Ao estudarmos Piaget e Vigotski percebemos que ambos trabalham com o desenvolvimento humano, com abordagens um pouco diferente.
Piaget prioriza a maturação biológica dando ênfase ao construtivismo, para ele os conhecimentos são elaborados pela criança espontaneamente acompanhando o estágio de desenvolvimento. O raciocínio vem antes da linguagem, a interação e a comunicação entre os indivíduos são as conseqüências mais evidentes da linguagem.
Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento acontece do individual para o social, em sua teoria ele destaca que a criança já nasce num mundo social, a formação do individuo da se com a interação do meio o qual ele vive, procedendo do social para o individual, isso acontece ao longo do desenvolvimento, a linguagem vem antes do pensamento, destaca-se importância do interacionismo pois e nessa troca de intersubjetividade que tem origem as funções mentais superiores, um dos instrumentos básicos da humanidade e a linguagem, tal processo de internalização é como mecanismo que intervém de desenvolvimento das funções psicológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário