Atividade- 1.4 – Banco de Projetos
Participação efetiva de
professores e alunos, em condições reais de um problema concreto cuidados
especiais com a harmonia do grupo os procedimentos anunciados no projeto
anotar, relatar, fichar tudo o que for lido e/ou observado. Incorporar com as
boas práticas com projetos usando as tecnologias. A ideia nessa atividade é a
de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de
experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham
participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais
especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas práticas
com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola
quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade
para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse levantamento poderá
ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade
escolar. Proporcionou a construção de aprendizagem significativa em cada etapa
de seu desenvolvimento, a reflexão sobre o que se realizou, sugerindo, por sua
vez, abertura para novos conhecimentos a integração dos aspectos teóricos e
práticos na abordagem de um tema.
Escola: Pólo M.E.F QUINTINO BOCAIÚVA
Cursista; Maria de Lourdes
de Sá
Tutora: Dalva
PROJETO: Meio
Ambiente - Reciclagem
Justificativa:
Envolver os alunos num projeto que busca
não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação
de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e
da reciclagem do lixo.
Objetivo Geral:
* Mostrar como a educação
ambiental é importante para o nosso planeta, dando enfoque à problemática do
lixo e à solução oferecida pela reciclagem.
* Elaborar um informativo a respeito da reciclagem do lixo;
conscientizando a comunidade da importância do reaproveitamento dos materiais
recicláveis.
Objetivos específicos:
* Conscientizar os alunos da
problemática do lixo;
* Esclarecer eventuais dúvidas
acerca da reciclagem, aumentando, assim, o horizonte do conhecimento desses
alunos;
* Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que
ele crie objetos úteis para o seu dia-a-dia;
Ajudar os alunos a confeccionar alguns
brinquedos ou jogos.
* Realizar pesquisas e atividades
sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
* Conscientizar-se da importância
desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua
vida e do meio ambiente..
*
Pesquisar em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins INTERNET).
* Estabelecimento de relações
entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.
Estratégias:
-Confecção de
cartazes, com recortes de objetos de plástico, papel, papelão, metal e vidro de
panfletos para divulgar os materiais que deverão ser separados.
.
-Leitura de
textos informativos para as crianças à medida que o projeto for sendo
desenvolvido e os materiais forem chegando, ir lendo para as crianças e trocando
com as outras salas que estão estudando também.
-Mostrar para as crianças brinquedos e
objetos que podem ser feitos com materiais recicláveis, utilizando revistas, livros
sobre o assunto e/ou os próprios objetos.
-Confecção de
brinquedos com materiais recicláveis, (alguns brinquedos podem ser doados para
outras salas). Após escolherem quais irão fazer, dividir as crianças em grupo
para confeccioná-los. Cada aluno deverá ter o seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário