terça-feira, 21 de agosto de 2012

Atividade 1.2, Diálogo teórico – (Eulália R. Breger)


Atividade 1_2 _ Diálogo teórico – (Eulália R. Breger)

A atividade Diálogo Teórico nos proporcionou uma reflexão sobre a prática pedagógica baseada na teoria. Na verdade, a teoria nos dá a segurança para a realização de um trabalho de qualidade na prática. Desta forma, não pode existir a prática sem a teoria. As contribuições de Freire para a educação são incontestáveis.

Segundo a visão humanista de Paulo Freire é preciso unir diferentes culturas, racionalidades, processos históricos e formas de vida, que convivem em um mundo cada vez mais complexo. A alternativa para tornar tudo isso possível na escola seria o desenvolvimento de projetos.
A metodologia dos Projetos prioriza a curiosidade e a ação do educando, relacionando o novo conteúdo com as ideias, conceitos, informações e conhecimentos já construídos no decorrer de sua vida. A metodologia se baseia no processo AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. Assim, os projetos possibilitam o desenvolvimento de ações de troca e cooperação, expressão de sentimentos e emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário