segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ATIVIDADE-1.6 REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM

 As leituras realizadas, orientações recebidas e discussões realizadas contribuíram para a ampliação de meus conhecimentos sobre esta expressiva metodologia de trabalho. A temática desenvolvida no EIXO- I, permitiu uma reflexão à prática pedagógica no que refere os projetos trabalhados, ofereceu uma diversidade de leituras que promoveu a construção e (re)construção do conceito sobre projetos. O trabalho com projetos começou na década de 90 e requer mudanças, romper as barreiras na concepção de ensino e aprendizagem e consequentemente, na postura do professor. Professor e aluno são sujeitos na construção dos projetos viabiliza para o aluno um modo novo de aprender-fazendo contextualizando e interligando as disciplina e conteúdos das várias áreas, algo que o aluno deseje e que ele seja um pesquisador e responda perguntas. O aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, administrar confronto de ideias, desta maneira, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa entre eles. O professor tem um importante papel neste contexto ser um mediador, entretanto o aluno precisa sentir a presença do professor orientando, questionando e que ouve as indagações dos alunos visando à construção dos conhecimentos. O trabalho com projeto potencializa a articulação entre saberes das diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano. Sendo assim, devemos fazer mais uso dessa ferramenta, de modo que assegure uma aprendizagem significativa, permitindo que o aluno represente o seu conhecimento de modo que ele possa identificar o que sabe e o que precisa buscar para aprofundar esse conhecimento. Projeto não pode ser confundido com um conjunto de atividades que o professor, propõe para que os alunos realizem a partir de um tema dado pelo professor ou sugerido pelo o aluno, resultando numa apresentação de trabalho. Segundo Freire “O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as situações familiares ao aprendiz”. Desta forma o projeto vai além das paredes das salas de aulas fazendo uma ligação com o mundo e a escola e confrontando entre elas levando ao aluno ficar motivado e envolvido no projeto. No entanto, hoje, graças principalmente às tecnologias de informação e comunicação, o acesso ao conhecimento está mais diversificado, infelizmente se percebe o mau uso dessa nova ferramenta por parte dos alunos, onde os mesmos não procuram usar de maneira sábia e proveitosa, por terem mais tempo que o professor para está na frente de um computador.O computador ajuda os alunos a comunicar e a colaborar em atividades comuns, fornecendo também um prestimoso auxílio nos processos de coordenação e organização de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário