PROJETO: CONCIÊNCIA NEGRA 2011
1. Identificação
Nome do(s)
cursista(s)
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Luziani de
Souza do Nascimento
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Nome da
Escola: Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo Coelho
Local: Ministro Andreazza/RO
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Público
Alvo: Comunidade local, Funcionários da instituição, Pais e alunos Ensino
Fundamental, Ensino Médio e Telensino
Número de
alunos: 788
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Pessoal
envolvido: Comunidade local, Funcionários da instituição, Pais e alunos
Ensino Fundamental, Ensino Médio e Telensino
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2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Temos uma fonte cultural inesgotável no país, em todos os
aspectos artísticos, numa demonstração de que a história precisa ser alimentada
por iniciativas como o “Dia Nacional da Consciência Negra.”
3.
Justificativa
Antes de expormos as finalidades deste projeto
pedagógico, vale salientar que o tema aqui expresso já é objeto de trabalho de
todos os professores desta escola, nas diferentes séries e, justamente por
isso, tornou-se uma necessidade nossa abranger as ações, como já fizemos em
anos anteriores.
É importante que os alunos tenham as informações corretas
acerca de nossa história e que isso possa contribuir para diminuir as atitudes
racistas ou discriminatórias advindas da desinformação e do analfabetismo
cultural, fatos que temos o objetivo de erradicar com projetos e ações desta
natureza.
4.
Objetivo (s)
Cumprir as leis federais 10.639/03 e
11.645/08;
Trabalhar a temática relacionada com a
cultura afro-brasileira e cultura indígena em todas as escolas do Brasil;
Difundir as culturas afro-brasileira e
indígena;
Proporcionar aos alunos que possam
discutir mais detalhadamente a história de nosso país, bem como a própria
histórica de cada brasileiro, tendo em vista que nossa descendência está
intimamente ligada às etnias negra e indígena, além, claro, dos europeus, cuja
contribuição é significativa e indiscutível.
Buscar junto a nossa população possa
harmonizar o convívio entre as pessoas, sabendo reconhecer e respeitar as
diferenças.
5.
Conteúdos
Língua portuguesa,
Inglesa e espanhola: leitura, interpretação e produção textual
Artes: música e dança
Filosofia,
Sociologia, Educação Religiosa e outros: Conhecendo e discutindo sobre as culturas
afro-brasileira e indígena e a outras as quais estamos inseridas.
Educação Física:
atividades esportivas diversas
Matemática:
Estatística
História: História e
Cultura afro-brasileira
e indígena
Geografia: Os
continentes
6.
Disciplinas envolvidas
Todas.
7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Durante o mês que precede haverá professores incumbidos
de organizar e acompanhar apresentações diversas
PROGRAMAÇÃO PARA O
DIA 19 DE NOVEMBRO
- DIA NACIONAL DA
CONSCIÊNCIA NEGRA - INÍCIO ÀS 19 HORAS
- Entrada das
bandeiras
- Meu Brasil brasileiro – hino de Rondônia
- Roda de capoeira
- Desfile sobre hábitos e costumes afro-brasileiros
- Apresentação do street dance Crhis Brahw
- Palestra do pai Evanildo sobre a religiosidade afro
- Apresentação de
músicas da MPB com a temática
- Apresentação do Hip Hop
- Apresentação do coral infantil da escola
- Apresentações das escolas da rede municipal (alunos do
escola Balão Mágico – Samba e Poesia; Escola Maria Aparecida)
- Apresentação de poesias sobre a temática
- Apresentação
coreografada da música dança “Waka Waka”
- Apresentação de peças teatrais –
- Futsal feminino de integração étnica
- Futsal masculino de integração étnica
- Distribuição
gratuita de feijoada - prato da culinária negra (sem horário)
8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
TV, aparelho de DVD, Data Show, Notebook, Computadores do
laboratório de informática, Caixa amplificada de som, Internet, Câmera e
filmadora digital.
9.
Registro do processo
Relatórios, Fotos e vídeos das diversas partes do
projeto.
10.
Avaliação e Resultados esperados
Contínua de acordo com envolvimento de todos.
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Cartazes e som automotivo.
12.
Referências Bibliográficas
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