segunda-feira, 3 de setembro de 2012
ATIVIDADE 1.3 CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Um projeto é definido como satisfatório com base nas aprendizagens que proporciona aos seus alunos e essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, na qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas. É compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrindo sabedorias, resgatando possibilidades e ultrapassando o pensamento quebrantado. No entanto nos torna numa busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber.
Trabalhar com projetos tem sido uma das maiores recomendações pedagógicas da contemporaneidade, pois sua metodologia tem facilitado a criação, compreensão, produção e representação de conhecimentos, e, por ter o aluno como centro da aprendizagem, cujos estudos são estabelecidos e realizados a partir de seu interesse.
Uma das características do projeto de trabalho é seu caráter interdisciplinar, pois nenhuma área do conhecimento existe isoladamente, faz parte de um todo interrelacionado, uma vez que é fundamental contextualizar-se para poder conhecer. Um conteúdo pode não ter todas as áreas do conhecimento a ele agregadas, mas não existe sozinho, necessita de conhecimentos oriundos de diversas disciplinas para resolução das situações problema, dos desafios que são propostos. O que pode ocorrer é iniciar um estudo com uma questão de determinada área de conhecimento, e, no seu decorrer articular-se com outros conceitos de outras áreas e/ou ocorrer o inverso. Vale ressaltar que o estudo de um assunto isolado, descontextualizado e sem articular-se à realidade perde seu sentido.
Sabemos que trabalhar com projetos tem sido uma das melhores formas de alcançar os objetivos propostos. É uma ação intencional, com um sentindo explicito, com um compromisso definido coletivamente e deve ser considerado como um processo permanente de reflexão, na busca de alternativas viáveis á efetivação de sua intencionalidade. Pois no momento que se constrói um projeto na escola, planejamos aquilo que temos a intenção de realizar.
Quando elaboramos um projeto, pode ser que este seja de determinada disciplina, mas no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas. Ocorre muito essa situação, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si. Mesmo que você delimite um tema para seu projeto, provavelmente acaba abordando conteúdos de outras disciplinas. Assim sendo, torna mais fácil a aplicação de interdisciplinaridade na exploração dos conteúdos, pois para se resolver um determinado problema, depende sempre de outro.
Um projeto não é algo pronto e acabado. Ao longo de sua execução poderão surgir novas idéias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos sejam alcançados. Quando se sugere um tema para elaborar um projeto, é importante que seja de interesse dos alunos. Pois sabemos que fica mais fácil atingir as metas estabelecidas se o projeto for interessante para os alunos.Para enfatizar essas idéias são comentados alguns exemplos de práticas de sala de aula em que tecnologias foram articuladas a projetos para propiciar aos alunos a aprendizagem significativa, possibilitando uma viagem interessante ao mundo do saber.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário