domingo, 16 de setembro de 2012

Proposta de projeto


              PROJETO

1.    NOME DOPROJETO: 
              Socioeducativo aos discentes   das series iniciais  ensino fundamental                                        

2.    ELABORAÇÃO DO PROJETO
Neusa  Ishi
Deise Adelina A. Marinho

3.      LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Centro de Referencia de Assistência Social   - CRAS

      4.. Classificação do Projeto
  * Encaminhamento e acompanhamento socioeducativos de 30  alunos com dificuldade de        aprendizagem.    Vulnerabilidade  e risco social  e indisciplina na  escola
  * Fortalecimento de vínculos Familiares

5.    PARCERIAIS:
Escola Municipal Maria Aparecida Teixeira
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Nilo Coelho

6.    PERIODO DE REALIZAÇÃO
Setembro à dezembro 2012;

7.    INTRODUÇÃO
Conforme o estatuto da criança e do adolescente (Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990), artigo 3º: “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade” (2003, p.13). Complementa em seu artigo 4º: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e a convivência familiar e comunitária” (2003, p.14). Porém, mesmo sendo um direito garantido da criança e do adolescente, esta é uma realidade utópica para várias regiões do Brasil, A família é essencial para o desenvolvimento do indivíduo, independentemente de sua formação. É no meio familiar que o indivíduo tem seus primeiros contatos com o mundo externo, com a linguagem, com a aprendizagem e aprender os primeiros valores e hábitos. Tal convivência é  fundamental para que a criança se insira no meio escolar sem problemas de relacionamento disciplinar, entre ele e os outros.  A sociedade surge por uma parceria de sucesso entre famílias e escolas, pois acreditamos   que só assim poderemos realmente fazer uma educação de qualidade e que possa promover o bem  estar de todos.  Só assim poder-se-á alcançar uma sociedade coerente em que seus agentes conheçam e  cumpram seus papéis em todos os processos sobretudo, no processo educacional, sem deixar de lado o familiar e o social.
As crianças que têm o acompanhamento familiar boa convivência, relacionamento, regras, limites, entre outros têm bom rendimento escolar, tanto quantitativa, quanto qualitativamente, não apresentando dificuldades quanto ás normas e rotinas escolares.   O acompanhamento familiar pode evitar uma possível reprovação e possibilitar o verdadeiro  aprendizado do educando. Ressalta-se que se houvesse a parceria entre pais e escola, possivelmente, ocorreria o alcance de bons resultados em relação ao aluno (filho). Muitas famílias delegam à escola toda a educação dos filhos, desde o ensino das disciplinas específicas até a educação de valores, a formação do caráter, além da carência afetiva que muitas crianças trazem de casa, esperando que o professor supra essa necessidade.

8.    JUSTIFICATIVA
A participação ativa  da família   no processo educacional do aluno é de grande importância para  sucesso da  aprendizagem escolar  e cidadania, podemos observar que muitos pais não estão acompanhando o desenvolvimento psicossocial e nem o  desempenho escolar de seus filhos, e é evidenciado nas notas bimestrais abaixo da media, atividades para casa não realizada, dificuldade de relacionamento entre os colegas,  dificuldade na aprendizagem, agressividade, ausência de limites e indisciplina.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
                  O projeto visa o   fortalecimento dos vínculos afetivos familiares, através do resgate de sua história e cultura, da valorização de suas origens, de seus talentos e habilidades para melhor integração com suas famílias e comunidade, bem como proporcionar melhoria no desempenho  escolar e relacionamento interpessoal

9. METODOLOGIA
* Os alunos com dificuldade de aprendizagem e distúrbios de comportamento serão
  * encaminhadas  através da orientação educacional
* atendimento de 30 alunos  no projeto, onde se formarão (2) grupos,  com 15 participantes.
* os alunos serão assistido  durante 4 (quatro horas)/ 2(duas) dias da semana em horário contra turno escolar
* realizarão atividades diferenciadas propostas na programação
*   entrevista com o responsável legal
*  pais e/ou familiares dos alunos serão  assistidos (orientação)

10.           OBJETIVO GERAL
Desenvolver ações para promover hábitos saudáveis, atividades interativas, que  proporcione melhoria na aprendizagem   e  relacionamento interpessoal na escola e na sociedade

11. OBJETIVO ESPECÍFICO
- garantir a permanência de espaço seguro e atrativo.
- elevar a autoestima
-  desenvolver  na criança um comportamento interpessoal harmonioso e colaborativo
- contribuir na melhoria do desempenho escolar
- prevenir o comportamento de risco social.
- resgatar e fortalecer os vínculos afetivos familiares
- desenvolver as habilidades artísticas
- adquirir hábitos de vida saudável

12. AS AÇÕES A SER DESENVOLVIDAS
- acompanhamento no rendimento escolar
- atividades esportivas
- atividades com jogos pedagógicos.
- palestras educativas
- realizar oficinas de interesse das famílias (encaminhamento)
- acompanhamento psicopedagógico
- iniciação da inclusão digital – jogos pedagógicos
- momento da leitura e estórias infanto-juvenil.
- entrevista,  acompanhamento e intervenção  familiar
- recreação aquática
- filme educativo

13. RECURSOS HUMANOS
- 02 orientadores ou facilitador
- 01 monitor para atividades esportivas
14. RECURSO FÍSICO
- 01 sala informática
- 01 cozinha
- espaço aberto  coberto
- piscina ( ASPETIMA)

15. RECURSOS MATERIAIS CONSUMO/ DIDATICOS
 - alimentação
- materiais escolares
- jogos pedagógicos
- materiais esportivos

16. MATERIAIS PERMANENTES/ EQUIPAMENTOS
* televisor
* DVD
* aparelho de som
* mesas e cadeiras
* instrumento musical
* computadores

17. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Dias/ horas
                1º encontro
               2º encontro
13:00 às 14:00 h
Atividades de desempenho escolar
(tarefa escolar, leitura, artes,  musica, e leitura)
Atividades de desempenho escolar
(tarefa escolar, leitura, artes,  musica, e leitura)
15;00 as 15:15 h
Lanche
Lanche

15:15 h às 17:00 h

Atividade diferenciada
Informática lúdica
Filme educativo
Atividade diferenciada
 Atividade esportiva/ jogos pedagógicos/

16.  ACOMPANHAMENTO /AVALIAÇÃO
* Durante todo o projeto será realizado o acompanhamento das atividades
*  Avaliação da realização das atividades através dos planos de atividades, registros, e trabalho direto com os alunos.
* Reunião  explorando os temas pertinentes às propostas oferecidas no projeto.
* O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos será feito  em parceria com a coordenação pedagógica da escola, considerando a evolução individual de cada aluno nas atividades especificas. Outro fator avaliativo importante será o boletim escolar, fornecido pela escola regular, será um instrumento de verificação tanto das evoluções dos alunos, quanto das áreas que apresentam dificuldade e precisam de acompanhamento.
* registro da frequência da participação das atividades
* depoimentos e relatos das famílias
.

Ministro Andreazza, 14 de setembro 2012




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