terça-feira, 28 de agosto de 2012


Atividade 1.2_Dialógo Teórico




John Dewey (1859-1952), criador da chamada Escola Nova, era filósofo e psicólogo norte-americano. Criticava a educação tradicional, o intelectualismo e a memorização, pois acreditava na educação pela ação. 

Pregava uma educação que propiciasse à criança condições de resolver por si própria seus problemas. Para ele, a experiência pessoal era fundamental.
  
Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9/8//1896 — Genebra, 16/9/1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o maior estudante do desenvolvimento cognitivo. 

Concordo com a epistemologia genética de Piaget quando defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. 

O desenvolvimento dá-se através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação. Segundo esta formulação, o ser humano assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. 

Segundo Piaget, o individuo passa por períodos em sua vida e, em cada período ele esta apto a aprender algo e, para aprender ele assimila o que lhe ensina com algo que já possui na sua estrutura mental. 

Portanto, na educação, para que o aluno e, também o professor tenham êxito no seu trabalho, é preciso associar o ensino com a realidade do aluno.

CURSISTA: Deize Adelina Ansanello Onofre Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário