Atividade 1_2 _ Diálogo teórico – (Eulália R. Breger)
A atividade Diálogo Teórico nos proporcionou uma reflexão sobre a
prática pedagógica baseada na teoria. Na verdade, a teoria nos dá a segurança
para a realização de um trabalho de qualidade na prática. Desta forma, não pode
existir a prática sem a teoria. As contribuições de Freire para a educação são
incontestáveis.
Segundo a visão humanista de Paulo Freire é preciso
unir diferentes culturas, racionalidades, processos históricos e formas de
vida, que convivem em um mundo cada vez mais complexo. A alternativa para
tornar tudo isso possível na escola seria o desenvolvimento de projetos.
A metodologia dos Projetos prioriza a curiosidade e a ação do educando,
relacionando o novo conteúdo com as ideias, conceitos, informações e
conhecimentos já construídos no decorrer de sua vida. A metodologia se baseia
no processo AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. Assim, os projetos possibilitam o
desenvolvimento de ações de troca e cooperação, expressão de sentimentos e
emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário