Atividade 1.2_Dialógo Teórico
John Dewey (1859-1952), criador da chamada Escola Nova, era filósofo e
psicólogo norte-americano. Criticava a educação tradicional, o intelectualismo
e a memorização, pois acreditava na educação pela ação.
Pregava uma educação que propiciasse à criança condições de resolver por
si própria seus problemas. Para ele, a experiência pessoal era fundamental.
Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9/8//1896 — Genebra, 16/9/1980)
foi um epistemólogo suíço, considerado o maior estudante do desenvolvimento
cognitivo.
Concordo com a epistemologia genética de Piaget quando defende que o
indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua
vida.
O desenvolvimento dá-se através do equilíbrio entre a assimilação e a
acomodação, resultando em adaptação. Segundo esta formulação, o ser humano
assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura
mental que não está "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura
mental já existente.
Segundo Piaget, o individuo passa por períodos em sua vida e, em cada
período ele esta apto a aprender algo e, para aprender ele assimila o que lhe
ensina com algo que já possui na sua estrutura mental.
Portanto, na educação, para que o aluno e, também o professor tenham
êxito no seu trabalho, é preciso associar o ensino com a realidade do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário