segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ATIVIDADE 1.2 – DIÁLOGO TEÓRICO

 Dois teóricos me chamaram a tenção por suas teorias “Piaget e Vigostiky” .. As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo de construção e aprendizagem. JEAN PIAGET - O biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio.O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança.” diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.” Com Piaget, ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação. Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.. Lev Semenovitch Vygotsky. Maior defensor da tendência sócio-integracionista destaca a importância da criação e do uso de estímulos, do aprendizado mediado, destacando o papel do professor, que tem o objetivo explícito de interferir nos processos de aprendizagem e provocar avanços nos alunos, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal. A Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio e de entender a relação pensamento/linguagem e suas implicações no processo de desenvolvimento intelectual, e do processo de formação do pensamento que é despertado pela vida social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos, a qual permite a assimilação das experiências.Portanto o papel da educação e o de aprendizagem ganha destaques na teoria de desenvolvimento de Vygotsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário