
* encaminhadas através da orientação educacional
*
atendimento de 30 alunos no projeto,
onde se formarão (2) grupos, com 15
participantes.
*
os alunos serão assistido durante 4
(quatro horas)/ 2(duas) dias da semana em horário contra turno escolar
*
realizarão atividades diferenciadas propostas na programação
* entrevista com o responsável legal
* pais
e/ou familiares dos alunos serão assistidos
(orientação)
10.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
ações para promover hábitos saudáveis, atividades interativas, que proporcione melhoria na aprendizagem e
relacionamento interpessoal na escola e na sociedade
11. OBJETIVO ESPECÍFICO
-
garantir a permanência de espaço seguro e atrativo.
-
elevar a autoestima
- desenvolver
na criança um comportamento interpessoal harmonioso e colaborativo
-
contribuir na melhoria do desempenho escolar
-
prevenir o comportamento de risco social.
-
resgatar e fortalecer os vínculos afetivos familiares
-
desenvolver as habilidades artísticas
-
adquirir hábitos de vida saudável
12. AS AÇÕES A SER DESENVOLVIDAS
-
acompanhamento no rendimento escolar
-
atividades esportivas
-
atividades com jogos pedagógicos.
-
palestras educativas
-
realizar oficinas de interesse das famílias (encaminhamento)
-
acompanhamento psicopedagógico
-
iniciação da inclusão digital – jogos pedagógicos
- momento da leitura e estórias
infanto-juvenil.
- entrevista, acompanhamento e intervenção familiar
- recreação aquática
- filme educativo
13.
RECURSOS HUMANOS
- 02 orientadores ou facilitador
- 01 monitor para atividades
esportivas
14.
RECURSO FÍSICO
-
01 sala informática
- 01 cozinha
- espaço aberto coberto
- piscina ( ASPETIMA)
15.
RECURSOS MATERIAIS CONSUMO/ DIDATICOS
- alimentação
- materiais escolares
- jogos pedagógicos
- materiais esportivos
16.
MATERIAIS PERMANENTES/ EQUIPAMENTOS
* televisor
* DVD
* aparelho de som
* mesas e cadeiras
* instrumento musical
* computadores
17.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Dias/ horas
|
1º encontro
|
2º encontro
|
13:00 às 14:00 h
|
Atividades
de desempenho escolar
(tarefa escolar, leitura, artes, musica, e leitura)
|
Atividades
de desempenho escolar
(tarefa escolar, leitura, artes,
musica, e leitura)
|
15;00 as 15:15 h
|
Lanche
|
Lanche
|
15:15 h às 17:00 h
|
Atividade
diferenciada
Informática lúdica
Filme educativo
|
Atividade
diferenciada
Atividade esportiva/ jogos pedagógicos/
|
16. ACOMPANHAMENTO /AVALIAÇÃO
* Durante
todo o projeto será realizado o acompanhamento das atividades
* Avaliação da realização das atividades
através dos planos de atividades, registros, e trabalho direto com os alunos.
*
Reunião explorando os temas pertinentes às
propostas oferecidas no projeto.
* O
acompanhamento do desenvolvimento dos alunos será feito em parceria com a coordenação pedagógica da
escola, considerando a evolução individual de cada aluno nas atividades
especificas. Outro fator avaliativo importante será o boletim escolar, fornecido
pela escola regular, será um instrumento de verificação tanto das evoluções dos
alunos, quanto das áreas que apresentam dificuldade e precisam de
acompanhamento.
* registro da frequência da
participação das atividades
* depoimentos e relatos das famílias
.
Ministro
Andreazza, 14 de setembro 2012
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