sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Atividade 1.4 Banco de Projetos


Atividade- 1.4 – Banco de Projetos

 Participação efetiva de professores e alunos, em condições reais de um problema concreto cuidados especiais com a harmonia do grupo os procedimentos anunciados no projeto anotar, relatar, fichar tudo o que for lido e/ou observado. Incorporar com as boas práticas com projetos usando as tecnologias. A ideia nessa atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas práticas com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse levantamento poderá ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade escolar. Proporcionou a construção de aprendizagem significativa em cada etapa de seu desenvolvimento, a reflexão sobre o que se realizou, sugerindo, por sua vez, abertura para novos conhecimentos a integração dos aspectos teóricos e práticos na abordagem de um tema.

                             Escola: Pólo M.E.F QUINTINO BOCAIÚVA

Cursista; Maria de Lourdes  de Sá
Tutora: Dalva

PROJETO: Meio Ambiente - Reciclagem


Justificativa:
    Envolver os alunos num projeto que busca não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo.

Objetivo Geral:
 * Mostrar como a educação ambiental é importante para o nosso planeta, dando enfoque à problemática do lixo e à solução oferecida pela reciclagem.
  * Elaborar um informativo a respeito da reciclagem do lixo; conscientizando a comunidade da importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis.

Objetivos específicos:
* Conscientizar os alunos da problemática do lixo;
* Esclarecer eventuais dúvidas acerca da reciclagem, aumentando, assim, o horizonte do conhecimento desses alunos;
*   Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu dia-a-dia;
  Ajudar os alunos a confeccionar alguns brinquedos ou jogos.
* Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
* Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente..
*  Pesquisar em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins INTERNET).
* Estabelecimento de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.

Estratégias:
-Confecção de cartazes, com recortes de objetos de plástico, papel, papelão, metal e vidro de panfletos para divulgar os materiais que deverão ser separados.
.
-Leitura de textos informativos para as crianças à medida que o projeto for sendo desenvolvido e os materiais forem chegando, ir lendo para as crianças e trocando com as outras salas que estão estudando também.
      -Mostrar para as crianças brinquedos e objetos que podem ser feitos com materiais        recicláveis, utilizando revistas, livros sobre o assunto e/ou os próprios objetos.
-Confecção de brinquedos com materiais recicláveis, (alguns brinquedos podem ser doados para outras salas). Após escolherem quais irão fazer, dividir as crianças em grupo para confeccioná-los. Cada aluno deverá ter o seu trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário