Prefeitura Municipal de Ministro Andreazza
Secretaria Municipal de Educação
E.P.M.E.F. Quintino Bocaiúva
Projeto Interdisciplinar: História e Geografia de Rondônia Historia do Brasil, Língua Portuguesa...
Professores:
Eliseu Marques Jordão
Inês Daré de Meira
Maria Aparecida Castelão Avancini
Projeto: Nossa Terra e sua História
Ministro Andreazza, 20 de agosto de 2012.
Apresentação:
A história do hoje chamado estado de Rondônia, nascido Território Federal do Guaporé, em 13 de setembro de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, começou com a nacionalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em 10 de junho de 1931, quando saiu do domínio inglês, do financiamento da Madeira Mamoré Railway Company, Júlio Muller, Rubber States, Companhia Fluvial e Agência comercial. O processo de criação do Território Federal do Guaporé intensificou-se com a visita do Presidente Getúlio Vargas a Porto Velho em 1940, quando a tarde foram prestadas homenagens ao presidente ao longo da Avenida Sete de Setembro, ao inaugurar a Usina de Eletricidade, o presidente pronunciou a seguinte frase que está inscrita no pedestal de seu busto que ornamenta o palácio do governo: “Em Porto Velho, cada soldado é um operário e cada operário um soldado com o objetivo comum de trabalhar pelo engrandecimento da pátria”.
Outro fator que acelerou a criação do Território Federal do Guaporé foi a brilhante conferência pronunciada pelo capitão de artilharia Aluizio Pinheiro Ferreira na sociedade dos amigos de Alberto Torres , na época presidida pelo Doutor Rafael Xavier da Silveira, que fora o último consultor jurídico da Madeira Mamoré Railway, no Rio de Janeiro. Neste discurso Aluizio Pinheiro Ferreira expôs as possibilidades econômicas da região amazônica e também a necessidade de guarnecer nossas fronteiras, idéia defendida pelo ínclito Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, um dos desbravadores dessa região, trazendo como resultado os contingentes militares de fronteiras que mais tarde foram transformados em companhias e pelotões de fronteiras, e atualmente constituem o 3º pelotão de fronteira de Rondônia.
Outro fator que tem passado despercebido, que foi dos mais decisivos para a criação do Território Federal do Guaporé, foi a Segunda Guerra Mundial.
As forças armadas nipônicas haviam invadido Singapura, domínio inglês no pacífico, onde estavam situadas as maiores fontes de abastecimento de produtos elásticos das Nações Unidas, atuantes na guerra contra o eixo.
As indústrias empregadas no esforço de guerra pediram a cooperação do presidente americano Franklin Delano Roosevelt que, ao passar por Natal – Rio Grande do Norte em sua viagem à África, no encontro com o presidente do Brasil, mostrou a necessidade de produto básico para armamento motorizado e que só poderia ser suprido pelo Brasil, pelos Seringais da Região Amazônica.
O governo dos Estados Unidos designou naquele dia o embaixador Adolfo Berle Júnior para estudar as possibilidades de incremento da produção da borracha no Brasil e nos outros países na Hiléia Amazônica. Foi criada a Rubber Development Corporation com atuação no Brasil, Bolívia e Peru.
As regiões produtoras de borracha sofreram transformações radicais: Largos créditos foram oferecidos pela RDC e RRC, o transporte foi facilitado consideravelmente com embarcações rápidas de pequeno calado e hidroaviões “catalinas”, para as regiões de acesso mais fácil, os seringais se povoaram rapidamente. Fartos fornecimento de material para produzir borracha mais moderna e gêneros alimentícios foram colocados à disposição. O preço do quilo da borracha que era de hum mil réis em 1927, subiu rapidamente para vinte e cinco mil réis.
A política social de Vargas; o fim da segunda Guerra Mundial se aproximava; a grande quantidade de soldados da borracha espalhados pela região amazônica; a insistente exposição feita por Aluízio Pinheiro Ferreira aos ministros e ao próprio presidente, mostrando o problema social que se criaria na Amazônia, fez com que fossem criadas novas oportunidades para os soldados da borracha. A idéia que recebeu maior aceitação foi à divisão das áreas produtoras de borracha em Territórios Federais. Assim em 13 de setembro de 1943, era assinado o Decreto Lei nº 5812 assinado naquele dia criando cinco territórios. O Território do Guaporé, capital Porto Velho, com áreas do estado de Mato Grosso e Amazonas, sendo indicado pelo presidente Getúlio Vargas como primeiro governador do Território Major Aluízio Pinheiro Ferreira, tomando posse no dia 24/11/1943, só assumindo o governo no ano seguinte, a 29 de janeiro, na ala direita do grupo escolar Barões do Solimões, em ato que foi consagrado pelo Bispo Dom Pedro Massa primeiro prelado da Diocese de Porto Velho. O decreto de criação foi assinado no palácio do Catete, com a presença dos ministros: Drº Alexandre Marcondes Filho, General Eurico Gaspar Dutra, Drº Osvaldo Aranha, entre outros...
O Território Federal do Guaporé teve seu nome mudado para Território Federal de Rondônia, passou a ser Estado de Rondônia pela Lei complementar nº 41, assinada pelo então Presidente da República João Baptista de Figueiredo, em 22 de dezembro de 1981, foi instalado em 4 de janeiro de 1982.
Na época o estado foi dividido em treze municípios, Porto Velho, Guajara Mirim, Ariquemes, Ji – Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste, Jarú, Costa Marques. O Cel. Jorge Teixeira de Oliveira, Primeiro governador nomeado do Estado de Rondônia.
Objetivo Geral:
Conhecer e perceber os acontecimentos históricos que estão ligados diretamente a História de criação do nosso estado.
Objetivos Específicos:
Entender o momento histórico que possibilitou a criação do Território Federal do Guaporé e Estado de Rondônia;
Analisar a importância econômica do Território Federal do Guaporé para aquele momento histórico do Brasil e do mundo;
Perceber que a criação do Território do Guaporé foi fundamental para guarnecer as fronteiras das terras brasileiras;
Conhecer a importância histórica da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e Forte príncipe da Beira para historiografia brasileira;
Identificar as principais mudanças ocorridas no processo histórico de Rondônia.
Justificativa:
Sabemos que no processo de construção da cidadania é importante que o individuo conheça sua história; local, regional, nacional, mundial. Até porque os fatos históricos estão entrelaçados entre si.
Infelizmente grandes partes dos historiadores brasileiros priorizam a história dos grandes centros; como: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e parte do nordeste. O Centro Oeste e o Norte do Brasil eram esquecidos, como se estas regiões não tivessem participação importante na historiografia nacional; exceto algumas cidades. Os próprios livros didáticos pouco falam em suas páginas dessas regiões tão importantes para a construção da historiografia brasileira e mundial. Mas podemos destacar três acontecimentos importantíssimos para a historiografia brasileira e mundial da região norte, que são:
. A construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (conhecida como ferrovia do diabo);
. O Iº e IIº ciclos da borracha;
- A instalação das linhas telegráficas;
. A construção do Forte Príncipe da Beira.
Os quatro acontecimentos estão ligados ao movimento expansionista brasileiro, a Segunda Guerra Mundial, e também o objetivo de guarnecer nossas fronteiras das invasões estrangeiras. Derrubando assim a idéia que ainda norteia a construção do currículo que muitas das vezes colocam em suas matrizes curriculares a História fragmentada. Ex: História de Rondônia, História do Brasil e História geral. Como se os acontecimentos não estivessem relacionados entre si. Existem alguns autores e professores que defendem a idéia de que esta divisão é necessária para facilitar o entendimento dos alunos, quebrando assim a relação entre os fatos. Mas em minha opinião não tem como estudar História de Rondônia, sem falar da História brasileira e mundial; isto fica bem evidenciado quando analisamos os documentos históricos.
Outro erro no ensino de História em minha opinião é demarcar séries para que os alunos possam estudar determinados conteúdos. Ex: na grande maioria nossos alunos vão estudar a história local, regional só em determinadas séries, principalmente nas séries finais do Ensino fundamental, causando um déficit de conhecimento histórico.
Percebendo a necessidade de romper com esses paradigmas, e de possibilitar a aquisição do conhecimento da História do nosso estado que é a História do Brasil, que está ligada a História mundial me propomos desenvolver o projeto – Nossa Terra e sua História com os alunos do 6º ao 9º ano da E.P.M.E.F. Quintino Bocaiúva.
Desenvolvimento:
O projeto – Nossa terra e sua História serão desenvolvidas com os alunos do 6º ao 9º ano da E.P.M.E.F. Quintino Bocaiúva e em parceria com a Equipe Gestora das escolas; Secretaria Municipal de Educação e outros.
O projeto começa a ser executado a partir do mês de agosto, com previsão de término no final de setembro. Onde os alunos selecionados através do processo de avaliação, juntamente com o professor e convidados estarão fazendo uma visita ao Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, e Porto Velho capital do Estado de Rondônia
Metodologia:
As aulas serão ministradas pelo professor de História que selecionará diversos textos da historiografia de Rondônia para trabalhar, fazendo também uso de filmes, documentários. O professor utilizará também o laboratório de informática propiciando aos alunos diversos instrumentos para compreensão da História do nosso estado. O professor elaborará atividades escritas e orais dando aos alunos oportunidades de exporem os conhecimentos adquiridos. Juntamente com a equipe gestora da escola organizará uma gincana proporcionando aos alunos um momento de lazer onde terão a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos durante a execução do projeto.
Recursos:
Para o sucesso na execução do projeto – Nossa terra e sua História serão necessárias os seguintes recursos:
. Transporte;
. Tv;
. Dvd;
. Documentários;
. Literatura
. Laboratório de informática;
. Equipe gestora;
- Data shou;
- Palestrantes;
Internet;
Filmadora;
Câmera digital;
Livros
. Profissionais da escola (Merendeiras auxiliares de serviço geral, zelador, motoristas, professores, SEMEC-Secretaria Municipal de Educação, poder público municipal).
Avaliação:
A avaliação dos alunos terá os seguintes procedimentos:
. Participação;
. Assiduidade;
. Compromisso;
- Avaliação escrita.
Através de atividades escritas; individual, em grupo, gincana, dos instrumentos acima citado, o professor fará uma avaliação geral e individual de cada aluno, observando o desenvolvimento de cada um e o conhecimento adquirido durante as aulas ministradas.
Conclusão:
O fechamento do Projeto – Nossa terra e sua história terá o seguinte procedimento: Os alunos que melhor aproveitamento tiver serão convidados pela escola a fazerem duas viagens, respectivamente autorizados por suas famílias. Uma ao município de Costa Marques, ondes estaremos visitando o Real Forte Príncipe da Beira e a cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, juntamente com o professor, profissionais da escola e convidados. Os custos com alimentação será de inteira responsabilidade do aluno e sua família. Acredito serem estas viagens importantíssimas no processo de aquisição de conhecimento dos alunos e acompanhantes . Pois os mesmos estarão vivenciando teoria e prática, indispensáveis na sedimentação do conhecimento.
Referências Bibliográficas:
História Desenvolvimento e Colonização de Rondônia.
Autor: Ovídio Amélio de Oliveira
5ª Edição – Janeiro – 2004
Apoio Cultural – Eucatur/ Folha de Rondônia
Retalhos para a História de Rondônia
Autor: Esron Penha de Menezes
Porto Velho/Ro - 2001
Cronograma:
Inicio
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Agosto
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X
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Setembro
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X
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Novembro
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X
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