ATIVIDADES: 1_2 DIÁLOGOS TEÓRICO– VYGOTSKY
Vvgotskanas percebe-se que o trabalho com projetos na prática pedagógica pode contribui para resignificar os espaços de aprendizagem de maneira que os sujeitos envilvidos tornem-se ativos, permitindo ultrapassar limites do ensino por simples transmissão de conhecimento.
Os estudos de Vygotsky decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói homem”, escreveu o psicólogo.
Para ele a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.
Todo o aprendizado é necessariamente mediado e isso torna o papel do ensino do professor mais ativo e determinante. Segundo Vygotsky o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações devem ter a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a criança “se apropria” dele, tornando-o voluntário e independente.
Vygotsky considera que todo o aprendizado amplia o universo mental do aluno. O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplio as estruturas cognitivas da criança.
A psicologia sócio-histórica diz que “todo homem se constitui como ser humano pelas relações que estabelece com os outros”. Desde o nosso nascimento somos socialmente dependentes dos outros e entramos em um processo histórico que, de um lado, nos oferece os dados sobre o mundo e visões sobre ele e, de outro lado, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mundo.
A teoria de Vygotsky dá grande valor ao processo de interação e nós educadores, às interações pedagógicas e ao ensino na construção do conhecimento.
O trabalho com projetos favorece grandemente a aprendizagem em função da interação com o outro e acredita-se que todos terão possibilidade de falar, levantar suas hipóteses e negociações, chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber parte de um processo dinâmico de construção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário